TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Serviço Social

Dissertações: ATPS Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  2.710 Palavras (11 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE ANHANGUERA DE RIBEIRÃO PRETO

SERVIÇO SOCIAL – 2º SÉRIE

SOCIOLOGIA

Arlete Ap. B. Maia Costa 4359833079

Gislaine Nascimento de Moraes 3808638351 Kátia Ribeiro Figueiredo 4300064261 Mariane Gomes Bonfim 4300064258 Rosinet Souza Pina de Almeida 4561909388

TUTORA A DISTÂNCIA: PROF.ª. Mª. CLÁUDIA REGINA BENEDETTI

TUTOR PRESENCIAL: ALEXANDRE CARLO DO NASCIMENTO

RIBEIRÃO PRETO, 26 DE NOVEMBRO de 2012.

ETAPA 1

SOLIDARIEDADE SOCIAL E DIREITO DE TODOS

Segundo alguns fragmentos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada pela Assembleia das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948, todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos, ou seja, diz respeito também a todos os direitos e deveres de todas as pessoas, indivíduos, sociedades, nações, pais de família e detentores do poder.

Apesar de ser difícil encontrar lugares onde esses direitos são devidamente respeitados, é considerado essencial que a Declaração dos Direitos Humanos promova o desenvolvimento de relações amistosas entre as nações.

Existem algumas características entre a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Declaração de Direitos do Bom Povo de Virgínia, nos Estados Unidos, que foi formulada pelos seus próprios representantes, contendo direitos que pertencem a eles e à sua posteridade, expressando com muita clareza os fundamentos do regime democrático.

Algumas das características apresentadas entre as duas declarações são o firme fundamento dos princípios de igualdade de todos os homens perante a lei, a liberdade e a capacidade de gozar de seus direitos. Porém, existem também algumas diferenças como, por exemplo, na Declaração do Bom Povo de Virgínia são bem destacados os princípios da igualdade de todos, principalmente perante a lei, sendo de fato proibido qualquer privilégio em relação aos cargos públicos ou privilégios especiais da comunidade. É bastante evidente também o poder do povo em relação aos governos que são instituídos, sendo que, se o mesmo governo não for adequado, o povo tem total poder e direito de reformá-lo, a fim de buscar o bem estar de toda a sociedade, ou seja, o bem público.

Podemos observar nas duas declarações o quanto é evidente o direito de liberdade de todos os homens, sendo eles de Virgínia ou não, todas as pessoas do mundo tem direito à vida, à liberdade de pensamento, de religião, de consciência, e direito à segurança pessoal. Dentre todos esses direitos e tantos outros, o que mais as pessoas confundem e o que mais se chama a atenção é o direito à liberdade, pois muitas pessoas se veem no total direito de fazerem tudo o que bem quiserem, se esquecendo de que existe também a solidariedade social, na qual sem ela não existiria de fato vida social.

Segundo Émile Durkheim, a solidariedade social seria a única maneira de os indivíduos terem laços que os prenderiam uns aos outros nas mais diferentes sociedades. Em cada pessoa existe uma consciência individual, que se diferencia uma com a outra devido à personalidade, mas existe também a consciência coletiva, sendo essa a responsável por fazer o homem pensar no próximo e pensar acerca das próprias escolhas que são tomadas durante todo o seu dia a dia, evitando que o mesmo tome as decisões da maneira que lhe é mais conveniente, sem se importar com quem está ao seu redor, ou com o bem comum.

Nas duas declarações podemos observar que além do direito à liberdade, o respeito uns pelos outros também é evidenciado, a fim de assegurar o devido reconhecimento e respeito dos direitos e liberdade das outras pessoas que fazem parte do convívio de toda uma sociedade, e é dessa forma que a humanidade consegue exercer a solidariedade social, trazendo como consequência o bem de todos, ou seja, o bem público, para que assim todos possam viver em uma sociedade mais democrática, proporcionando uma coesão social e uma ligação entre os indivíduos, para que a organização social de fato apareça, lembrando que as leis existem e estão ditadas para que sejam cumpridas por todos.

ETAPA 2

A REVOLUÇÃO AMERICANA E FRANCESA

O desejo a liberdade e o direito de defender os princípios do iluminismo em que todos os homens nascem iguais e possuem os mesmo direitos e deveres eram os principais objetivos da Revolução Americana. Cansados da ligação injusta colônia-metrópole e com o aumento dos impostos, o povo norte americano estava decidido a se separar da Grã-Bretanha. Em 1775 foi criado o exército americano com a ajuda do exército francês, no qual tinha relações negativas com o inimigo em comum. O pensamento liberalista estava forte na América, os colonos exigiam os seus direitos e criavam princípios que se tornavam estatal. Já que em 1776 foi criada a “Declaração de Independência” no qual estava escrito que todos os homens são iguais e têm direito à vida, à liberdade, à felicidade e que o governo deverá apoiar os direitos do Homem. E em 1787 foi criada a nova Constituição que pôs fim ao regime absolutista na América.

A Revolução francesa ocorreu logo a seguir no ano de 1789, com a grande influência dos pensamentos iluministas, que fora trazido pelo exército francês ao retornarem da América. Não ajudando os franceses estavam passando por uma crise interna, no qual, o povo e a burguesia não estavam contentes com os altíssimos impostos que eram pagos por eles para sustentar os luxos da corte e grandes crises agrícolas, manufatureiras e comerciais que agravavam a situação do país. Não aguentando muita pobreza, o povo começa a fazer pequenas revoltas populares e com a ajuda da burguesia eles tomam a bastilha cuja representava o símbolo do absolutismo. Em 1789 é criada a “Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão”, inspirada nos ideais iluministas e na Declaração dos Direitos americanos. Nessa declaração falava-se dos direitos da “Igualdade e da Liberdade do Homem”. Vários golpes ao Estado foram dados para a tentada tomada do poder, mas somente no último golpe, originou-se o Consulado com o poder de Napoleão Bonaparte, que com o apoio popular foi nomeado o primeiro imperador da França. Devido a essas duas grandes Revoluções ocorridas no final do Século XIX, e serem influenciadas pelos mesmos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com