TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE TECNICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Artigos Científicos: ATPS DE TECNICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  2.011 Palavras (9 Páginas)  •  805 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

ATIVIDADE AVALIATIVA DESAFIO DE APRENDIZAGEM

TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

TAGUATINGA – DF

2013

JÉSSICA DOS SANTOS SOUSA

KÁTIANLAMOUR BONFIM ARRAIS

LÚCIA HELENA DE FRANÇA OLIVEIRA

VERA LÚCIA ARMINDA CARDOSO CAMPOS

SORAYA RODRIGUES DA SILVA

TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Trabalho Desafio de Aprendizagem apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Anhanguera Educacional S.A. UNIDERP/FACNET). Professor Presencial: Ulisses Rodrigues Professora EAD: Thelma Marlete dos Santos Costa.

TAGUATINGA– DF

2013

SUMÁRIO

Introdução_____________________________________________________4

Desenvolvimento________________________________________________5

Justificativa da Contratação________________________________________5

Descrição do cargo_______________________________________________6

Fontes de Recrutamento a serem utilizadas____________________________6

Anúncio do Cargo________________________________________________6

Elenco de Competências do Cargo___________________________________7

Sugestão de Dinâmicas de Grupo____________________________________7

Considerações Finais______________________________________________10

Referências Bibliográficas__________________________________________11

1.INTRODUÇÃO

Como base de uma organização empresarial é preciso ter funcionários qualificados para desenvolver um bom trabalho dentro das instituições para que haja sucesso na organização.

Este trabalho tem por finalidade a apresentação de uma proposta de contratação de um analista de Recursos Humanos para a empresa fictícia a “Brasil Confecções”, empresa atuante no ramo da indústria do vestuário.

Para perfeita compreensão da importância da proposta apresentamos, primeiramente, os conceitos de recrutamento e seleção e, dando continuidade ao trabalho, justificaremos a necessidade da contratação do profissional, descreveremos o cargo a ser preenchido com a definição de suas competências e técnicas de seleção, visando o alcance de um resultado de excelência.

2.DESENVOLVIMENTO

Justificativa da Contratação

Recrutamento e seleção é uma atividade com metodologia própria e não pode ser encarada como um evento pontual subjetivo e sem importância. No mercado de trabalho é a relação entre a oferta de trabalho e a procura de trabalhadores que compreende um conjunto de pessoas e/ou empresas que em época e lugar determinado provocam o surgimento e as condições dessa relação, o qual engloba o mercado de recursos humanos, o que se refere ao conjunto de pessoas que se candidatam a determinados empregos, estas pessoas devem possuir habilidades e competências exigidas pelo cargo.

O ambiente organizacional atualmente está marcado pela busca incessante de competitividade com o objetivo de sobrevivência e crescimento das empresas. Torna-se imperativo que a área que trata da gestão de pessoas na empresa esteja alinhada a estratégia empresarial, assim esta área está obtendo cada vez mais espaço para proporcionar condições adequadas ao desenvolvimento da força de trabalho. Então, faz-se necessário a implantação de um setor de recrutamento e seleção por empresas que almejam sucesso e desenvolvimento, pois, através desse setor que vêm profissionais hábeis e competentes para desempenho da função a qual o cargo exige.

A gestão de recursos humanos (GRH) nas empresas é composta por vários subsistemas, entre eles a profissão de recursos humanos, onde as atividades principais são o recrutamento e seleção de talentos. Neste processo, é fundamental identificar o perfil requisitado e no processo preencher o cargo com o candidato que possibilitará maiores resultados para a empresa, para isso é fundamental que este processo esteja integrado à estratégia de negócios da empresa.

O estágio de recrutamento e seleção deve ser bem planejado para não prejudicar futuramente a organização por causa de uma contratação mal sucedida. De acordo com Thomás de Vilanova “Recrutar os bons para dentre eles selecionar os melhores é a palavra de ordem, onde e quando a eficiência constitui o objetivo a atingir”.

Descrição do Cargo

Para a contratação do profissional, é de vital importância que procedamos a descrição do cargo a ser preenchido, levando-se em conta a necessidade da organização. Assim, após análise da estrutura organizacional, definimos que há necessidade de contratação de um Analista de Recursos Humanos, cargo técnico abaixo descrito:

- Cargo: Analista de Recursos Humanos

- Categoria: Técnico

- Escolaridade: Formação acadêmica, em nível superior em Administração, Ciências Humanas, Social ou Tecnológico em Gestão de Recursos Humanos.

- Experiência profissional: de no mínimo 06 meses comprovados, na área de recrutamento e seleção, melhoria de gestão e modernização organizacional, no setor privado, preferencialmente no ramo de indústria, comércio ou serviços.

Resumo das tarefas: Desempenhar atividades na área de Gestão de Recursos Humanos, atuando dentro da organização, com a finalidade de desenvolver trabalho de descrição de cargos, recrutamento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com