TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS processos termodinâmicos

Tese: ATPS processos termodinâmicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  Tese  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Muitos processos termodinâmicos ocorrem naturalmente em um Dodô sentido, mas não ocorrem em sentido oposto. Por exemplo, o calor sempre flui de um corpo quente para um corpo frio, nunca em sentido contrario. O fluxo de calor de um corpo frio para um corpo quentão não viola a primeira lei da termodinâmica, a energia seria conservada. Porém, isso não ocorre na natureza. Por que não? É fácil converter completamente a energia mecânica em calor; isto ocorre sempre que usamos o freio para parar um carro. Indo no sentido inverso, existem muitos dispositivos que convertem parcialmente o calor em energia mecânica. Porém, nunca nenhum inventor conseguiu construir uma máquina capaz de converter completamente uma quantidade de calor em energia mecânica. Por que não? A resposta para estas duas perguntas diz respeito aos sentidos dos processos termodinâmicos é dada pela segunda lei da termodinâmica. Esta lei determina limites fundamentais para o rendimento de uma maquina ou de uma usina elétrica. Ela também estipula limites para energia mínima que deve ser fornecida a um refrigerador. Logo, a segunda lei da termodinâmica é diretamente relevante para muitos problemas práticos importantes.

Neste trabalho também vamos ver que maquinas térmicas são dispositivos que, operando em ciclo, retiram energia na forma de calor de uma fonte quente, como por exemplo: gás ou vapor em expansão térmica, e a transfere para uma fonte fria realizando trabalho. Uma maquina térmica tem maior eficiência se transforma, mas calor em trabalho, transferindo, por tanto, menos calor para a fonte fria. Como ela opera em ciclo, a substancia de trabalho deve passar por uma serie fechada de processos termodinâmicos, retornando ao seu ponto de partida ao final de cada ciclo.

CONCLUSÃO

Neste trabalho conclui que a segunda lei da termodinâmica envolve o funcionamento das máquinas térmicas, ou seja, situações em que o calor é transformado em outras formas de energia. O estudo das máquinas térmicas deixou os físicos bastante intrigados com a situação que não ocorriam de maneira esperada, mesmo não violando a lei da conservação de energia. Uma dessas situações que não ocorriam era a passagem espontânea de calor de um corpo frio para um corpo quente, o que sempre ocorre é o inverso, passagem espontânea de calor de um corpo quente para um corpo frio. Alguém poderia citar o refrigerador como a passagem de calor da região fria para a região quente, mas não é espontâneo, para que ocorra é necessária a utilização de um motor que realize o trabalho. A outra situação que não ocorre é a transformação integral de calor em trabalho. As máquinas térmicas trabalham utilizando duas fontes de temperaturas diferentes, de modo que uma parte do calor retirado da fonte quente em trabalho. Foi essas duas situações, também chamadas de proibições que deram origem a segunda lei da termodinâmica.

Fazendo uma comparação entre a primeira e a segunda lei da termodinâmica, podemos dizer que enquanto a primeira lei da termodinâmica estabelece a conservação de energia em qualquer transformação, a segunda lei estabelece condições para que as transformações termodinâmicas possam ocorrer. Conclui-se também que uma máquina térmica necessita de uma fonte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com