TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Teoria Da Adm

Ensaios: Atps Teoria Da Adm. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2014  •  9.046 Palavras (37 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 37

Etapa 1: Fundamentos da Administração e Teorias da Administração: ênfase nas tarefas

Introdução

Este trabalho tem como objetivo compreender sobre a Administração ser uma habilidade humana, sobre os acontecimentos sociais que ocasionaram o surgimento das Teorias da Administração, análises sobre os antecedentes históricos da Administração e a busca por características marcantes das teorias propostas pelos precursores, como Taylor e Fayol, evidenciando os princípios e as contribuições que suas propostas possibilitaram às empresas daquela época.

A Administração é uma das áreas mais complexas dentro do mercado de trabalho, pois são abrangidas diversas áreas extremamente importantes para as empresas, sendo elas, finanças, logística, marketing, recursos humanos, empreendedorismo, entre outras. A Administração trata-se basicamente do planejamento, organização, direção e controle de todas as atividades diferenciadas pela divisão do trabalho que ocorre dentro das organizações.

Desenvolvimento

Administração ser uma habilidade humana

Em cada organização, o administrador efetua diagnósticos de situações, define estratégias, dimensiona recursos, planeja sua aplicação, utiliza tecnologias, aplica competências, resolve problemas, gera inovação e competitividade. Portanto, para ocupar posições nas empresas, executar seus papéis e buscar as melhores maneiras de administrar, o administrador deve desenvolver e fazer uso de várias habilidades, que são elas: técnicas, humanas e conceituais.

Habilidades Técnicas – Manuseio de coisas físicas, considerada um nível operacional e dentro de uma organização faz parte da supervisão. Essas habilidades consistem em usar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos para a realização de tarefas por meio da experiência profissional.

Habilidades Humanas – Relacionamento interpessoal, considerada um nível intermediário e dentro de uma organização faz parte da gerência. Essas habilidades consistem na capacidade e discernimento para trabalhar com as pessoas em equipe. Estão relacionadas com a interação com as pessoas e envolvem a capacidade de comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos pessoais ou grupais para obter cooperação na equipe, participação e envolvimento das pessoas.

Habilidades Conceituais – Ideias e conceitos abstratos, considerada um nível institucional e dentro de uma organização faz parte da alta direção. Essas habilidades consistem e estão relacionadas com pensar, raciocinar, diagnosticar situações e formular alternativas de solução de problemas. Representam as capacidades cognitivas que permitem planejar o futuro, interpretar a missão, desenvolver a visão e perceber oportunidades onde ninguém consegue enxergar.

A combinação dessas habilidades varia na proporção em que o administrador sobe na escala hierárquica, e vão de posições de supervisão a posições de alta direção. Todas as habilidades são importantes para o administrador. Contudo, elas são gradativamente abrangentes. E cada nível organizacional requer um conjunto de habilidades.

Acontecimentos que ocasionaram o surgimento das Teorias da Administração

Com o grande desenvolvimento e complexidade das organizações surgiu a necessidade de administrá-las adequadamente, portanto, surgiu a Administração. Como vivemos numa sociedade de organizações, a Teoria Geral da Administração (TGA) trata do estudo da administração das organizações em geral e das empresas em particular. Alguns Filósofos da época contribuíram no desenvolvimento da TGA.

Sócrates via a administração como uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência. Platão filósofo grego, discípulo de Sócrates, expõe a forma democrática de administração dos negócios públicos. Aristóteles discípulo de Platão versa sobre a organização do Estado. René Descartes, fundador da Filosofia Moderna, celebrizou-se com seu discurso do método cartesiano. Entretanto, as Teorias da Administração não teve apenas esses filósofos como influências, outros primórdios e antecedentes históricos também contribuíram como a organização da igreja católica, organização militar, influências militares, revolução industrial, economistas liberais, empreendedores, socialismo e sindicalismo.

As Teorias da Administração foram contribuídas por características marcantes das teorias propostas pelos precursores da administração. Os principais foram Taylor, Fayol e Ford.

Taylor

Frederick W. Taylor foi o responsável pelo surgimento da Administração Científica, através da “ênfase nas tarefas” ele se preocupava exclusivamente com o nível operacional da empresa. O principal objetivo de Taylor era o aumento da eficiência da indústria, diminuir os desperdícios causados por ela e racionalização do trabalho, ou seja, reduzir o tempo do fluxo de trabalho e gerar mais produtividade.

Taylor e seus seguidores se preocuparam em construir um modelo de administração com base na racionalização e no controle da atividade humana. Ao buscar uma produtividade sempre maior, a Administração Científica concentrou-se na tecnologia de produção de massa onde seus princípios eram Padronização, Racionalização do trabalho e Ritmo. Através desses princípios em termos mais específicos, previa-se o aumento da produção, a redução de custos e a melhor qualidade do trabalho.

De acordo com a teoria de Taylor, existem outros princípios da Administração Científica que são imprescindíveis para as empresas que são: Planejamento, Preparo, Execução, Controle e Exceção, que juntas formam uma melhoria no fluxo de trabalho.

Fayol

Jules Henri Fayol foi o responsável pelo surgimento da Teoria Clássica da Administração e um dos principais contribuintes para o desenvolvimento do conhecimento administrativo moderno. Fayol, através da “ênfase na estrutura” defendia a visão anatômica da empresa em termos de organização formal, isto é, a síntese dos diferentes órgãos que compõem a estrutura organizacional, suas relações e suas funções dentro do todo. Ele se preocupava com a divisão do trabalho e com o nível de órgãos que compõem a organização: departamentos, setores, etc.

Para Fayol, toda empresa desempenhava seis funções básicas:

- Funções técnicas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com