TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Tecnologia De Gestão

Artigo: ATPS - Tecnologia De Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2014  •  2.611 Palavras (11 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO 1. IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA_____________________________________03

1.1 MUDANÇA ORGANIZACIONAL___________________________________ 05

1.2 QUEBRA DE PARADIGMAS_______________________________________

1.3 GESTOR ORGANIZACIONAL______________________________________

1.4 PAPEIS DO GESTOR______________________________________________

2 GESTÃO DA QUALIDADE__________________________________________

2.1 TERCEIRIZAÇÃO________________________________________________

2.2 TECNOLOGIA DE GESTÃO_______________________________________

3

3.1

3.2

3.3

3.4 BIBLIOGRAFIA____________________________________________________

A Empresa possui uma área útil/construída de 230 m², sendo uma parte utilizada para fins comerciais (pet shop), outra a ser utilizada para atendimento clínico dos animais e uma área reservada para banho e tosa. Possui espaço destinado ao estacionamento de veículos com 04 vagas. Trata-se de uma sociedade limitada no ramo de comércio (Pet Shop) e clínica veterinária; optou-se em atender as classe A e B instalando a empresa em um bairro nobre de Goiânia.

Razão social: Quatro Patas & Cia LTDA

Nome fantasia: Pet Shop Quatro Patas

CNPJ: 1204300001-88

Data de fundação: 20/10/2010

Endereço: Rua C 233, nº13, Qd27, Lt48, Setor Nova Suíça.

CEP: 74230340

Fone: (62)3093-4545

Segundo Certo e Peter (2005) o propósito é avaliar o ambiente organizacional para que a administração possa reagir adequadamente e intensificar o sucesso da empresa. Hoje, as lojas para animais se especializaram na oferta de produtos indispensáveis ao sofisticado cotidiano dessas adoráveis "criaturas domésticas". Com nome importado, as "pet shops" de hoje são mais sofisticadas, oferecem produtos importados e serviços diferenciados.

A prestação de serviço é um ato ou desempenho essencialmente intangível, que vai ser oferecido para satisfazer um desejo ou necessidade sem a posse de um bem físico, por isso, devemos fazer com que o consumidor percebe os seus serviços como algo palpável. Em relação aos animais, devemos satisfazer seus donos, prestando serviços de qualidade, uma vez que o carinho que muitos donos têm por eles. Considerando-os muitas vezes um membro da família. Conhecer e caracterizar quem são seus futuros clientes, o que eles compram e desejam, são essenciais ao sucesso de seu negócio.

A empresa se diferencia dos concorrentes por oferecer serviços exclusivos como o “pacote 3 meses banho/tosa”, que concederá um desconto significativo desse serviço aos clientes que optarem por pagar a trimestralidade, onde terão direito a um banho/tosa por semana durante os 3 meses. Outro serviço exclusivo e gratuito é o auxílio ao cliente que deseja encontrar um animal do sexo oposto e da mesma raça para acasalar com seu bichinho. O pet shop contará com o cadastro de todos os animais que são ou já foram clientes da clínica, facilitando assim sua busca e posterior contato com os donos. Diferenciação também por meio da qualidade no atendimento ao cliente, transmitindo cortesia, credibilidade, confiabilidade e responsabilidade no trato com os animais.

Somente serão comercializadas rações de qualidades, a de melhor sabor e a mais saudável para o animal. Os medicamentos serão definidos pelo médico veterinário de acordo com a eficiência e necessidade dos mesmos, não dependendo de seus preços,

pois um animal considerado um membro da família merece o mesmo tratamento que os outros membros.

A farmácia da loja conta com um veterinário responsável, sabendo que os animais de estimação necessitam de vermífugos e venenos para pulgas e carrapatos mensalmente, por não existirem venenos e remédios com 100% de eficácia com maior duração, a empresa optou por uma estratégia de controle destas parasitas sem que o dono se preocupe: um arquivo será criado com a data de cada medicamento a ser dado para os animais e os clientes serão alertados no dia do vencimento da medicação.

A empresa está enquadrada no Simples Nacional, atuando nos setores de comércio e prestação de serviços. O quadro de funcionários da empresa será em número de seis e serão atribuídas funções específicas aos membros.

O administrador da empresa chama-se:

Nome: Luis Augusto Soares.

Rua Santa Rosa, Qd.16, Lt.30, Condomínio do Lago

Goiânia – Goiás

CEP: 74530-220

Fone: (62)3094-6377

Perfil: Formado em Administração há dez anos. Responsável pela área de administração, departamento financeiro e RH, trabalhou 5 anos na empresa Agro cria LTDA. no departamento de Administração.

