TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Formação Social, Econômica E Política Do Brasil

Exames: Atps Formação Social, Econômica E Política Do Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  806 Visualizações

Página 1 de 2

O filme Carlota Joaquina faz um resumo da vinda da corte portuguesa para o Brasil, atentando para os aspectos que antecederam tal transferência.

Chama a atenção a pessoa do rei D. João, um homem de espírito fraco, dado à comilança e com sérios problemas com a esposa, Carlota Joaquina, que era proveniente da família real espanhola.

Carlota Joaquina, apesar da época em que viveu, apresentou no filme um comportamento bastante avançado para a época. Além de personalidade forte, quase sempre interferindo nas decisões do reino, ainda mantinha diversos casos extraconjugais. Tal hábito, já existente desde antes da sua vinda ao Brasil, gerou-lhe alguns filhos cujo pai não era D. João.

Percebe-se no filme como alguns favores, que dependiam da corte, eram obtidos. Aqueles que mantinham contato mais próximo ao rei, buscavam atender alguns pedidos dos menos afortunados, cobrando por isso algo em troca. Quem sabe ai esteja o início da corrupção no Brasil, um mal tão arraigado à nossa cultura mas que traz um prejuízo tão grande a todos nós.

Algo intrigante ao longo do filme é a presença de uma pessoa ligada ao governo inglês nos momentos em que o governo português precisava tomar alguma decisão relevante. Isto reforça a questão a ideia de quão dependente era o governo português da Inglaterra. Portugal comportava-se como uma verdadeira colônia dos ingleses.

Algo interessante a ser mencionado foi o fato de D. João preocupar-se em trazer livros para o Brasil. Apesar de aparentar ingenuidade, essa atitude revela uma certa contradição pois havia uma certa preocupação com a educação.

Naqueles tempos a igreja detinha um grande poder e em Portugal isso não era diferente. Ela recebia muitas doações que a rainha fazia à igreja, muita delas decorrente da demência da rainha.

Percebe-se certo descontrole de preços quando da chegada da família real ao Brasil. Os preços de tudo sofreu uma elevação pois a família real demandava em grande quantidade, gerando uma inflação.

D. João passou a ser rei de fato e de direito somente aqui no Brasil. Até então ele era rei apenas de fato; de direito a rainha louca era a soberana. Somente após a morte desta é que D. João foi coroado rei.

Havia certa interferência do rei nas decisões jurídicas. Tal fato ficou evidente quando livrou Carlota Joaquina da acusação de homicídio, quando esta matou a esposa de um dos seus amantes.

D. João rasgou as provas existentes contra a esposa, numa clara intromissão ao Direito existente no país de então.

Outra questão se suma importância foi a criação do Banco do Brasil por D. João, algo que trouxe grandes benefícios ao Brasil ao longo dos anos. Além disso, houve a abertura dos portos brasileiros às nações amigas, leia-se Inglaterra e a fundação da faculdade de medicina e cirurgia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com