TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATÉ A QUARTA SEMANA DO CURSO NO DIA DE ENCERRAMENTO DA DISCIPLINA.

Por:   •  17/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 3

TAREFA 3: ANÁLISE DE PROCEDIMENTOS

DATA DE ENTREGA: ATÉ A QUARTA SEMANA DO CURSO NO DIA DE ENCERRAMENTO DA DISCIPLINA.

PONTUAÇÃO: 15

Situação Hipotética.

Um incêndio de grandes proporções atingiu um armazém de fertilizantes, em uma cidade de cem mil habitantes, no interior de São Paulo. O fogo começou a noite e bombeiros de seis cidades próximas tentaram combater as chamas. A maior dificuldade para conter as chamas foi a falta de um produto químico usado nestas situações, disponível apenas numa cidade a 100 km do local do incêndio. De acordo com o Corpo de Bombeiros, não era possível a utilização de água para este tipo de fogo.

Os bombeiros trabalhavam com equipamento que permite a identificação de calor para direcionar seus esforços no sentido de conter o incêndio.

Feita essa explanação e diante das circunstâncias pergunto:

Em situações como essa, em que a fumaça tóxica expandiu e ultrapassou os limites do município atingido, que protocolo de atendimento às vítimas deveria ser adotado?

Na triagem de vítimas decorrentes de múltiplas casualidades deve sempre que possível utilizar-se o Cartão de triagem de Vítimas, conforme já o fazem as organizações de APH (Atendimento Pré- Hospitalar) nos mais diversos países do mundo, bem como o Sistema START (Simple Triage and Rapid Treatment) de triagem rápida de múltiplas causalidades, utilizado principalmente em Medicina de Catástrofe. O sistema START é usado para salvar o maior número de vítimas possível, escolhendo aquelas que apresentam maiores possibilidades de sobrevivência. O primeiro a chegar na cena deve dedicar-se à seleção das vítimas, enquanto chegam as unidades de apoio.

Tendo em vista que outras cidades correram riscos de serem afetados, que ações envolvendo as entidades de defesa civil deveriam ser tomadas e a quem caberia o comando de uma força tarefa?

Há necessidade de que sejam adotadas as seguintes medidas, pela primeira autoridade presente no local, entendendo-se como autoridade, todos com poder e treinamento para assim procederem (polícia, bombeiros, SAMU, etc.): isolamento e proteção; contenção; diagnóstico/identificação dos produtos; abordagem e descontaminação.

A quem caberia o atendimento à população, no sentido de isolar a área de maior risco?

A primeira autoridade a tomar conhecimento do fato [Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, etc].

Onde as pessoas envolvidas mais diretamente pela proximidade do sinistro deveriam ser acomodadas?

Proceder a imediata evacuação do armazém para área ao ar livre. As pessoas que podem ter sido de alguma forma contaminadas não devem ser mandadas embora, mas devem aguardar em uma determinada área isolada até a chegada da equipe de descontaminação. Havendo necessidade de descontaminação rápida (demora na chegada da equipe especializada, número excessivo de vítimas, certeza de fonte radioativa, gases tóxicos), as vítimas devem receber jatos de água de mangueira, para a descontaminação inicial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (60 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com