TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AUDITORIA

Artigos Científicos: AUDITORIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2015  •  2.750 Palavras (11 Páginas)  •  722 Visualizações

Página 1 de 11

TRABALHO DE AUDITORIA

Nome: Maria Marleide dos Santos Simões

Matrícula: 200501383789

Professor: Nelson Andrade

1ª PARTE DO TRABALHO

1-O que é auditoria?

Resposta: Atividade multidisciplinar, de natureza singular, que compreende várias formações profissionais para análises intelectuais, pormenorizadas e personalísticas em documentos concretos e idôneos.

"É o processo de confrontação entre uma situação encontrada e uma idealizada ou desejável, levando-se em conta os critérios que deveriam norteá-la , ou seja, a comparação entre o fato ocorrido com aquele que deveria ocorrer."

2-Quais os objetivos da auditoria?

Resposta: Seu objetivo e emitir relatórios fundamentados sobre os procedimentos contábeis, administrativos. Financeiros ou patrimoniais, incluindo pagamentos, prestações de contas, demonstrações contábeis, procedimentos fiscais, tributários, jurídicos, financeiros e de pessoal.

3-Quais as empresas são obrigadas a passar pelo procedimento de auditoria?

Resposta: Pública, governamental ou de setor público, privada, empresarial ou independente.

4-Como é caracterizada a auditoria independente?

Resposta: A postura profissional do auditor e de sua equipe deve ser objetiva e independente em relação à entidade autidata, o auditor deve garantir para si e para sua equipe um ambiente de trabalho ético e respeitoso.

5-Quem pode exercer a função de auditor independente?

Resposta: É uma profissão que exige nível superior e é atribuição exclusiva de bacharel em Ciências Contábeis, com competência profissional pelo conhecimento atualizado dos Princípios Fundamentais de Contabilidade e das Normas Brasileiras de Contabilidade, das técnicas contábeis, especialmente na área de auditoria, da legislação inerente à profissão, dos conceitos e técnicas administrativas e da legislação específica aplicável à entidade auditada.

6-Quais as principais diferenças entre auditoria interna e externa?

A auditoria interna é feita por funcionário da empresa ou pode ser contratada empresa especializada para essa prestação de serviço, deve ser independente em relação às pessoas, cujo trabalho é examinado por ele..Visa atender as necessidades da administração, tendo , por isso,menor grau de independência, é centrada nas operações e nos controles internos, com atenção a legislação, mas sem se limitar aos assuntos legais ou financeiros, a revisão da auditoria interna é contínua, rotineira e pode demandar mais tempo.

Com o mesmo intuito, funciona a auditoria externa, porém, em extensões diferentes. O auditor externo trabalha de forma independente, sem vínculo empregatício com a empresa. Ele também trabalha em parceria com o auditor interno, para testar a eficiência dos sistemas utilizados. Normalmente, o auditor externo funciona como um consultor e tem sua atenção voltada para a confiabilidade dos registros contábeis.

7-Quais as etapas da auditoria independente?

Resposta:Planejamento Inicial; Análise do risco, Execução do trabalho e resultado final

8-O que são controles Internos?

Resposta: Controle interno consiste num conjunto de políticas e procedimentos que são desenvolvidos e operacionalizados para garantir razoável certeza acerca da confiança que pode ser depositada nas demonstrações financeiras e nos seus processos correlatos, bem como na correta apresentação daquelas demonstrações financeiras, garantindo que foram preparadas de acordo com os princípios de contabilidade geralmente aceitos e que incluem políticas e procedimentos de manutenção dos registros contábeis, aprovações em níveis adequados e salvaguarda de ativos.

9-O que é auditoria Governamental?

Resposta:A auditoria governamental consiste: No conjunto de técnicas que visa avaliar a gestão pública, pelos processos e resultados gerenciais, e a aplicação de recursos por entidade de direito público e privado, mediante a confrontação entre uma situação encontrada com um determinado critério técnico, operacional ou legal.

10-O que é auditoria operacional? Qual é o seu ciclo?

Resposta: Visa acompanhar as execuções contábeis, financeiras, patrimoniais e administrativas da entidade, procurando auxiliar a administração na gerência do dia a dia e na busca de seus resultados, sob sua economicidade, eficiência, eficácia, e ainda identificar os pontos fortes e fracos com os quais a organização deve se preocupar.

Ciclo:

1-Identificação do problema.

2-Análise geral do problema

3-Verificação e implementação da solução

4-Avaliação dos resultados

5-Relatório conclusivo.

FONTE DE PESQUISA:

MANUAL DE CONTROLE E AUDITORIA-1ª Edição/2011-Daniel Gerhard Batista.

FASB (Financial Accounting Standards Board),

PORTAL DE AUDITORIA-17ª OFICINA DE AUDITORIA INTERNA

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado

http://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/43740/conceito-de-auditoria-governamental#ixzz2euMt6FDO

2ª PARTE DO TRABALHO

Controle Interno são medidas constantes realizadas pela empresa para promover resultados eficientes nas atividades operacionais, protegendo o patrimônio e salvaguardando os bens e os direitos quanto a possíveis erros e fraudes, tornando os dados confiáveis, garantindo a continuidade do fluxo das operações para alcançar os objetivos, minimizando perdas e riscos que possam comprometer a continuidade da empresa no mercado em que se está inserida.

O controle interno permite que a empresa se mantenha orientada para seus objetivos, e deve ser utilizado como uma ferramenta, gerando informações confiáveis nas tomadas de decisões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com