TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS TECNOLOGIA NA GESTÃO

Projeto de pesquisa: ATPS TECNOLOGIA NA GESTÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.249 Palavras (17 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 17

Universidade Anhanguera - UNIDERP

Centro de Educação a Distância

CIÊNCIAS CONTÁBEIS - 3°SEMESTRE

TECNOLOGIA EM GESTÃO

2013

ATPS TECNOLOGIA EM GESTÃO

ATPS de aprendizagem apresentado à Universidade Anhanguera Uniderp - Centro de Educação a Distância, como complemento de avaliação da disciplina de Tecnologia em Gestão 3º Semestre, do período letivo 2013/1.

CUIABÁ

2013

SUMARIO

ETAPA 01 – DESCRIÇÃO DA EMPRESA 03

ETAPA 02: RESUMO DA GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL 08

ETAPA 03: RELATÓRIO 12

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15

INTRODUÇÃO

A necessidade recorrente de que as empresas precisam de mudanças constantes é reconhecida por boa parte dos gestores e empresários, pois nada é definitivo e não existe uma receita pronto para o sucesso no mundo dos negócios depois dessa avalanche tecnológica dos últimos tempos. As mudanças nunca foram tão recorrentes, rápidas e profundas.

A seguir vamos ver um pouco dessas mudanças que levam os gestores a mudarem a visão de mundo e missão da empresa da qual fazem parte no enfrentamento dos paradigmas atuais. Os planos de continuidade dos negócios, o fortalecimento dos fornecedores e parceiros, a qualidade do produto, o relacionamento com clientes e comunidade são desafios de uma empresa sustentável.

ETAPA 01 – DESCRIÇÃO DA EMPRESA

A empresa identificada para o desenvolvimento do diagnóstico no local foi o Shopping do Aço, sendo uma empresa de médio porte instalada localmente, porem tendo várias filiais por todo estado de Mato Grosso, atuando no segmento de Comercialização e fabricação de ferragens. Av. Presidente Médice Nº 4640. Bairro Centro. Rondonópolis MT.

Atuando com o segmento de comercialização e fabricação de ferragens. Desenvolvendo produtos e Serviços voltados a produção de Chapas Planas, Telhas, Armaduras para Construção Civis, Tubos para grades, vendas de acessórios em geral para construção, e uma linha de Portas e Janelas, Etc.

Missão: Oferecer comodidade e segurança aos nossos clientes por meio da excelência e qualidade nos produtos, serviços e no atendimento.

Visão: Liderar o mercado na distribuição de aço na região em que atuamos, colaborando assim na construção de um futuro melhor dentro de um mercado cada vez mais exigente e competitivo.

A escolha por essa empresa fundamenta-se no fato de ser uma empresa comercial, no qual dá suporte as pesquisas solicitadas, outro fator é por ser uma empresa que um dos integrantes do grupo trabalha.

Mudança Organizacional e Quebra de Paradigma.

No passado, num mundo em que a velocidade de transformação era baixa, os paradigmas eram quase imutáveis, ninguém os questionava. Contudo, o mundo já foi assim, mas não é mais! O que caracteriza nosso momento histórico é uma altíssima e crescente velocidade de transformação, que faz com que tenhamos de estar abertos e flexíveis para questionar e modificar nossos paradigmas, para sobreviver num mundo em transformação.

Essa verdade é aplicável tanto individualmente, como de maneira coletiva, quer seja um grupo, uma empresa, uma comunidade ou um país. Basear-se em paradigmas errados é algo absolutamente fatal, pois certamente leva à decisões equivocadas (BOOG, 1999, p.3).

Neste sentido, Boog (1999) nos leva a uma reflexão sobre a necessidade de rever constantemente nossos paradigmas, que surgem em decorrência de processos de mudança e que podem ocorrer no nosso relacionamento intrapessoal (dentro de nós) ou no interpessoal (com os outros). Vale destacar que, como vivemos em uma sociedade que se baseia na ação das empresas, na informação e na tecnologia há um sentido de urgência generalizado em tudo o que se refere à relação do homem com seu meio ambiente.

Um referencial que usamos continuamente para balizar nossas decisões. Paradigmas são “lentes” que condicionam nossas “visões de mundo”, dando-lhes as suas cores e formas. Por estarem tão incorporados ao nosso dia-a-dia, muitas vezes nem nos damos conta de que os paradigmas existem e são determinantes em nossa forma de perceber o mundo.

Os paradigmas são, num certo sentido, altamente positivos, pois tratam-se de um referencial que nos ajuda e nos apoia. Por outro lado, ao definirem uma forma rígida de ver e perceber podem nos causar uma “cegueira” que nos impede de enxergar o que não se ajusta aos nossos pressupostos básicos. Os paradigmas são uma forma de expressar valores, crenças, referenciais e mitos que orientam nossas vidas, dando consistência às nossas ações individuais, grupais e empresariais.

Como uma empresa pode se preparar para mudar sempre que necessário.

Para atendermos às exigências das organizações, que buscam profissionais mais flexíveis e dinâmicos, precisamos nos familiarizar com uma sigla muito utilizada entre os profissionais de recursos humanos, é o famoso CHA: Conhecimentos, Habilidades e Atitudes. Podemos dizer que a Competência é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que, utilizados estrategicamente, permitem atingir com sucesso os resultados esperados pela empresa. Apesar de todo o prognóstico de mudanças possíveis as empresas deverão se preparar para enfrentar os novos desafios que virão.

Segundo Morgan (apud Marras, 2000, p. 316), é necessário que as organizações atentem sobre a reação psicológica dos indivíduos com relação à mudança, destacando:

• A perspectiva da mudança desnorteia a maioria das pessoas até elas ficarem sabendo que não existe ameaça ao seu status ou ao seu bem-estar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com