Missão da empresa: Atender nossos clientes com profissionalismo visando a saúde e conforto de seus animais de estimação com o objetivo de satisfazer o cliente e proporcionar uma melhor qualidade de vida e um relacionamento harmônico entre homens e animais.

Nosso objetivo é satisfazer o cliente não só oferecendo produtos, mas também orientando, tirando dúvidas e trazendo novidades para o mercado. Deste modo, aceitaremos várias formas de pagamento como boletos e cartões de créditos, para maior conveniência de nossos clientes. Estamos sempre ampliando nossos contatos com os clientes, recebendo informações por e-mail, fax, MSN, facebook para melhor servir e oferecer uma comunicação mais rápida. O nosso maior estímulo é o contato diário com os clientes e seus animais de estimação, compartilhando experiências, críticas e sugestões.

A maioria das empresas bem sucedidas está constantemente em mudanças, oferecendo oportunidades e apresentando ameaças. Conhecer e analisar os consumidores, concorrentes, fornecedores, e o ambiente macroeconômico, é muito importante para revisar e se adaptar aos novos desafios e oportunidades do mercado. Uma visão de fora

para dentro em seu futuro negócio e uma analise do próprio mercado em que você vai entrar, é um instrumento estratégico para seus objetivos. Este mercado desponta como uma promissora oportunidade de negócio para o pequeno empreendedor, visto que, o número de animais de estimação vem crescendo muito no Brasil, seguindo a tendência verificada nos Estados Unidos e na Europa.

Mudança Organizacional

A Mudança Organizacional é uma transformação com intuito de melhorar a eficácia da empresa, para conseguir manter-se no mercado, satisfazer o cliente e vencer concorrentes. As Mudanças Organizacionais devem ser estudadas, planejadas para que surtam o efeito esperado e gerem credibilidade e estabilidade ao mercado e entre os colaboradores.

Quebra de paradigmas

Entendemos que paradigmas são modelos, referencias para lidar com situações em geral. Empresas usam esses paradigmas para nortear suas ações, com a atual transição rápida dos mercados, as empresas necessitam adaptar se a essas novas situações e nem sempre os paradigmas utilizados suprem a necessidade. Assim ocorre a quebra de paradigmas, essas mudanças são um reajuste em busca de novas soluções.

Gestor Organizacional

O gestor organizacional terá que adotar um modelo orientado por princípios e valores expressos na missão e que reflitam a cultura da empresa para administrá-la rumo ao objetivo. Deve ainda ser capaz de planejar estrategicamente, alocar recursos humanos, materiais e naturais, que viabilize o alcance dos objetivos traçados pela organização e materializados na visão. O gestor organizacional deve desenvolver habilidades para compreender as mais diversas situações, tanto as que envolvam o ambiente interno quanto as do ambiente externo para lidar com paradoxos da economia em escala global, mesmo que suas ações estejam concentradas apenas e tão somente no mercado nacional.

O gestor moderno deve tomar a decisão de assumir responsabilidades para com o meio ambiente,que poderá eventualmente sofrer com as atividades produtivas da organização e também participar de ações que promovam o bem estar social.

Papeis do gestor organizacional

Papéis Interpessoais: relativos ao relacionamento com as pessoas e construção conjunto dos resultados.

Representação: representa a função de estar presente em locais e momentos importantes (ex: cerimoniais, comparecer a casamentos, e outros eventos).

Líder: representa o tempo todo, pois ele é responsável por seus atos e de todos seus subordinados, motiva, treina, orienta.

Ligação: mantêm relacionamentos que auxiliam o desenvolvimento de sua empresa e de outros. Ele faz o intercâmbio entre pessoas que irão gerar novos negócios ou facilitar os negócios existentes.

Papéis Informacionais: As organizações, o mercado, as pessoas vivem em torno, pois surge um fluxo intenso e contínuo de informações. Para um bom desenvolvimento, as empresas e os Administradores precisam saber receber, tratar e repassar essas informações.

Coletor: busca as informações dentro e fora das organizações, procura se informar o máximo possível nas mais variadas fontes de informação. O papel é possuir o maior volume de informações relativas à organização.

Disseminador: sua função é comunicar as informações à equipe para mantê-la atualizada e em sintonia com a empresa.

Porta - voz: quando é necessário comunicar informações para o publico que se localiza fora da organização. Deve possuir a sensibilidade para discernir entre o que pode ou não ser comunicado das informações empresariais.

