TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AUDITORIA

Artigos Científicos: AUDITORIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  918 Palavras (4 Páginas)  •  3.035 Visualizações

Página 1 de 4

QUESTÕES:

01 - O que é auditoria?

A auditoria é definida como uma análise sistematizada das demonstrações financeiras de uma empresa (entidade), preparadas de acordo com os registos contabilísticos da entidade, com o objectivo de expressar uma opinião sobre a posição financeira da empresa (entidade). Complementarmente é efectuada uma apreciação da organização contabilística e da adequacidade do sistema de controlo interno.

2 - Quais os objetivos da auditoria?

Na auditoria interna, o principal objetivo é o de emitir relatórios Complementarmente, lembrando que, existem além da auditoria interna e externa, outras ramificações da auditoria e seus objetivos, como por exemplo: que examinam através de exames, a integridade, adequação e eficácia dos controles internos e das informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais da entidade. Na auditoria externa, o principal objetivo é o de emitir uma opinião sobre as demonstrações contábeis da organização em relação aos Princípios Fundamentais de Contabilidade, Normas Brasileiras de Contabilidade e demais legislações aplicáveis no Brasil.

03 - Quais empresas são obrigadas a passar pelo procedimento de auditoria?

A legislação determina a obrigatoriedade da auditoria externa para empresas quetêm capital aberto, atividades reguladas ou faturamento acima de R$ 300 milhões ou patrimônio maior que R$ 240 milhões. Mas no geral as companhias do último grupo que são enquadradas na lei por faturamento ou patrimônio não seguem a norma, a maioria por desconhecimento.

04 - Como é caracterizada a auditoria independente?

Também conhecida como auditora externa a auditoria independente é uma atividade que utiliza procedimentos técnicos específicos tendo a finalidade de atestar a adequação de um ato ou fato com o fim de imprimir-lhe características de confiabilidade.

05 - Quem pode exercer a função de auditor independente?

Para atuar como auditor independente, o profissional precisa ser bacharel em Ciências Contábeis e devidamente registrado no CRC de sua região na categoria de contador. Uma das maneiras de se tornar auditor é participando dos processos seletivos das empresas. São necessários também conhecimentos específicos sobre a profissão e a aplicação prática destes conhecimentos. Existem alguns setores, como: companhias abertas, instituições financeiras, seguradoras, planos de saúde ou sociedades sem fins lucrativos, (a partir de determinado valor de receita bruta anual) que só podem ser auditados por profissionais com cadastro na CVM. A auditoria independente é umaprofissão que exige muita qualificação prática e teórica, através do cumprimento da educação continuada, para que possa ser corretamente exercida.

06 - Quais as principais diferenças entre auditoria interna e externa?

A auditoria interna é realizada por um funcionário da empresa, onde o objetivo principal é atender as necessidades da administração. O auditor interno faz a revisão das operações e do controle interno e é principalmente realizada para desenvolver aperfeiçoamento e para induzir ao cumprimento de políticas e normas sem estar restrito aos assuntos financeiros. A auditoria externa é realizada por profissionais mais qualificados e externos as empresas auditadas, sem vínculo com a administração, normalmente, sob forma de firmas de auditoria, com o objetivo precípuo de existir uma opinião independente com base nas normas técnicas sobre adequação ou não das demonstrações contábeis, assim como, em certos casos, um relatório sobre a regularidade das operações e/ou sobre o resultado da gestão financeira e administrativa. Os objetivos fundamentais são atender as necessidades de terceiros interessados pela empresa auditada, notadamente os acionistas que estão investindo capital, no que tange a adequação das informações contábeis, bem como atender aos objetivos da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com