TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS tem como objetivo apresentar a importância do PCP

Por:   •  12/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.937 Palavras (8 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

Esta ATPS tem como objetivo apresentar a importância do PCP – Planejamento e Controle da Produção na organização de uma empresa. Área que tem a missão de atender o cliente, otimizar os recursos disponíveis e reduzir os custos sempre que possível.

Planejamento é a primeira e controle a última etapa do processo administrativo. O planejamento vai determinar objetivos e como atingi-los de forma eficiente; o controle vai verificar e assegurar o desempenho. Incorporar planejamento a controle é confrontar o programado e o realizado, é também acrescentar qualidade, flexibilidade e melhor custo.

Etapa 03

Aula-Tema: Controle da Produção

O objetivo do controle é conferir se as tarefas estão sendo executadas conforme foram planejadas e organizadas, se as ordens estão sendo cumpridas, identificar erros e falhas no planejamento ou na execução para corrigir o mais rápido possível e prevenir que novas falhas ou erros aconteçam futuramente. Acompanha a fabricação e a compra de itens planejados, com a finalidade de assegurar que sejam cumpridos os prazos pré-estabelecidos.

A atividade de Controle da Produção também levanta dados importantes como a quantidade trabalhadas, quantidade de refugos, quantidade de material utilizado e as horas-máquina e/ou horas-homem gastas.

Se caso algum desvio expressivo acontecer, o Controle da Produção deve ativar as atividades de PMP e Planejamento de Materiais para ser novamente planejado se necessário acionar a atividade de Programação e Sequenciamento da Produção para reprogramar.

Em administração, a ideia é regular as atividades para assegurar que as metas sejam alcançadas, o controle existe porque alguma coisa sempre sai fora que foi planejado.

 

Principais Tipos de Controle da Produção:

  1. Controle do plano de produção: é um controle amplo da produção que é feito com base nos Índices de Eficiência, Coeficiente de utilização de mão de obra, Coeficiente de utilização do equipamento, Coeficiente de tempo utilizado e Gráfico de Gantt e de montagem;
  2. Controle de quantidades produzidas: realizado após o término do processo produtivos.com base nos Índices de Quantidades Produzidas, de Qualidade, de Utilização de MP e de Cumprimento de Ordens;
  3. Controle de estoques: Índice de Rotação de Estoques, mostra que o item girou mais de uma vez em relação ao estoque médio no período;
  4.  Controle das datas de término: é necessário para verificar se os prazos de produção foram cumpridos, esse controle pode ser feito de forma simples, arquivando as fichas por data de terminou por fichas de entrega.

Finalidades do Controle de Produção:

  • Avaliar e monitorar continuamente a atividade produtiva da empresa;
  • Comparar o programado e o realizado;
  • Apontar falhas, erros ou desvios;
  • Elaborar relatórios para a direção da empresa;
  • Informar outras seções sobre o andamento das atividades produtivas.

Alguns aspectos críticos do processo produtivo precisam ser monitorados pelo Controle de Produção, entre eles estão: previsão de vendas e variações, planejamento da capacidade de produção, Plano de produção, lista de materiais que compõem os produtos/serviços, compras, almoxarifado e estoque de matéria prima, etc.

Cinco vantagens específicas do Controle da Produção são: Qualidade, Velocidade, Flexibilidade, Confiabilidade e Custo (fazer barato e ter alta produtividade).

Etapa 04

Aula-Tema: Controle De Estoque

O conceito mais comum de estoque é guardar algo para ser utilizado futuramente, sendo assim, estoque significa armazenar mercadoria com previsão de uso posterior. Tem o objetivo de atender a demanda assegurando a disponibilidade de produtos.

Essa é parte mais delicada e, provavelmente mais importante do planejamento da produção, diz respeito ao planejamento e controle do estoque. A dificuldade de obtenção da matéria-prima no prazo necessário, na quantidade e qualidade desejadas, cria sérios problemas aos responsáveis pelo planejamento da produção em grande número de nossas empresas. Sua formação é custosa, uma vez que representa grande parte dos custos totais.

Estoque é todo material acumulado dentro de uma empresa que de maneira geral será utilizado para venda e geração de receita, ou ainda, será transformado em produtos acabados. Podemos classificar os estoques em: produtos acabados, estoque de produtos em processamento e estoques de matérias-primas. Em geral os estoques significam dinheiro acumulado na empresa em forma de produtos, por isso é importante que a gestão de estoques defina níveis de estoques adequados e de quais tipos de produtos e matérias - primas.

Os estoques não são uma preocupação apenas dos gestores de fábrica, mas também dos gestores financeiros preocupados com o capital imobilizado, assim como dos gestores comerciais, preocupados com o atendimento aos clientes em prazos acordados.

Função dos Estoques

A função dos estoques é garantir a independência entre duas fases seguintes de um processo. Se parar uma etapa do processo não vai ocasionar a parada da fase seguinte se houverem estoques. Umas das formas que a filosofia Just in Time utiliza para detectar e melhorar problemas no processo produtivo é reduzindo estoques. Ao reduzir estoques pode ser identificada as áreas falhas de um processo a fim de melhorá-las.

Os estoques tem a função de atender a demanda em épocas onde a capacidade não pode fazê-la exclusivamente, sendo assim, o acumulo de estoques em períodos de baixa sazonalidade são um jeito de atender a demanda em períodos de alta sazonalidade.

Finalidade dos Estoques

Os estoques tem várias finalidades entre elas podemos destacar:

  • Melhoria no nível de serviço;
  • Incentiva economia na produção;
  • Permitem economia na escala de compras e no transporte;
  • Agem como proteção contra aumento de preços;
  • Protegem a empresa contra incertezas na demanda e no tempo de reabastecimento;
  • Servem como segurança contra contingências;
  • Possibilita descontos no transporte de grandes lotes equivalentes à capacidade dos veículos, gerando, assim, fretes menores.

Classificação dos Estoques

Uma ferramenta fundamental no controle de estoque na hora de tomar uma decisão é a classificação do estoque. Uma das formas mais conhecidas (além de muito utilizado na indústria como método de redução de custo) é o gráfico de Paretto, que demonstra que nem todos os itens merecem o mesmo tratamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (141.9 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com