Papéis Decisórios:

Empreendedor: assume ao tentar melhorar seus negócios propondo maneiras inovadoras ou novos projetos que alavanquem a organização.

Solucionador de problemas: encontra-se em um ambiente instável e suscetível a um variado leque de problemas. Ele deve atuar identificando esses problemas e apresentando soluções.

Alocador de recursos: deve encontrar o equilíbrio para alocar a quantidade correta de recursos e sua utilização. Deve ser um bom negociador, pois estará praticando esse papel constantemente em suas atividades. Ele deve negociar tanto com o ambiente interno como com o ambiente externo sempre objetivando os melhores resultados para sua empresa e para a sociedade.

Pergunta ao Gestor:

Qual sua opinião sobre Mudança Organizacional?

A Mudança Organizacional hoje é constante. Empresas que desejam adentrar, firmar-se ou permanecer no mercado não podem ser estáticas. Devem acompanhar essas transformações, tecnológica, econômicas, social e ecológica.

Não basta apenas mudar de forma inconseqüente. É preciso mudar e agir de tal forma que a organização inteira entenda que a mudança é produtiva e adapte-se a ela, para que funcione, não é fácil. Às vezes os colaboradores se intimidam, não reage bem à informação. A insegurança, o medo de perder o emprego, novas tecnologias, pode gerar um bloqueio e ate um boicote da parte dos colaboradores. Por isso, desde a concepção, a

mudança organizacional deve ser bem esclarecida e explicada aos colaboradores. Eles devem ter o máximo de informação a respeito, estabelecer o que deseja e determinar como atingir.

A mudança deve ser motivada para responder a uma necessidade – interna ou externa. Quando bem elaborada:

Direciona os colaboradores a como agir para atingir seus objetivos;

Direciona os gestores a como gerir suas metas;

Direciona a organização ao êxito.

Observação do Grupo:

Com base nas informações obtidas nas aulas e no PLT, verificamos que as mudanças organizacionais e quebras de paradigmas estão presentes nos dia a dia das empresas e não devem ser tomadas de maneira leviana. O PLT informa que “... É indispensável que tenham estabilidade alta para que possam implementar mudanças. A empresa que muda constantemente sem considerar o quão essencial é a estabilidade, poderá gerar estresse em seus colaboradores, por não conseguirem perceber para onde se está indo.”

Mudanças freqüentes geram imagem negativa em clientes e colaboradores. Nada pode ser mais destrutivo para uma organização estar em constante mudança. É como içar as velas num mar ser vento.

Assim, desde a concepção, deve-se avaliar e ter um rumo certo de onde se espera chegar. Ter um contato próximo com colaboradores, fornecedores e ate clientes, mesmos os clientes finais. É de grande importância que ele entenda o que buscamos, porque buscamos e como isso será benéfico a ele.

Uma definição para Gestão da Qualidade

Quando falamos em processos, há claramente a necessidade em assegurar um conjunto de atividades essenciais para o planejamento, desenvolvimento e implementação de um serviço. Estas atividades devem ser eficientes, mas também eficazes, assim como deve existir uma integração plena ao longo de toda a organização. A sua aplicabilidade envolve necessariamente a melhoria de todas estas atividades e as suas inter-relações.

Quando falamos em melhoria esta deve ser contínua, sendo que é uma parte essencial da Gestão da Qualidade. Refere-se à forma como as organizações podem melhorar o seu desempenho e o necessário esforço para que sejam prestados serviços tendo em vista a excelência.

Numa forma resumida podemos dar uma amostra de boas práticas tendo em vista a excelência:

- Os clientes são o centro do negócio;

- Direção clara e postura responsável;

- Aprendizagem contínua e inovação;

- Valorizar as pessoas;

- Diversidade;

- Participar em práticas de trabalho colaborativo;

- Tomada de decisões assente em evidências.

Terceirização

Ainda nenhuma área da empresa foi terceirizada, mas com a crescente concorrência na economia de hoje, muitas empresas em todo o mundo estão se voltando para a terceirização da logística como uma forma de aumentar a rentabilidade e ganhar vantagem competitiva sustentável. Empresas de terceirização oferecem serviços que permitem que as empresas terceirizem parte de sua rotina e as funções de logística e armazenamento de suas mercadorias tem sido a mais procurada no mercado de terceirizações. Sendo assim encontrar o parceiro certo, a empresa irá se beneficiar da logística terceirizada criando uma melhor cadeia de desempenho e permitindo que sua empresa se concentre no que faz melhor.

