TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - TÉCNICAS DE SELEÇÃO E RECRUTAMENTO

Trabalho Universitário: ATPS - TÉCNICAS DE SELEÇÃO E RECRUTAMENTO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  1.699 Palavras (7 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 7

A importância dos processos seletivos para as empresas.

O recrutamento e seleção começaram a ser usado na época das guerras, onde se recrutava homens para se tornarem soldados era habitual. O termo hoje é usado na área de RH (recursos humanos) onde seleciona pessoas certas para cargos certos. A técnica é usada para atrair pessoas realmente capacitadas para a organização, Fatores como perfil da vaga, recursos financeiros, criatividade do recrutador determinam a escolha de quais fontes serão usadas para o processo do recrutamento.

O recrutamento necessita ser minunciosamente planejado, que constitui uma sequência de três fases, a saber: o que a organização precisa em termos de pessoas, o que o mercado de RH pode oferecer, e quais as técnicas de recrutamento a aplicar.

O recrutamento pode ser feito das seguintes formas: interno e externo e misto. O recrutamento interno busca profissionais que já estão trabalhando na empresa, mas que pretendem mudar ou evoluir de cargo. Para que a seleção interna não de errado, pois se corre o risco de alguns colaboradores ficarem desmotivados, deve se seguir alguns critérios, como a divulgação da vaga, todos devem ficar sabendo sobre a vaga e o perfil para a mesma, isso quer dizer qual a qualificação exigida.

A vantagem da seleção interna envolve custos, pois um colaborador que já esta situada na empresa não necessita de treinamento. Aumenta também o estimulo dos outros colaboradores, já que há a possibilidade de desenvolvimento dentro da organização.

Para se realizar o recrutamento externo a empresa contrata agencia de emprego, internet, banco de dados, indicações, anúncios e etc. Essa técnica capta pessoas no mercado de trabalho para trazer novas ideias para a organização. Como o recrutamento interno, o externo também tem seus pontos negativos, que envolvem o custo, um maior período de tempo para preenchimento da vaga e a desmotivação dos atuais colaboradores.

Entretanto, pessoas novas trazem novas ideias e maneiras diferentes de trabalhar, o que pode se tornar um ponto positivo para a organização, que ganha um “pique” na estrutura, trazendo novas equipes.

Há empresas, que preferem o recrutamento misto, o que une recrutamento interno e externo, Fatores como perfil da vaga, recursos financeiros, criatividade do recrutador determinam a escolha de quais fontes serão usadas para o processo do recrutamento.

Geralmente as fontes para o recrutamento externo se utiliza de internet, indicações dos próprios colaboradores, anúncios em jornais e outros meios, sites de emprego, agencias de emprego. A organização também utiliza os currículos que se encontram em seu banco de dados.

INTRODUÇÃO

O ritmo de mudanças em nosso mundo é muito rápido e nas empresas não é diferente. A organização de hoje visa um futuro promissor e de sucesso. As exigências do recrutamento e seleção dessas empresas estão cada vez maiores e a procura por pessoas qualificadas aumenta dia após dia.

O recrutamento visa atrair os candidatos com capacidade para ocupar os cargos oferecidos. Segundo Chiavenato (1994, p.193) o processo seletivo é importante por que funciona como cartão de visita da empresa diante dos candidatos. Neste trabalho abordaremos os processos utilizados de recrutamento e seleção pelas organizações.

A importância de Um Recrutamento e Seleção de Pessoas Eficaz

- Uma necessidade que se faz a cada dia mais estratégica e complexa.

Você contrata a pessoa pela sua capacidade. Promove ou demite pelo seu comportamento.

As empresas estão sendo cobradas mais a cada dia que passa. Esta cobrança é por melhores resultados, por produtos com maior qualidade e com alto valor agregado, por inovação surpreendente, por um atendimento ao cliente estonteante, por respeito aos prazos pactuados, por melhores preços, etc.

Antes, contratava-se um profissional de qualquer área, observando-se sua experiência profissional, para ocupar o cargo.

Agora, isso não mais funciona, pois na maioria das organizações. As áreas de recursos humanos mudaram muito esse paradigma, por procurarem um profissional qualificado tecnicamente, a empresa busca de pessoas com comportamentos e atitudes adequados a cultura, a missão, a visão e aos objetivos do empreendimento. Para tal, o profissional de recursos humanos deve dispor de um conjunto de elementos a fim de tornar este processo menos subjetivo e mais pragmático. Estes cuidados passam por:

• Ter a descrição do cargo da vaga em aberto;

• Conhecer os pré-requisitos da vaga em aberto;

• Conhecer os principais desafios esperados pela área solicitante;

• Ter a percepção correta do perfil comportamental esperado/desejado;

• Conhecer a cultura, os valores e os princípios, não só da empresa, mas da área, bem como da equipe da vaga em aberto;

• Conhecer (e entender) a missão, a visão, os objetivos estratégicos, os princípios da empresa para não contratar “um estranho no ninho”

• Buscar sempre a participação do solicitante da vaga. Sem esta participação o processo seletivo ficará comprometido.

Métodos de recrutamento:

• Interno.

• Externo.

• Misto.

Quando surge uma vaga para uma nova área dentro da empresa, o recrutamento externo pode ser a melhor opção, pois, é mais fácil encontrar alguém já formado no mercado de trabalho do que formar algum funcionário já dentro da empresa, porem, o recrutamento deve também consistir na busca de alguém de dentro da empresa para não resultar em prejuízos para a cultura e o moral da organização.

Acreditamos que o ideal para essa vaga é que seja preenchida por cerca de 10 a 40% por profissionais externos.

DADOS DA EMPRESA:

EMPRESA: LUBRAQUIM INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE LUBRIFICANTES LTDA

SEGMENTO: INDÚSTRIA E COMÉRCIO

ENDEREÇO: RUA OSWALDO MONTEIRO, 400 – SANTA LUZIA – RIBEIRÃO PIRES

PORTE: PEQUENO

NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS: 47

INFORMANTE:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com