TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS de Téc. de Negociação

Por:   •  9/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.443 Palavras (14 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 14

CASE

CASAS BAHIA

Sumário

1. Introdução............................................................................................................1

2. História de Sucesso: Samuel Klein, do holocausto às Casas Bahia.....................1

2.1. Senso de Oportunidade.......................................................................................3

2.2. Carisma...............................................................................................................3

2.3. Conhecimento sobre público alvo......................................................................3

2.4. Noções de Publicidade........................................................................................4

3. A gestão de pessoas e o sucesso da Casas Bahia...................................................4

4. Mão de Ferro..........................................................................................................5

5. Logística.................................................................................................................6

6.Via Varejo...............................................................................................................7

7. Fotos.......................................................................................................................7

8. Frases de Samuel Klein........................................................................................12

9. Considerações Finais...........................................................................................14

10. Referencias Bibliográficas.................................................................................15

1. Introdução

O presente trabalho é um apanhado sobre a mega empresa de varejos Casas Bahia, com o objetivo de conhecer a gestão de pessoas dessa gigante do mundo varejista. Conhecer quais foram as dificuldades em que o Sr. Samuel Klein teve antes de sua chegada ao Brasil até conseguir atingir o seu objetivo com a empresa Casas Bahia. Como conseguiu obter clientes através de uma lista comprada de um antigo mascate aposentado, multiplicando a mesma consideravelmente mostrando assim, desde aquela época, sua grande capacidade comercial. Começa assim, uma história de sucesso de um grande empreendimento.

Através de políticas de gestão, o que seria apenas uma pequena empresa é hoje um dos maiores empreendimentos brasileiros, tendo ao longo dos anos adquirido, para o seu conglomerado, inúmeras empresas (também varejistas).

Como o Sr. Ruy, da empresa Empório Urbano, o Sr. Samuel Klein não acreditava em gestão de pessoas, foi necessário que um colaborador lhe abrisse os olhos para essa nova realidade tecnológica.

2. História de sucesso: Samuel Klein, do holocausto às Casas Bahia

Não é todo dia que alguém tem uma grande ideia de negócio, que realmente traz resultados significativos. Afinal, saber empreender e tirar uma ideia do papel não é tarefa fácil. Observar casos de sucesso é uma das formas de aprender com quem chegou lá. Mais do que modelos de negócios vencedores, vale conferir quais são as qualidades pessoais que grandes fundadores têm – e fazer uma autoavaliação para saber quais características você, empreendedor, já tem e quais ainda precisa desenvolver.

No Brasil, um dos maiores exemplos de empreendedorismo é Samuel Klein, dono da Casas Bahia. Polonês de origem judaica, Samuel conheceu logo cedo os horrores da guerra e do nazismo. Sobreviveu, mas decidiu ir embora da Europa. Veio ao Brasil, onde enxergou a possibilidade de fazer algo grande.

Nascido no dia 15 de novembro de 1923, na Polônia, Samuel Klein foi testemunha de um dos capítulos mais cruéis da história da humanidade, o genocídio de judeus pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Preso em Auschwitz em 1944, Samuel reencontrou mais tarde em Munique, na Alemanha, seu pai e seus irmãos que conseguiram sobreviver à guerra. Com sua mulher, Ana, Samuel decidiu arriscar a sorte na América do Sul, enquanto outros irmãos emigraram para os Estados Unidos.

Sua história de superação está entre as mais marcantes trajetórias dos grupos empresariais brasileiros e a empresa fundada por ele, a Casas Bahia, transformou-se em ícone na comercialização de produtos para as classes de baixo poder aquisitivo.

Samuel já vendia para classe C quando grande parte das empresas desprezava esses consumidores, hoje cobiçados por todos os setores.

O empresário, que pouco pôde estudar durante a infância e juventude, fundou a Casas Bahia em 1952 em São Caetano do Sul, na região do ABC, em São Paulo. A empresa transformou-se em uma potência do varejo, especialmente após os anos da estabilização econômica, em 1994, e a ascensão da classe C durante a era Lula, que também surgiu no ABC, como líder sindical. Antes de fundar a Casas Bahia, Samuel vendia artigos para os operários que trabalhavam nas indústrias da região de charrete.

2.1. Senso de oportunidade

Samuel enxergava uma oportunidade em cada situação. Quando migrantes do Nordeste vieram trabalhar em montadoras de carros no sudeste, ele enxergou ali um grande negócio: vender cobertores baratos para toda essa gente. Samuel soube transformar uma crise em algo bom para todos.

2.2. Carisma

Passado um tempo, ele começou a vender peças de cama, mesa e banho de porta em porta. Comprava e vendia pelo dobro do preço. Mas não faltavam compradores, diante de sua simpatia e boa conversa. Para quem não tinha dinheiro na hora, bolou uma alternativa: fazia um carnê com os dados da pessoa e do produto, para que pagasse aos poucos. Isso o tornou popular entre os mais necessitados.

2.3. Conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)   pdf (142.9 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com