TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria interna e externa

Relatório de pesquisa: Auditoria interna e externa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 3

CONCEITO AUDITORIA => Exame comprobatório relativo às atividades contábeis e financeiras de uma empresa ou instituição; auditagem. EX: autoria de balanço; Exame analítico minucioso da contabilidade de uma empresa ou instituição.

TIPOS DE AUDITORIA=> O contador pode realizar dois tipos de auditoria operacional e contábil (investidor, governo, banco)

AUDITORIA OPERACIONAL=> É um sistema permanente de atividade especializada em coleta de dados, análises e cálculos, com a finalidade de apurar indicadores.

OBJETIVO DA AUDITORIA OPERACIONAL=> Detectar o diagnóstico da saúde da empresa permitindo aos gestores uma análise adequada dos relatórios, com a finalidade única de auxiliá-los no processo de tomada de decisão.

AUDITORIA CONTÁBIL=> É uma especialização da área contábil, voltada a testar a eficiência e a eficácia do controle patrimonial implantado, com o objetivo de expressar uma opinião sobre determinado dado. (analise de demonstrações contábeis e verificar a autenticidade das informações).

OBJETIVO DA AUDITORIA CONTÁBIL=> Permitir ao auditor expressar uma opinião sobre as demonstrações contábeis.

OBJETIVO DA AUDITORIA SEGUNDO CFC=> Objetivo da auditoria é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários. Isso é alcançado mediante a expressão de uma opinião pelo auditor sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatório financeiro aplicável.

FORMAS DE AUDITORIA=> Auditoria interna e externa

A auditoria interna é responsável pela sistemática avaliação interna, continua e independente, estabelecida dentro de uma entidade com forma de assistência.Objetivo é auxiliar os membros de uma organização no desempenho de suas responsabilidades. Organograma a auditoria interna deve estar diretamente ligada a presidência da empresa, a quem deve reportar as inconformidades e deve estar subordinada a nenhum departamento. Relatório de Auditoria Interna é o produto final do trabalho do auditor interno é como tal, deve ser apresentado, visto e entendido pelo auditado, ou mesmo pelo usuário da auditoria. É o instrumento que revela á administração da empresa a qualidade e a contribuição da auditoria interna, suas constatações, opiniões técnicas e recomendações. Importância do Relatório PARA AUDITADO: funciona como uma avaliação do trabalho do auditado e indica a necessidade de ações corretivas; PARA ADMINISTRAÇÃO: é um indicador de avaliação do desempenho dos seus profissionais, em suas funções; PARA AUDITORIA: objetivamente, é um dos meios pelo qual alta administração julga e avalia a qualidade da auditoria.

A auditoria Externa (ou independente) Constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a emissão de parecer sobre a adequação com que estas representam a posição patrimonial e financeira da entidade (de fora p/ dentro). Autonomia na auditoria Externa a empresa de auditoria externa ou auditor externo não pode ter qualquer vínculo com a empresa, sendo totalmente independente em relação à empresa auditada. Objetivo da auditoria independente é comprovar a exatidão dos registros contábeis, propor soluções para o aperfeiçoamento do controle

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com