TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Serviço Social

Artigo: ATPS Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  1.998 Palavras (8 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 8

SERVIÇO SOCIAL

ATPS: PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL

ACADÊMICOS do 5ª Semestre – Turma de Sexta-feira e Sábado

Sumaré/SP

2012

Sumário

1. Introdução 3

2. A Compreensão Ética e a Observação do Contexto Histórico na Pesquisa Cientificam....... 4

3. Escolha e Justificativa do Tema Pesquisado 5

4. Objetivos Gerais 6

5. Objetivos Específicos 6

6. Concepções Teóricas das Discussões Ambientais no Âmbito Educacional e Social 7

7. Cronograma de Atividades da Semana Socioambiental 8

8. Conclusão 11

9. Referências 12

1. Introdução

Este trabalho tem como objetivo analisar e discutir a relevância da pesquisa seja ela descritiva, explicativa, quantitativa ou acadêmica, para as ações sociais. Será apresentada aqui a importância de valores éticos no desenvolvimento destas pesquisas, podendo ou não alterar os resultados e a compreensão da mesma por parte da sociedade.

A partir desta compreensão será desenvolvido um Projeto de Pesquisa a despeito da questão socioambiental, suas contribuições para a sociedade, à importância de analisar este tema de forma mais abrangente, visando o bem estar social, seja este, econômico, cultural, ético e ambiental.

De forma simples e sucinta, o trabalho elenca os objetivos gerais e específicos da pesquisa, apresenta um cronograma de atividades da Semana Socioambiental, ou seja, um cronograma de atividades a serem realizadas durante a semana, cujo objetivo é analisar e discutir ações que visem uma ação socioeducacional e socioambiental, visando à inserção de novos valores éticos, tanto no âmbito educacional, quanto no âmbito socioambiental.

2. A Compreensão Ética e a Observação do Contexto Histórico na Pesquisa Cientificam

Entende-se por pesquisa o “processo sistemático e formal de desenvolvimento e métodos científicos.” Deste modo, para que seja possível uma análise, e consequentemente, uma compreensão da realidade social, faz-se necessário a elaboração de um processo, que tenha como referência uma metodologia cientifica que permita obter novos conhecimentos a respeito da sociedade.

Compreender a sociedade é algo complexo, logo existem diversos métodos científicos para analisar os aspectos sociais (pesquisas descritivas, classificativas e explicativas). Estes processos visam descrever, esclarecer e modificar conceitos e ideais, possibilitando um olhar amplo e engajado na sociedade. Porém, a grande discussão a despeito do processo de elaboração de uma pesquisa, consiste na metodologia e nas consequências das mesmas. Alguns autores ressaltam a importância de tratá-las como “simples fatos”, entretanto, compreendem-los desta forma é um modo liberal de aceitação das consequências vigentes.

É necessário que o pesquisador se distancie do objeto pesquisado, de modo que não crie vínculos com o mesmo, entretanto, as pesquisas se mostram liberais a partir do momento que apresentam somente o fato, sem dar a perspectiva do contexto onde ocorre o mesmo. O objetivo da pesquisa é apresentar o fato existente, e o que originou o mesmo, ou seja, “o que” e o “porque”. A pesquisa deve buscar apresentar caráter neutro, entretanto, sabe-se que toda pesquisa cientifica tem seu objetivo especifico e este, muitas vezes, sobrepõe a neutralidade da pesquisa.

Deste modo, a pesquisa cientifica devem conter caráter ético, observar previamente os aspectos que serão abordados e considerar os mesmos, prevendo o que pode ou não prejudicar o desenvolvimento da pesquisa. Só assim, poderá haver uma compreensão critica da realidade social.

3. Escolha e Justificativa do Tema Pesquisado

O grupo analisou os aspectos ambientais, por consequência da forma em que os mesmos são abordados pelas políticas públicas, ou seja, a inclinação a reduzir o problema ambiental a um problema técnico, desvinculado de outras considerações. Essa forma tecnicista, além de simplificar, deforma e reduz à complexa multidimensionalidade da temática ambiental a uni dimensionalidade técnica. Tratar um problema resultante de fatores econômicos, políticos, culturais, sociais e ecológicos como um problema estritamente técnico é, no mínimo, limitado.

Desta forma, será analisada aqui uma política socioambiental e educacional para que a discussão a despeito das questões ambientais como questão política e, consequentemente, econômica, cultural e técnica. Não se pode negar que a questão ambiental tem, entre outras, uma dimensão técnica, mas, esta é precedida e, condicionada por razões políticas e sociais e não o contrário, como pretende a redução tecnicista.

No âmbito da educação, as questões ambientais devem ser discutidas de forma mais abrangente, ou seja, não se limitar a chamar muita atenção para o caso de espécies em extinção e não questionar os modelos de ocupação e exploração dos recursos naturais, que proporcionaram a destruição de ecossistemas inteiros.

Seguindo este raciocínio o grupo chegou à seguinte indagação: É possível a elaboração de um projeto socioambiental que não conduza a explicações dicotômicas, exerça uma visão ampla da questão ambiental, a explicação técnica da explicação política e, principalmente, a visão ecológica da visão social?

A luz desta indagação foi elaborada o seguinte tema: “Educação Ambiental: Por uma visão ampla, política, econômica, cultural, técnica e ecológica.” A escolha deste tema, é consequência da forma como a questão ambiental é trabalhada e discutida na escola e na sociedade. Sabe-se a complexidade e importância da discussão deste tema, pois o mesmo é discutido constantemente em diversas universidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com