TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Processos De Fabricação 1

Exames: ATPS Processos De Fabricação 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  1.293 Palavras (6 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Este relatório visa apresentar a execução teórica de processos de produção das peças came, engrenagem e suporte. Isso é obtido através da seleção correta de cada processo para se obter um resultado satisfatório.

Os processos de fabricação mecânica por usinagem são muitos, e a correta seleção dos mesmos para a aplicação efetiva das peças é de extrema importância para sua qualidade, eficiência e eficácia durante sua vida útil. Neste relatório temos três peças (uma came, uma engrenagem e um suporte) com dimensões já estabelecidas, e o detalhamento para cada operação de usinagem para cada peça e etapa a serem executadas.

PARÂMETROS DAS PEÇAS

CAME

Altura/Espessura: 65 mm Diâmetro principal: 100 mm

Raio de deslocamento: 78 mm (partindo do centro do furo) Diâmetro do Furo: 26 mm

ENGRENAGEM

Diâmetro externo: 152 mm Altura / Espessura: 50 mm Diâmetro do furo: 24 mm

Tipo Dentes: Retos Modulo: 8 mm Nº Dentes: 17 mm

SUPORTE

Altura:

51 mm Largura:

60 mm Espessura: 20 mm Diâmetro do furo: 20 mm Distancia do furo até a base: 31 mm

PROCESSOS MECÂNICOS DE USINAGEM

Processo de Produção da Came.

Para a produção da cames o processo utilizado deverá ser obtido a partir de uma máquina CNC.

O CNC é um dispositivo eletrônico capaz de receber informações e enviar sinais a máquina ferramenta de forma a executar operações sem a intervenção do operador. A programação CNC, do ponto de vista restrito, significa a preparação dos dados de entrada através de fita perfurada ou disco magnético para que o comando executando o programa movimente ferramentas e outros dispositivos da máquina para produzir a peça. De um ponto de vista mais amplo, a programação CNC começa quando as características da peça são analisadas para determinar os processos de fabricação necessários. A seguir, escolhe-se como fixar a peça, as ferramentas, sequências de usinagem, e as condições de usinagem. A elaboração de um programa CNC é uma tarefa bastante minuciosa, pois envolve uma série de informações relacionadas com a geometria da peça, com o tipo de máquina, com as ferramentas disponíveis e ainda todos os fundamentos de usinagem necessários para obtenção do produto com as características desejadas.

Processo de produção da Engrenagem cilíndrica de dentes Retos

Para produção da engrenagem cilíndrica de dentes retos o processo mecânico de usinagem é o Torneamento cilíndrico e o fresamento.

Torneamento cilíndrico

Processo de torneamento no qual a ferramenta se desloca segundo uma trajetória paralela ao eixo principal de rotação da máquina, que pode ser externo e interno. (Fig.1).

O fresamento é um processo de usinagem mecânica feito por fresadoras e ferramentas especiais chamadas fresas. A fresagem consiste na retirada do excesso de metal ou sobre metal da superfície de uma peça, a fim de proporcionar uma forma e acabamento desejado. Na fresagem, a remoção do sobre metal da peça é feita pela combinação de dois movimentos, efetuados ao mesmo tempo. Um dos movimentos é ode rotação da ferramenta fresa. O outro é o movimento da mesa da máquina, onde é fixada a peça a ser usinada. É o movimento da mesa da máquina ou movimento de avanço que leva a peça até a fresa e torna possível a operação de usinagem. Com isso temos dois processos que podem ser utilizados:

Fresamento por fresa conformadora, onde o gumes de corte têm a forma do perfil do dente. (Fig. 2)

A usinagem por geração, onde a ferramenta e o bloco a usinar apresentam um movimento relativo correspondente ao movimento real das engrenagens conjugadas, podendo a ferramenta ter o perfil da cremalheira-tipo ou da própria conjugada.

Processo de produção do suporte

Para o processo de produção do suporte, também se utiliza o fresamento, conforme descrito no item 1.2, dentre os processos utilizados teremos o fresamento de topo (fig.3), a furação e o alargamento.

A furação é um processo mecânico de usinagem destinado a obtenção de um furo geralmente cilíndrico numa peça, com auxílio de uma ferramenta multi cortante. Para tanto a ferramenta ou a peça se desloca segundo uma trajetória retilínea, coincidente ou paralela ao eixo principal da máquina. Para este tipo de processo pode ser utilizado a

Furação em cheio

Processo de furação destinado à abertura de um furo cilíndrico numa peça, removendo todo o material compreendido no volume do furo final, na forma de cavaco. (Fig.4).

O Alargamento de acabamento

Processo de alargamento destinado ao acabamento da parede de um furo cilíndrico. (Fig.5)

De acordo com estudos realizados de processos de fabricação dos produtos requisitados foi feita uma análise de cada processo a ser utilizado para cada produto, portanto os processos acima descritos foram selecionados por serem os mais adequados para a fabricação destes componentes.

Conceitos Básicos de Movimentos e relações Geométricas do Processo de Usinagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com