TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Tecnologias De Gestão

Monografias: ATPS Tecnologias De Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  1.687 Palavras (7 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 7

ATPS – TECNOLOGIA DE GESTÃO

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2014

A empresa adotada como referência e confecção deste trabalho, é a Resil - Indústria Comercial LTDA., localizada na Avenida Prestes Maia, 791- Jardim das Nações – Diadema – SP, atua na fabricação de extintores de incêndio, suportes para extintores, componentes, agentes extintores, mangueiras de combate a incêndios, comercialização de uma linha completa de produtos e equipamentos de combate a incêndios, destinada aos Corpos de Bombeiros, Brigadas de incêndio e fabricação de outros produtos automotivos destinados às Montadoras, como: porta-escada, grades de proteção do vidro traseiro e estribos para utilitários, reservatórios de ar para freio de caminhões, e outros produtos estampados; tem um porte médio, na filial de São Paulo que é situada em Diadema, tem 784 funcionários.

Sua missão é melhorar continuamente os processos e produtos fabricados, desenvolvendo tecnologia de ponta e serviços de alta qualidade, resultando em competitividade no mercado e satisfação total de nossos clientes.

Sua visão buscar incessantemente a excelência em tudo o que fazemos.

Seus valores são cumprir a missão observando as questões éticas e de responsabilidade social, valorizando e respeitando todos os nossos colaboradores, internos e externos.

O gestor é o indivíduo que gerencia e administra, orientado por valores e missão da empresa, devendo ser capaz de planejar estrategicamente, alocar recursos humanos de forma que viabilize o alcance dos objetivos da organização e materializados na visão.

A pessoa que assume tal cargo gerencial é o profissional que traz consigo experiências, assim como nosso entrevistado Sr. Edivanio Guedes que tem 48 anos de idade, e profissão na área de qualidade, 28 anos.

Sua trajetória profissional é de atuação nas empresas Gerdau e Metalúrgica Cartec e atualmente na empresa Resil, como Analista de Qualidade.

Informa que gosta do que faz, no seu trabalho, pois considera gratificante em seu ponto de vista e a cada dia aprende uma lição nova de vida através dos desafios do dia a dia.

Em muitos momentos o gestor precisa ter “jogo de cintura” e saber lidar com inúmeras situações, devendo ser participativo, ou em outras palavras, “botar a mão na massa” para que não fique tentando receitas prontas do modismo administrativo.

Este gestor por melhor que seja sua formação, profissional a nível pessoal ou empresarial, ele não pode acreditar que está totalmente pronto para o dia a dia.

Assim como foi citado anteriormente por Edivanio Guedes, é no dia a dia que se aprende, estando à frente de dificuldades, desafios e alcançando novas conquistas.

Citado o tema de Gestão Organizacional, Edivanio diz que diante do cenário competitivo em que trabalha, as ferramentas (Gestão Organizacional, Tecnologias de Gestão e Gestão da Qualidade Total) são fundamentais para o sucesso das empresas. Todas facilitam o caminho para que as empresas atingirem seus resultados. Diante desses novos cenários, diz que são através de treinamentos, pesquisas referentes a atualidades apresentadas e através do Benchmarking com os clientes.

Como parte da entrevista, solicitado a ele informações e opiniões do que identifica como maiores desafios diante do trabalho, aplicação de novos conceitos, mudanças e novos processos, ele responde com a seguinte frase: “Flexibilidade em situações de dificuldades, onde envolve decisões rápidas na resposta ao cliente. Quanto à aplicação de novos conceitos/mudanças e novos processos, os maiores desafios é quanto aos antigos funcionários (liderança/gerência) que são mais resistentes às mudanças.”.

Através da ética, o gestor deve encontrar o equilíbrio, adotando práticas éticas fundamentadas na cultura da empresa, internalizando por todos os gestores, formalizados no código/manual de conduta ética, entendendo que tal ação contribuirá para o desenvolvimento empresarial sustentável.

Perguntamos a ele: Dentre as tecnologias de gestão, o que conhece? Existe alguma que ainda não é aplicada e que poderia trazer benefícios para a empresa – RESIL? Sr. Guedes respondeu: Sistema SAP/MRP, na qual proporcionaria uma melhor gestão dos dados de produto/processo/qualidade.

Como parte do trabalho do gestor, o mesmo precisa dar condições para seus colaboradores se sintam a vontade para participar, buscando sentido em seu trabalho e desenvolvimento de sua função, tornando-o menos alienado.

É preciso estar preparado para lidar com a globalização e seu crescimento, adequando seus colaboradores à agilidade do mundo moderno.

Também um papel fundamental do gestor, é o de equacionar e gerenciar todos os valores e recursos seja eles humanos, financeiros, materiais, ou outros, para aperfeiçoar os resultados da organização.

Como característica deve desenvolver habilidades, em diversas situações, tanto as que envolvam o ambiente interno quanto às de ambiente externo, devendo estar atento às alterações dos cenários nacionais e internacionais, garantindo a satisfação de seus clientes e a competitividade da empresa.

Na busca constante de eficiência e eficácia em todos os processos de produção, é preciso que os produtos cheguem no prazo, preço, quantidade e qualidade certos, além de oferecer segurança e garantir assistência ou suporte técnico, devendo sempre surpreender até o mais exigente consumidor.

Como diferencial a Resil conta com o setor de atendimento ao cliente que está disponível ao seu consumidor diariamente, com pessoas altamente treinadas e prontas para um atendimento de excelente qualidade, visando o cliente e seu bem estar em primeiro lugar.

Quanto à terceirização, solicitado ao entrevistado informações de quais áreas e serviços já foram terceirizados na empresa, na observação dele quais as vantagens e desvantagens; ele informa que duas áreas da empresa estão terceirizadas, que são a manutenção preventiva e a inspeção final. O restaurante, a segurança e a portaria também são terceirizados.

Como vantagem, o baixo custo e isenção de encargos trabalhistas e maior/melhor qualidade na prestação de serviços. E como desvantagem a alta rotatividade de funcionários terceirizados. Quanto a custos, o serviço terceirizado custa em média 30% à 40% menos em relação à efetivos.

Dentre as diversas tecnologias de gestão, uma delas citada pelo Edivanio, o Benchmarking, que busca as melhores práticas na indústria,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com