Desvantagens da terceirização

Antes de qualquer organização embarcar no processo de seleção de uma terceirizada é necessário cuidar de certas desvantagens, assumindo alguns riscos potenciais associados com a terceirização para que não se torne um pesadelo.

Muitas vezes, o resultado de acordos de subcontratação de uma terceirizada depende de como o contrato original é estruturado, como a relação cliente / fornecedor é gerida e como os resultados finais são medidos. Quando implementada corretamente, a terceirização pode trazer enormes benefícios e provar ser uma situação em que todos ganham tanto o cliente quanto o contratante. Em muitos casos, serviços prestados por empresas terceirizadas melhoram a produtividade e reduzem significativamente os custos.

Tecnologia de Gestão

Do ponto de vista das tecnologias de gestão observa-se que nos últimos anos os modelos de organização têm procurado atender às demandas inerentes ao ambiente competitivo em que as empresas estão inseridas.

Tecnologias de Gestão

Benchmarking

Principais características

1. Vontade de mudar sempre;

2. Ter consciência de que a concorrência esta em constante mudança;

3. Boa vontade para compartilhar informações com parceiros de benchmarking;

4. Espírito aberto para novas idéias, criações e inovações;

5. Promover a cultura do benchmarking.

Vantagens

1. Estabelecer uma diferença;

2. Estabelecer padrões mais altos;

3. Aprendizagem contínua;

4. Sinergia de idéias;

5. Foco na performance;

6. Ter parcerias formais e o comprometimento com a alta cúpula de outras empresas.

Aplicações

A aplicação dos conhecimentos de Benchmarking é caracterizada por permitir que a empresa conquiste uma posição de destaque, assim como propõem as demais tecnologias, pelo fato de ser estratégica, pois estratégia é o caminho que se usa para atingir um objetivo. A tecnologia pode ser aplicada em quaisquer empresas de diferentes posicionamentos no mercado ou até mesmo ser usada como alicerce para mudança desta, se for necessário. Se bem aplicada, pode contribuir com a melhoria de processos, produtos e serviços das empresas no caminho da busca de excelência.

Open-Book Management

Principais características

A Gestão com o Livro Aberto é uma opção de gestão que tem como premissa básica a divulgação transparente de todos os dados organizacionais, pelos responsáveis. A

principal característica é levar toda a organização a mover-se de maneira veloz, conjunta e acertada, produzindo os resultados necessários para garantir a tal sobrevivência e perpetuação, e também é preciso conhecer muito bem os processos e toda estrutura organizacional, para adotar a adequada tecnologia da informação, faz-se fundamental que todas as informações necessárias, estejam disponíveis no momento certo, para a pessoa certa e com nível de acuracidade necessária.

Vantagens

A vantagem é a gestão com o livro aberto propõe a tão disseminada delegação de responsabilidade com a respectiva autoridade empowerment, levando e permitindo que as pessoas provem toda a sua capacidade de desenvolvimento profissional e pessoal, permitindo que sejam desafiadas a dar o seu melhor resultado, algo que transcende ate mesmo a questão salarial e passa a ser um desafio, passa ser um projeto de vida, a empresa passa a ser o seu projeto de vida, o sucesso da empresa passa a ser o seu próprio sucesso, e é esse pressuposto é o que sustenta o open-book management.

Aplicações

Tem uma aplicação bastante simples e de resultados notáveis, que permite envolver as pessoas e fazer com que assumam conjuntamente a responsabilidade pelo sucesso organizacional.

Fatores condicionantes para aplicação do OBM:

1. Clima organizacional (Ambiente de confiança em todo corpo funcional; Ambiente interno de cooperação e estímulo; Entendimento das atividades da empresa.)

2. Tecnologia da informação (Informações disponibilizadas dentro da organização; Ferramenta fundamental para o êxito dessa abordagem;

3. Sistemas diferenciados de recompensa: (Novo tipo de funcionário (novo tipo de sistema de recompensa e premiação; Não há como falar em OBM se a empresa não estiver pré-disposta a repartir o sucesso devidamente com as pessoas; As pessoas da organização devem possuir ações da empresa.

4. Disponibilizar os números importantes de fato: (Mostrar à importância de se melhorar a gestão de determinados fatores cruciais; É preciso vencer o “cinismo” corporativo; Números que possuem impactos no destino da organização)

Reengenharia

Principais características

1. Modificação de processos, organizações e sistemas de informação de apoio;

2. Busca de melhoria radical: no tempo, no custo, na qualidade e na satisfação aos clientes;

...

Baixar como  txt (18.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »