TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO: UMA QUESTÃO DE INCLUSÃO, OS DESAFIOS DA SALA DE AULA E O ENSINO DA HISTÓRIA DA ÁFRICA.

Por:   •  17/9/2018  •  Artigo  •  2.372 Palavras (10 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 10

ATUAÇÃO DO PASICOPEDAGOGO: UMA QUESTÃO DE INCLUSÃO, OS DESAFIOS DA SALA DE AULA E O ENSINO DA HISTÓRIA DA ÁFRICA.

Alan Broedel Gaspar

RESUMO

Este artigo tem como finalizade falar sobre inclusão na escola e mostrar algumas situações correqueiras do cotidiano escolar e as dificuldades encontradas no processo de ensino e aprendisagem em sala de aula. O mesmo apresentará as ações do psicopedagogo quanto um profissional da educação e algumas possiveis atuações do mesmo na escola. Este artigo também mostrará sobre a História da África e como esse assunto se tornou indispensável na sala de aula.

Palavras- chave: Inclusão – Desafios- Cultura Afro-Brasileira.

1 INTRODUÇÃO

Ao passar dos anos, podemos perceber que a educação vem passando por várias mudanças, principalmente na questão de inclusão. Hoje um aluno com necessidades especiais consegue se sentir acolhido no seu espaço escolar. Isso se da pela forma que ele é tratado e visto na escola. Mas ainda enfrentemos alguns desafios quanto a isso, e não é apenas a escola que deve saber acolher estes alunos, a família em primeiro lugar deve estar junto desse aluno para que em parceria com a escola ambas consigam um resultado satisfatório. Mas sabemos que na escola não só temos alunos com necessidades especiais. Também temos aqueles que não possuem laudo mas precisam ser tratados de maneira individual. Este artigo tem como finalizade mostrar ao corpo docente que cada aluno é único e a partir dessa individualidade deve-se olhar para sala de aula de maneira diferente e saber para quem estar planejando uma aula. A ponto de se perguntar quem são meus alunos? O que estou fazendo para tornar a aula mais dinâmica e interativa? Como meu aluno aprende? Será que todos estão acompanhando a matéria que estou dando? Outra observação que faremos aqui é sobre o ensino da História da África na sala de aula, será que temos preconceito quando é ensinado a história desse continente? Será que o aluno de hoje sabe que muita coisa que vemos hoje n Brasil veio da África.

2 O QUE É PSICOPEDAGODIA?

Muitos ainda têm suas dúvidas quando ouvem falar no psicopedagogo. No que este profissional pode contribuir para o desempenho e desenvolvimento de ensino aprendizagem, discliplinar, etc… de um aluno?

“A psicopedagogia surgiu como uma necessidade de compeender os problemas de aprendizagem …(Fagali e Do Vale, 1993:7) “. “…O campo a que chamamos psicopedagogia ou estudo do comportamento humano e seus reflexos na educação” (Deldine e Demoulin, 1977:XII). “Esta é a proposta da psicopedagogia: compreender o indivíduo enquanto aprendiz. Como alguém chio de dúvidas, fazendo escolhas e tomando decisões…”(Rubinstein, in Scoz, 1987:15).

2.1 A ESCOLA

Podemos notar que a inclusão escolar e o atendimento educacional aos alunos com necessidades especiais vêm promovendo grandes avanços ao longo dos anos, além de que se faz necessário que a sociedade esteja envolvida no processo de inclusão, e para que possa acontecer verdadeiramente é preciso respeitar, reconhecer e valorizar a diversidade existente. A diversidade humana é uma característica que acompanha qualquer sociedade, a qual todos estão inseridos e que necessita de respeitos e da compreensão de toda esta parcela, desta maneira a escola representa um papel fundamental nesse processo.

[pic 1]



Diante desses avanços, percebemos que não foi nem está sendo fácil a introdução dessas novas práticas pedagógicas, já que para elas acontecerem não depende somente da comunidade escolar. São necessários avanços no sistema e a participação de todos para que assim possam criar e desenvolver novas práticas pedagógicas, de forma que os alunos possam estar incluídos numa perspectiva educacional que seja ideal para o desempenho e o desenvolvimento na sua vida escolar. O papel escolar no desenvolver das suas atividades para todos, precisam do envolvimento de toda a comunidade escolar, incluindo os pais, alunos, gestores e todos os profissionais que compõem o sistema educacional, pois a escola que faz a inclusão, ela consegue melhorar a sua qualidade de ensino, já que estará procurando atingir as suas metas, seus objetivos, e desenvolver um papel ao qual procurará valorizar as diferenças existentes sendo positiva no que faz, no papel que desenvolve com respeito e qualidade ao seu público.

2.2 O PSICOPEDAGOGO NO PROCESSO EDUCATIVO

A função do psicopedagogo é ajudar no desenvolvimento dentro de uma perspectiva que se possa conseguir ampliar as habilidades que estão retraídas dentro da criança. Para isso, em primeira fase, ele precisa utilizar recursos como a entrevista com a família, fazendo uma investigação para tentar descobrir o porquê do encaminhamento da criança ao atendimento, buscar descobrir a história de vida delas, sendo possível através de recursos como a

Anamnese. Buscar identificar sua vivência, seu histórico escolar, quais dificuldades apresentam no processo de aprendizagem; fazer o encaminhamento a outros profissionais quando necessário. O auxílio e a intervenção do psicopedagogo no processo de aprendizagem vêm contribuindo cada vez mais dentro das diversidades encontradas nas unidades escolares, sendo que sua intenção é a de descobrir o que está prejudicando ou dificultando a aprendizagem do aluno.


[pic 2]


3 OS DESAFIOS DA SALA DE AULA

Em meio a tantas dificuldades que encontramos nas escolas nos dias de hoje, fazer com que os alunos se concentrem na aula, se tornou um grande desafio para os professores. Dependendo da idade e série que os alunos se encontram o desafio fica ainda cada vez maior. O professor encontra pelo caminho vários concorrentes que tiram atenção dos alunos, esses são os aparelhos técnológicos, a falta de intresse dos alunos pela matéria, etc.  

Sendo assim, o professor mediante a esse desafio requer alguns passos facilitadores que poderá tornar sua aula mais atrativa e fazer com que os alunos se sintam parte dela. E porque não começar pela sala de aula ? O alunos precisa se sentir acolhido na escola e principalmente na sua sala de aula, pois é ali que ele passa o maior tempo enquanto está na escola. Um ambiente físico neste caso (sala de aula), nunca é neutro, ela sempre passa uma mensagem para a criança ou adolescente. Essa mensagem pode ser de interesse ou de extremo descuido e desinteresse. Lembro aos professores que “ a casa é o retrato do dono”, isto porque cada pessoa imprime suas caracteristicas a tudo o que faz, ou seja tornar a sala de aula um espaço acolhedor é um dos passos para que o aluno se sinta num espaço de ensino e aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (240.2 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com