TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Tecnologia Da Informação

Dissertações: Atps Tecnologia Da Informação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/7/2013  •  1.196 Palavras (5 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

SERVIÇO SOCIAL - 1º SEMESTRE

DISCIPLINA: SERVIÇO SOCIAL CONTEMPORÂNEO

PROFESSOR: EDILENE GARCIA

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

TAGUATINGA/DF

Junho, 2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

MUDANÇAS QUE OCORRERAM NA PROFISSÃO DO ASSISTENTE SOCIAL E A LIGAÇÃO DA PROFISSÃO COM AS QUESTÕES SOCIAIS.

As transformações ocorridas na sociedade, como: expansão comercial, industrial dando origem a globalização, geraram mudanças no cenário social. E quando se coloca em discussão o Serviço Social, fala-se das questões sociais de dois elementos: trabalho e capital. Os quais sofreram mudanças com essas transformações. Desde 1980 essas transformações tem como base a saída do conservadorismo (movimento de renovação da profissão). Pois o serviço social foi uma das primeiras profissões de área social a ter aprovada a sua lei de regulamentação profissional em 27 de agosto de 1927, regulamentado pelo decreto 994 em 15 de maio de 1962. Cabendo assim a disciplina e exercício de fiscalização ao CFAS e aos CRAS. E em 1965 houve a aprovação do 1º código de ética onde a consciência é um fator essencial em qualquer profissão.

O conservadorismo era existente mesmo diante das conquistas relatadas acima. Por isso a busca de uma identidade profissional e não conservadora tem sido constante. Para sair desse tradicionalismo busca-se a intervenção na politica, ciência, e religião, abordando assim uma ampla reflexão sobre as questões sociais e diversas possibilidades de atuação e interação nos meios. Com o intuito de executar politicas publicas e atuar em politicas sociais, voltadas para o bem estar coletivo e integração do indivíduo na sociedade.

Diante da interiorização do Serviço Social, vários debates e conferencias tem ocorrido, para assim sairmos do superficial, ou melhor, “pano de fundo”, como:

* 1988 - Criação da SESSUNE – Subsecretaria de estudante de Serviço Social da UNE. Em 1993 passou a se chamar ENESSO;

* 1988 – Constituição cidadã - promulgação da constituição federal, após duas décadas de ditadura;

* 1989 – Inclusão dos portadores de Deficiência – apoio integral as pessoas portadoras de deficiência;

* 1990 – ECA – Proteção Integral a Infância;

* 1991 - Criação do Conselho Nacional de Previdência Social;

* 1993 – Novo código de ética – resolução da CFESS;

* 1994 - Política nacional para inclusão de Idosos;

* 1998 – Lei da filantropia - Entidade sem fins lucrativos;

* 2001 – Atenção ao povo de rua;

* 2003 – Combate a fome e Combate ao racismo

* 2004 – Amparo as pessoas vítimas de calamidade pública.

As politicas sócias implantadas não foram produto simplesmente de uma ação do estado, mais resultado de muitos debates, discussões, até morte dentro das classes populares.

O serviço Social não pode ser visto como um agente messiânico para as classes populares e nem ao mesmo um agente de diminuição de tensão para a classe politica. Em suma interligamos as classes populares e politicas elaborando, participando e atuando no meio com o compromisso da vida e dignidade ao próximo.

Hoje a questão continua por todos os cantos e lugares com grande crescimento, miséria, violência, ou seja, questão social é centro do serviço social. Historicamente o profissional é requisitado a compreender e dar resposta ás problemáticas situações, necessidades e demandas postas e respostas pela questão social. DADOS DO CAMPO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL E AS QUESTÕES SOCIAIS.

O processo de urbanização e industrialização deu origem ao empobrecimento da classe operária, onde a sociedade burguesa recorreu a implementação social, nos tempos atuais a questão social esta relacionada ao capitalismo onde se dá as origens a muitas desigualdades sociais.

Por exemplo, no Brasil originam-se vários problemas como o desemprego, sequestros, violências, ou seja, problemas que causam desequilíbrios políticos e sociais. Questão social não é de responsabilidade apenas do governo.

O serviço social liga diretamente com as questões sociais nos seus diversos campos de atuação na saúde, empresas públicas e privadas, ONGs, entre, mas a área em teve seu crescimento elevado foi na área de recursos humanos.

2.1 O CAMPO ANTIGO E ATUAL DO ASSISTENTE SOCIAL: UM PARECER SOBRE AS MUDANÇAS.

Nas várias mudanças que o serviço social passou uma das principais foi na economia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com