TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - TECNOLOGIA DA GESTÃO

Ensaios: ATPS - TECNOLOGIA DA GESTÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  3.597 Palavras (15 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIABC

Centro de Educação a Distância

ATPS – Tecnologia de Gestão

SANTO ANDRÉ / SP

2013 

SUMÁRIO

Introdução 04

ETAPA 1 - Desafios para o Gestor Contemporâneo 05

ETAPA 2 - Tecnologia de Gestão Organizacional 06

ETAPA 3 - Ferramentas de Gestão Organizacional 09

ETAPA 4 - Novas demandas e Ambiente para o Gestor Contemporâneo 11

Referencia Bibliografia 16

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é apresentar as principais tecnologias e ferramentas de gestão organizacional utilizados na atualidade. Serão discutidos temas estratégicos visando auxiliar o desenvolvimento competitivo e tecnológico, ao passo que esses instrumentos são aplicados nas organizações. O trabalho segue discutindo os desafios para o gestor contemporâneo, as mudanças nas organizações e sobre o papel desempenhado pelo gestor organizacional.

Aborda as importantes tecnologias de gestão atuais e inclui reflexões sobre capital intelectual e gestão de conhecimentos, além da aprendizagem na organização. A escolha de tecnologias que vão de encontro com a dinâmica ambiental e cada situação ou ambiente demanda escolhas especifica onde o gestor aplica tecnologias capazes de contribuir com os bons resultados da organização.

Apresenta por ultimo as ferramentas de gestão que buscam a melhoria do desempenho organizacional, as novas demandas e ambientes para o gestor contemporâneo conhecer e trabalhar. Alerta para a preocupação com a natureza e com o ser humano com base em uma visão de gestão que permita a diversidade de situações.

ETAPA 1.

DESAFIOS PARA O GESTOR CONTEMPORÂNEO

EMPRESA: BERTUZZI FIOS DE VARAL ME. Localizada na Rua da Silveira Martins – 64, atuando na produção e comercialização de fios de varal desde ano 1995.

Missão: “Produzir e comercializar fios de varal para clientes para toda a vida”

Visão: “Busca constante de aperfeiçoamentos tecnológicos para alavancar o crescimento mercadológico oferecendo sempre produtos de qualidade a custos mínimos.”

Valores: Atitudes e Comportamentos; - Valores Pessoais; - Valores da Organização; - Crenças de uma Organização são praticadas através das Pessoas.

Esta empresa foi escolhida por ter desenvolvido e adaptado novas estruturas e tecnologias de ponta a fonte Sr. Olívio proprietário - empreendedor.

Mudança tem sido a palavra de ordem no vocabulário do moderno administrador de empresas e pessoas devem aprender rápido, tanto que é possível observar em muitas organizações, a existência de programas especiais para ouvir sugestões e ideias dos colaboradores para transformação ou adaptação que possibilitem a melhoria continua dos processos fabris de serviços ou administrativos.

O empreendedor tem um importante desafio: como definir novos modelos e promover a internalização destes para que as pessoas da empresa aceitem aprender novamente aquilo que já sabem fazer. As políticas adotadas devem premiar ou promover os agentes que compartilham o que conhecimento e trabalham em equipe, evitando tais ações para com os que não o fazem.

O Gestor Organizacional deve ainda ser capaz de planejar estrategicamente e alocar recursos, materiais e naturais de tal forma que viabilize o alcance dos objetivos traçados pela organização e materializados na visão. Gestor é em tese o velho conhecido “administrador” com uma nova roupagem, imbuído de novas responsabilidades que devem estar alinhadas as necessidades e exigência do mundo contemporâneo.

Portanto a organização que planeja sobreviver, crescer e alcançar a perenidade terá de mudar, tantas vezes quantas forem necessárias, para que possa se manter.

Além disso, o mercado esta altamente concorrido e o processo de mudança também contribuem para melhoria continua da empresa e satisfação do cliente interno e cliente final.

ETAPA 2.

TECNOLOGIA DE GESTÃO ORGANIZACIONAL

1. Terceirização

Tornou-se palavra chave na economia moderna, não se tratando de um modismo, mas sim de uma opção de sobrevivência para as empresas.

A Terceirização é um conceito moderno de produção, que se firma na parceria consciente entre as empresas especializadas em determinados ramos. Terceirização é o conjunto de transferência de produção de partes que integram o todo de um mesmo produto.

Para que a terceirização cumpra a sua verdadeira função será preciso que haja planejamento na empresa; ter um objetivo traçado a ser atingido e uma noção real de modernidade e busca da qualidade do produto a ser terceirizado.

Com a necessidade de sobrevivência das empresas, devido a crise em que o Mundo se encontra, lembramos que a palavra CRISE significa oportunidade mais riscos no ideograma Chinês; ocorreu maior espaço para a busca do aperfeiçoamento de técnicas novas e modernas de administração, visando sempre resultados raiz nos processos de gestão das empresas.

É exatamente neste âmbito que se enfoca a terceirização; por se tratar de um projeto moderno e arrojado de Administração, onde se busca claramente a qualidade, eficiência ligada a uma redução de custos aparentes e concentrando seus esforços e energia na atividade principal da empresa, atingindo desta forma a eficácia, com a otimização da gestão.

1.1 Definição

Consideram-se terceiros, todas aquelas pessoas físicas ou jurídicas prestadoras de serviços, que colocam mão de obra à disposição da empresa, sem vínculo empregatício.

É um processo gerenciado de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com