TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS TGA

Artigo: ATPS TGA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  3.282 Palavras (14 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 14

INTRODUÇÃO

Buscamos com este trabalho mostrar um pouco mais sobre a administração, desde o significado da palavra em si até o surgimento da teoria administrativa na revolução industrial.

No decorrer do trabalho nós apresentamos quais foram as escolas da administração e qual era o conceito das mesmas, mostramos na análise do filme como os pequenos empresários tentavam encontrar a fórmula da riqueza “explorando” os seus funcionários. Já a análise da padaria Q Pão, mostramos o que o Sr. Bread deixou a desejar em questão de administração do negócio.

DESENVOLVIMENTO

O pensamento administrativo pode ser conceituado como um enfoque específico a um aspecto particular da organização, ou uma forma peculiar de estuda-la, e a organização desses pensamentos são formadores de teorias a serem estudadas pela Teoria Geral da Administração. Para facilitar o estudo, as teorias são agrupadas em Escolas e essas, como definido por Maximiano (2006), são a mesma linha de pensamento ou conjunto de autores que utilizam o mesmo enfoque

SIGNIFICADO DA PALAVRA ADMINISTRAÇÃO

A palavra Administração vem do latim ad(direção para) e minister(obediência), ou seja, aquele que presta serviço ao outro, mas com o passar dos anos, a Administração fugiu do objetivo inicial, e passou a procurar a alcançar o objetivo de formas adequadas.

A Teoria da Administração possui as principais variáveis:

• Tarefas: objetivando o aumento da eficiência ao nível operacional.

• Estrutura: estrutura organizacional – em busca da máxima eficiência.

• Pessoas: um conjunto de reações de um sistema dinâmico, interações.

• Ambiente: as características das organizações dependem das características do ambiente que estão inseridas.

• Tecnologia: recurso estratégico dos países desenvolvidos e a necessidade básica daqueles em desenvolvimento como o Brasil.

Cada Teoria Administrativa procurou privilegiar ou enfatizar uma dessas cinco variáveis, omitindo ou reelegendo a um plano secundário todos os demais.

ESCOLAS DA ADMINISTRAÇÃO

A primeira Escola foi a Clássica, responsável pela ênfase nas tarefas por Frederick Taylor e Henry Ford, fonte de embasamento de todas as outras teorias posteriores, seja como critica aos pontos falhos dessa ou aprimorando-se das vantagens oferecidas pela mesma. A Escola de Relações Humanas logo após a consolidação do pensamento clássico como uma espécie de crítica ao dito pelas teorias anteriores tinham o funcionário como recurso produtivo. Ainda depois das Teorias Comportamentais, a Teoria Neoclássica surgiu unindo os pensamentos de quase todas as outras teorias prévias.

SURGIMENTO DA TEORIA ADMINISTRATIVA NA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

A história da humanidade é dividida em Idades, sendo que quando um determinado fato extremamente relevante, os historiadores identificam uma mudança de Idade na história. Durante o período que compreende a Idade Média e a Idade Moderna, o sistema econômico baseou-se intrinsecamente no modo de produção feudal, o chamado feudalismo, em que a riqueza de uma sociedade e os modos de produção estavam ligados à terra. Com a evolução técnica das sociedades humanas, principalmente no continente europeu, novas tecnologias foram sendo criadas, em maior velocidade na Idade Moderna, que culminou com a Revolução Industrial ocorrida na Inglaterra no final do século XVIII.

A Revolução Industrial, fomentada pelo espírito capitalista, modificou toda a estrutura econômica e social da Europa e, por conseguinte, de todo o mundo.

No período histórico ocorreu a Revolução Francesa que forneceu um paradigma político novo, através dos ideais revolucionários de 1789, momento de imensa ruptura política e social, sendo apontada pelos historiadores como fato relevante que modificou a humanidade, em que a queda da Bastilha é apontada como o momento histórico da mudança da Idade Moderna para a Idade Contemporânea. Novos modelos sociais, políticos e econômicos foram postos. Foi o surgimento do liberalismo, político e econômico.

Estas foram as bases políticas e econômicas para o surgimento e consolidação do estado burguês e liberal, em que todos os homens, em tese, seriam iguais. Contudo, estes liberais de liberdade e igualdade criaram um paradoxo, de um lado enorme desenvolvimento técnico e econômico, por outro, enormes desigualdades sociais, em função da exploração do trabalho do homem no modo de produção industrial capitalista. Destas diferenças, lutas foram desenvolvidas, teses foram criadas, que culminaram com a positiva ação do direito do trabalho, como forma de proteção da classe proletária surgida após a Revolução Industrial.

A busca pelo novo, tentando saber que cada passo de modificações é mais do que necessário, o mundo de hoje, requer do ser humano uma nova visão, uma visão sistêmica, a busca por diferentes campos, a essência de como deve ser a sua vida, a suas buscas e realizações.

A tecnologia vem como tudo dominando o espaço e tendo cada vez um novo a ser descobertos, nada de fitas cassetes, ou CD`S, as quais usaram durante algum tempo, notemos que em tempos em tempos, algo como dito anteriormente fazia parte do nosso cotidiano, dando espaço aos sites de musicas gratuitos, pen drives, apdes, tabletes, apoids e aparelhos cada vez mais modernos. Digamos que ainda sim, vivemos em momentos de revolução, onde cada dia que se passa, nova tecnologia é criada, e modificada.

No caminho percorrido, vem com ela, a GLOBALIZAÇÂO, fruto de mão de obra especializada aonde busca por profissionais cada vez mais qualificados tendo uma visão ampla de um todo avaliando a cada momento por uso abusivo da internet, eliminando assim gastos milionários de custos.

Teremos assim com o passar do tempo, o poder da informação, o poder de comunicarmos a qualquer lugar do mundo, e com qualquer pessoa. A informação dada em momentos únicos, na hora, no fato a acontecer.

Vivemos sim em um mundo cada dia mais revolucionário, cada dia buscando uma nova tecnologia, uma nova forma de evoluir.

2ª ETAPA

ANÁLISE FILME: TEMPOS MODERNOS

O filme faz várias críticas ao tratamento à classe trabalhadora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com