TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

Artigos Científicos: ATPS TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  1.478 Palavras (6 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 6

Este trabalho tem o objetivo de oferecer aos participantes uma visão geral da área de recursos humanos .propiciando o aprendizado dos métodos e técnicas de recrutamento,onde a empresa melhore sua imagem junto aos clientes e fornecedores par o sucesso.o objetivo da administração de recursos humanos,consiste em planejar,desenvolver,coordenar e controlar as pessoas que fazem parte da empresa para que se obtenha um maior desempenho.trazendo as pessoas certas para a empresa através do processo de recrutamento.houve uma mudança muito grande na forma de gerenciar pessoas nas ultimas décadas,essa mudança drástica de mercado e tecnologia,fez com que as empresas se adaptassem a um novo mundo mais competitivo que valoriza o atendimento, a produção e os resultados. A busca por resultados só são possíveis pela alta tecnologia que o homem desenvolveu, durante todos esse anos e também pela mudança no pensar e agir dos gerentes organizacionais. Os profissionais iniciantes e ou que já atuam em atividades de recrutar e selecionar pessoas na empresa como os: analista de Rh, analista de departamento de pessoal, recrutadores e selecionadores que adquirirem novos aprendizados e ou reciclar seus conhecimentos na condução de processos seletivos na empresa utilizando os métodos e técnicas de recrutamento e seleção conduzem a um processo eficaz, reduzindo assim, a diminuição da rotatividade e aumentando a produtividade no trabalho, bem como otimizando o "trazer as pessoas certas" para a empresa através de uma metodologia que poderá ser absorvida facilmente por todos participantes.

REPRESENTAÇÃO TEORICO

É através do processo de recrutamento e seleção que o gerente verifica se o candidato tem ou não o perfil necessário para preencher a vaga de trabalho na empresa. a direção dos processos administrativos inserido dentro das empresas com o traçam o caminho que a empresa deve segui, por isso o nome direção. Esse processo auxilia a conduzir as atividades de uma organização para geração de lucros combinada com o bem estar dos indivíduos envolvidos:

Bem como a direção, a coordenação e o controle têm papéis de grande importância na administração, inclusive quando em conjunto.

Para um bom administrador, o ato de dirigir (essencial para sua função) exige:

✓ saber lidar com pessoas, pois são elas que mantêm uma empresa ativa e com “vida”, direcionando sua atividade ao alcance de seu objetivo.

✓ afetar positivamente os indivíduos para o seu bom desempenho,

✓ transpassar ordens ou instruções,

✓ motivar os funcionários através de boas remunerações, reconhecimento do trabalho bem feito, transformando o trabalho em algo interessante,

✓ tratar todos com boa educação,

✓ a comunicação que deve ser bem clara garantindo seu feedback,

✓ a coordenação fazendo com que as atividade administrativas caminhem juntas,

✓ poder de liderança, sabendo controlar seus subordinados de maneira correta

✓ conhecimento sobre suas tomadas de decisões.

Assim poderemos afirmar que o recrutamento é uma atividade de comunicação com o ambiente externo, de relações públicas e de desenvolvimento da organização com a comunidade que a rodeia escolhendo a pessoa certa para o cargo adequado evitando problemas futuros.a contratação e o recrutamento podem garantir o sucesso da empresa.

O que é Recrutamento e Seleção?

“Recrutamento” é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. É basicamente um sistema de formação, através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos, oportunidades de emprego que pretende preencher. O Recrutamento é feito a partir das necessidades presentes e futuras dos Recursos Humanos da organização. As fontes de recrutamento podem vir de dentro da empresa ou de fora.e recursos humanos. Exemplos de fontes de recrutamento são: recomendação ou indicação de empregados; ex-empregados; anúncios em jornais ou revistas; Sites Corporativos ou de Empregos; Escolas e Universidades; sindicatos e Associações de Classe; caçadores de talentos de Recursos Humanos; banco de talentos das empresas; redes sociais profissionais na internet , vêm crescendo o uso de Redes Sociais onde os profissionais se cadastram evidenciando suas experiências e qualificações e formam uma rede com outros profissionais. Nessas redes, os profissionais podem fazer recomendações em relação aos outros contando o que observaram quando trabalharam juntos.

Uma ferramenta essencial para a empresa moderna é a Administração de Recursos Humanos, qual consiste em planejar, desenvolver, coordenar e controlar as pessoas que fazem parte da empresa visando promover seu maior desempenho. Nessa relação a empresa representa a forma que as pessoas têm de realizar seus objetivos e metas individuais, que estejam relacionados direta ou indiretamente ao trabalho, de modo que haja uma troca e sinergia de esforços, ou seja, a empresa colabora com a realização do indivíduo enquanto o indivíduo colabora para o desenvolvimento e realização da empresa.

Diversas organizações não dedicam a atenção necessária ao processo de recrutamento e seleção de pessoal e acabam por passar por problemas significantes quando necessitam de mão-de-obra especializada ou na alocação de talentos. Muitas organizações cometem um erro comum: o que pensar que os recursos humanos são abundantes, podendo ser facilmente atraídos à empresa ou facilmente repostos sempre que necessário. O processo de recrutamento, nesse sentido, visa suprir a organização de recursos humanos necessários que sua postura frente ao mercado seja a mais estratégica e competitiva possível. Não basta à empresa se contentar com os recursos aparentemente disponíveis. É preciso que ela procure em diversas fontes as pessoas que atendam às suas necessidades e que colaborem na realização de seus objetivos. A seleção, por sua vez, como define Chiavenato (2004, p. 87), refere-se “à escolha do homem certo para o cargo certo, ou, mais amplamente, entre os candidatos recrutados, aqueles mais adequados aos cargos”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com