TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Objetivo Apresentar uma Pesquisa Feita na Empresa de Comércio Varejista JR Ferragens

Por:   •  30/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.405 Palavras (6 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

1.

        INTRODUÇÃO        

2.        DESENVOLVIMENTO        

3.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

6.    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................... 10



  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo apresentar uma pesquisa feita na empresa de comércio varejista JR Ferragens, abordando as disciplinas deste semestre que são Microeconomia e Macroeconomia, Métodos Quantitativos, Ética, política e Sociedade. Irei abordar aqui alguns tópicos de cada disciplina e a importância de cada uma delas dentro de uma organização.


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. Identifique a empresa e os produtos por ela comercializados.

A empresa escolhida para esta pesquisa é a JR Ferragens, de pequeno porte, há sete anos no mercado cujo ramo de comércio é o de matérias de construção, localizada na cidade de Guaiba/RS.

  1. Identifique o perfil dos clientes pessoas físicas da empresa: Descreva em termos gerais qual a faixa etária de renda, o sexo, e o grau de escolaridade dos clientes.

Conforme entrevista realizada com a proprietária da empresa a senhora Rosa, ela informou que a sua loja possui uma gama de clientes bem diversificada, tanto de faixa etária quanto ao sexo e ao grau de escolaridade.

  1.  Identifique o comportamento do consumidor verificando se: os clientes tem preferência por algum produto ou marca específicos, quais são estes produtos? Quando o preço destes produtos sobe o que o cliente faz? Quando não há esta marca o cliente compra outra? Qual o gosto médio de cada cliente com os produtos vendidos na empresa? Quais as formas e prazo de pagamento mais utilizados pelos clientes?

Por ser uma loja com um diferencial em venda de tintas, pois possui uma máquina com sistema tintométrico com mais de 2.000 cores a escolher, da marca Coral, esse acaba sendo o produto/marca com maior procura.

Quanto ao aumento do preço muitos clientes reclamam. Aqueles que estão acostumados com esta marca compram, independente do aumento ou não. Outros não compram e procuram uma marca mais acessível no concorrente.

Quando não há esta marca disponível na loja muitos aguardam a chegada do produto.

Esta empresa trabalha com todos os tipos de cartões de créditos, com parcelamento em até 4 vezes, aceita cheques e pagamento em dinheiro. E a forma de pagamento mais utilizada é o parcelamento no cartão de crédito.

  1. A empresa revisa regularmente seus preços para tomar decisão se devem aumenta-los ou mate-los? Como decide isto?

Sim. A empresa trabalha com uma margem baixa, pois possui prédio próprio, não tendo despesa com aluguel. Com isso, é acompanhado sempre o preço de custo, se sobe o custo do produto, logo, sobre o preço de venda.

  1. A inflação interfere nos preços de venda? Como?

Sim. É efetuada compras de produtos toda semana, pois a empresa trabalha com estoque baixo, logo, é mais fácil de acompanhar a inflação.

  1. Na definição dos preços, a cada vez que vão aumentar, quais são os pontos considerados importantes? Por quê?

A empresa define o preço de cada produto verificando qual a margem de preço que será utilizada para aquele produto, se este produto foi comprado em oferta, promoção, se teve frete, verifica-se também os impostos sobre o produto. Tudo isso influencia no preço final para venda.

É muito importante que a definição do preço de venda leve em consideração todos os custos e despesas envolvidos na operação compra-venda.

  1. Quais as formas e prazos de pagamento que a empresa utiliza para pagar seus fornecedores? A empresa faz comparativo de preços entre fornecedores na ora de comprar? Por quê?

Geralmente a empresa utiliza pagamento à vista devido ao desconto de alguns fornecedores ou em alguns casos o pagamento é parcelado em no máximo três parcelas. A empresa sempre faz pesquisa de preço entre os fornecedores, pois desta forma analisa custo x beneficio para que possa vender seus produtos com preço mais baixo.

  1. Existem concorrentes locais da empresa? Quais? Quais as estratégias de vendas mais utilizadas pelos concorrentes? Por quê?

Sim. Existe concorrente ao lado da empresa que é uma grande madeireira que já esta a bastante tempo no mercado. E no mesmo bairro também há localizada mais duas madeireiras.

A empresa utiliza como estratégia de venda a pratica do preço baixo. Por não ter despesa de aluguel e pouco funcionário, apenas um, e por sempre pesquisar por produtos de qualidade com custo mais baixo a empresa consegue repassar o produto com preço mais em conta ganhando mais clientes. Outra estratégia de venda é o atendimento. A empresa busca sempre o bom atendimento ao cliente. A proprietária faz questão de estar presente na empresa no dia a dia e atender os clientes pessoalmente ajudando o seu funcionário.

    Por se tratar de uma empresa pequena a empresária não utiliza muitas ferramentas de métodos quantitativos. Mas no decorrer da pesquisa, verifiquei que a empresa utiliza um sistema onde possui uma certa quantidade de cadastro de clientes. Neste sistema é cadastrado o cliente e seus dados pessoais, tipo de sexo, idade, endereço, etc.

    Com estes dados a empresa terá um banco de dados informando a quantidade de clientes que a empresa possui, onde os mesmos residem, qual a região que a empresa atende, analisando assim os dados demográficos, e também a faixa etária destes clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (129.8 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com