TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Tecnologia Em Gestão

Casos: ATPS Tecnologia Em Gestão. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2013  •  1.734 Palavras (7 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 7

3. ETAPA 2

3.1 Gestão da Qualidade Total

A gestão de qualidade total, conhecida como TQM e também citada como GQT ou TQC, foi desenvolvida entre as décadas 1950 e 1980 e baseia-se nos trabalhos dos autores Crosby, Deming, Feigenbaum, Ishikawa e Juran. Difundiu-se como o sistema de gestão mais conhecido e utilizado na indústria. Ele é focado nas necessidades dos clientes, além de tornar a qualidade prioridade nas empresas, torna-a um processo de melhoria contínua, envolvendo todas as áreas das organizações.

No período de implantação, avaliou-se o custo da qualidade, instituindo metas agressivas, como zero defeito e os conceitos de confiabilidade. O termo TQC evoluiu no início da década de 1980, para Gestão de Qualidade Total (TQM).

A Gestão da Qualidade Total vem ajudando as empresas a satisfazer as necessidades dos clientes e ter estabilidade e eficiência, e passou a ser de muita importância para a organização, pois envolve todas as áreas da empresa. A gestão da qualidade é baseada nos princípios abaixo:

. Ter planejamento.

. Produzir e fornecer serviços e produtos que sejam requisitados pelos clientes e os agradem.

. Tentar criar os seus produtos com qualidades.

. Localizar os problemas mais pertinentes e resolve-los rapidamente.

. Administrar os processos, do inicio ao fim.

. Sempre tentar atender as necessidades dos clientes.

. Aprender com os erros e não repeti-los.

. Respeitar os empregados.

. Limpeza, higiene, atendimento cortes para com todos.

. Cuidar dos problemas que distraem os colaboradores, pois diminui a probabilidade de erros.

. Produzir mais com menos custos.

Seguindo estes princípios teremos o chamado objetivo de desempenho:

Se a empresa conseguir seguir a maioria dessas questões conseguira atingir a qualidade total e com a esperada satisfação do cliente e para isso as empresas podem buscar fontes de informações, conhecimentos e recursos localizados tanto fora como dentro dela, desde modo, se vê necessária à existência de interação entre os diversos departamentos da empresa, organizações distintas e fontes de pesquisas, considerando que boas idéias podem surgir de fontes externas, a empresa.

3.2 Áreas Terceirizadas

Na Somov S.A. são terceirizados algumas áreas da empresa como o restaurante, o serviço de limpeza, a área de manutenção do prédio, a área da segurança nas dependências da empresa e o fretado.

Segundo o Sr. Almir Souza (Gestor) “A terceirização das áreas já mencionadas possibilita o aumento de tempo para melhorar a qualidade de seus produtos e serviços e reduzir os custos operacionais”

Pelo que analisamos na empresa poderia ser incluso o serviço de recolhimento de matérias que prejudicam o meio ambiente. Este serviço poderia ser feito por empresas que recolhem materiais como papéis, plásticos (copos, garrafas pet), baterias, pilas usadas e óleo das maquinas (empilhadeira) que não são utilizadas e outros.

Melhorando a separação e o descarte desses produtos a Somov irá contribuir para não poluir o ar, os rios e os mares. Além disso, o custo de recuperar o meio ambiente é muito maior que o de prejudica-lo.

3.3 Principais Tecnologias da Gestão

3.3.1 Benchmarking

O Benchmarking é uma tecnologia que contribui para a melhoria dos processos e faz um estudo dos seus produtos e serviços de outras organizações para conquistarem bons resultados. Para fazer este processo as empresas precisam de planejamento, coletar dados, fazer análises e comparações e elaborar a implantação do plano de mudanças.

Esta tecnologia esta sendo bem utilizada hoje, pois permite uma busca por parcerias que minimizam os erros atingem as melhoras esperadas.

3.3.2 Open Book Management

A Gestão com livro aberto não é apenas mais uma ferramenta de gestão, ela não explora apenas pontos específicos, e sim os pontos importantes. Para que seja implantado é necessária total transparência, confiança e mobilização por parte dos funcionários fazendo-os pensar que são donos do negócio.

Para se implantar está tecnologia não se podem cometer alguns erros como deixar de saber como funciona o processo, não pesquisar as principais ameaças que podem levar ao fracasso.

3.3.3 Reengenharia

Tem como característica fazer mudança nos processos e são substituídos por novos permitindo que tenha melhorias significativas na empresa. Busca-se fazer mais com menos, pois reduzir é essencial e cria uma nova maneira de administrar. As vantagens em sua aplicação são determinadas por melhor qualidade, aumento da velocidade de produção e redução de custos, possibilitando ter um produto ou um serviço com preço mais competitivo.

3.3.4 Empowerment

É um conceito de Administração de Empresas que significa transferir poderes de decisão a funcionários individuais e a equipes. Essa tecnologia possibilita um processo de decisão organizacional, contribuindo para o aprendizado continuo de todos os envolvidos contribuindo para a melhoria da qualidade dos trabalhos.

3.3.5 Gestão e Organização Horizontal

A gestão e Organização Horizontal contribuem para a aproximação dos níveis institucionais com os operacionais reduzindo problemas de comunicação entre os níveis e agilizando para tomada de decisão. O conceito de aprendizagem organizacional pode ser entendido como “um processo de apropriação de novos conhecimentos nos níveis individual, envolvendo todas as formas de aprendizagem formais e informais no contexto organizacional, alicerçado em uma dinâmica de reflexão e ação sobre as situações-problema e voltado para o desenvolvimento de competências gerenciais”.

3.4 Tecnologia apresentada para a Empresa Somov S.A

3.4.2 Benchmarking

Na empresa Somov precisa ser aplicado o processo de Benchmarking. Visto que na analise que o grupo fez da empresa, percebemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com