TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Teoria_da_Contabilidade 2º SEMESTRE

Artigos Científicos: ATPS - Teoria_da_Contabilidade 2º SEMESTRE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  3.143 Palavras (13 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 13

CURSO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇAO DE EMPRESAS

2º SEMESTRE

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

TEORIA DA CONTABILIDADE

PROFESSOR-TUTOR EAD

MARCELO ANTONIO DE ASSIS

HORTOLÂNDIA/SP

2013

INTRODUÇÃO

Nesta Atividade serão abordados o que é a Teoria da Contabilidade e quais são seus objetivos e também perceba nitidamente as diferenças entre os conceitos que envolvem o Patrimônio. É um assunto importante para que se conheçam os modelos dos demonstrativos contábeis preparados pelas empresas e as nítidas diferenças de concepção, obrigações e gestão entre sociedades empresárias e sociedades anônimas. Tais assuntos são de extrema importância, pois não se trata apenas de Empresas, mas de assuntos que podem e devem ser aplicados em nossa vida financeira visando maior controle nos gastos e harmonia nos relacionamentos.

O OBJETIVO DA CONTABILIDADE

Contabilidade:

Sistema de informação e avaliação que tende o provimento de demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade aos seus usuários. O objetivo principal da contabilidade é consentir que os usuários meçam a situação financeira e econômica da entidade e possam deduzir sobre as convergências futuras da mesma e devem colaborar para a tomada de decisão dos usuários, não se justificando por si mesma, antes, deve ser um instrumento útil ao processo decisório. Para tanto, devem ser observados dois pontos:

1. As empresas devem demonstrar todas aquelas informações que colaboram para o apropriado julgamento de seu estado patrimonial, consentindo deduções em relação ao futuro. As informações não explícitas nas demonstrações devem constar em Notas Explicativas ou Quadros Complementar.

2. A contabilidade tem um relacionamento íntimo com os aspectos jurídicos os quais, muitas vezes não conseguem retratar a essência econômica.

A contabilidade é uma ciência social no que se diz respeito às suas finalidades, mas, quanto à metodologia de mensuração, reúne tanto o social quanto o quantitativo.

Quanto às finalidades é social, uma vez que por suas avaliações do progresso das entidades, permite conhecer-se a posição de rentabilidade e financeira, e de forma indireta auxilia os acionistas, tomadores de decisões, investidores a aumentar a riqueza da entidade.

Como metodologia, é parcialmente social uma vez que seus critérios de avaliação envolvem muitas vezes subjetividade e incerteza, oriundas do próprio ambiente social e econômico no qual as entidades estão operando.

É parcialmente quantitativa, por materializar-se através da equação patrimonial básica.

(Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido)

Na vida particular temos que ter certos critérios relacionados à Contabilidade tanto quanto uma empresa. Hoje em dia uma empresa tem que ter sua contabilidade com a finalidade de conservar suas finanças em ordem para contribuir com as decisões da organização e sua sobrevivência, caso não haja, a empresa poderá padecer na deficiência da estrutura. Assim é também em nossa vida particular se não haver um controle nos gastos, pois se tratando de um país capitalista, somos em grande número consumidores compulsivos e agindo assim poderemos aumentar cada vez mais o número de inadimplentes e sermos mais um integrante dos órgãos de proteção ao crédito, além disso, ficaremos com nossas finanças negativas e por muitas vezes com o ambiente familiar abalado. Estar em dia com nossos compromissos faz com que tenhamos um ambiente harmonioso e que uma empresa permaneça ativa no mercado.

UMA ANÁLISE DO ENSINO DA TEORIA DA CONTABILIDADE

Entender os conceitos e analisar suas características é fundamental para o desenvolvimento da teoria contábil.

A mensuração apropriada de ativo, passivo, patrimônio líquido, receita, despesa, perdas e ganhos, são muito importantes e primordiais para que se possa ter com clareza o valor próximo do real patrimônio de uma entidade. Conhecer os valores econômicos é imprescindível para a tomada de uma decisão financeira. Torna-se importante o estudo mais amplo da teoria da Contabilidade para que se possa ter uma melhor conceituação e compreensão dos termos contábeis, que são um alicerce para a contabilidade, onde esse estudo contribuirá para evolução da percepção dos conceitos. Onde os mais relevantes são: ativo, passivo, goodwill, receita, despesa, ganhos e perdas.

Onde ativo seria o conjunto de bens e direitos de uma entidade. Estudar o ativo seria muito importante, pois este está ligado diretamente a receitas e despesas. E são de utilidade também para definição de passivo, perdas e ganhos. Também definidos como benefícios econômicos futuros prováveis, onde o ativo é um recurso controlado pela empresa, do qual se espera um benefício futuro.

Para a Contabilidade Básica, são considerados ativos os bens e direitos de uma entidade, expressos em moedas e a disposição da administração, sob ótica econômica, os ativos são recursos controlados pela empresa e capazes de gerar benefícios futuros. Meigs e Johnson (1962, apud IUDÍCIBUS, 2009) definem ativos como recursos econômicos possuídos. Essa expressão “recursos econômicos” é mais abrangente, mas, o conceito ainda se limita à posse do ativo.

Uma equipe de alunos da USP e da PUCSP definem ativo como: “recursos controlados por uma entidade capaz de gerar, mediata e imediatamente, fluxo de caixa.” Dentro disso, terminologias são usadas por pesquisadores da Contabilidade: “benefícios

futuros esperados, recursos econômicos possuídos, valor para empresa, direito específico a benefícios futuros e potencialidade de serviços futuros”.

Muitos autores acreditam que a geração de riqueza está cada vez mais relacionada ao ativo intangível ou aos ativos intelectuais. Lev (2001 apud PEREZ; FAMÁ, 2006) define ativo intangível como um direito a benefícios futuros que não possui corpo físico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com