TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria Interna E Externa

Artigo: Auditoria Interna E Externa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2013  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  656 Visualizações

Página 1 de 3

A auditoria é um processo pelo qual uma empresa se submete para avaliar como está a utilização de seus recursos levantando-se e apurando informações gerais de diversos setores da empresa para assim conseguir identificar os pontos fortes e fracos da empresa há dois tipos principais de auditoria a Auditoria Interna e a Externa, ambas têm sua atenção voltada para o controle interno como ponto de partida de seu exame e formulam sugestões de melhorias para as deficiências encontradas, ambas modificam a extensão de seu trabalho de acordo com as suas observações e a eficiência dos sistemas contábeis e de controles internos existentes.

A auditoria interna é feita por um auditor que fica constantemente na empresa e, normalmente, trabalha junto à diretoria executiva ou à presidência. A importância desse tipo de auditoria se dá na administração e averiguação de todos os procedimentos internos e políticas definidas pela empresa. Ou seja, por meio desta, é possível perceber se os sistemas contábeis e de controles internos estão sendo efetivos e realizados dentro dos critérios.

Com o mesmo intuito, funciona a auditoria externa ou auditoria independente, porém, em extensões diferentes. O auditor externo trabalha de forma independente, sem vínculo empregatício com a empresa. Ele também trabalha em parceria com o auditor interno, para testar a eficiência dos sistemas utilizados. Normalmente, o auditor externo funciona como um consultor e tem sua atenção voltada para a confiabilidade dos registros contábeis.

Essas duas funções, normalmente ligadas ao campo contábil, possuem interesses comuns e grande conexão entre seus trabalhos. Usualmente, a auditoria interna trabalha mais como uma coordenação dentro da empresa, enquanto a auditoria externa busca comprovar as demonstrações financeiras e se utiliza, muitas vezes, dos resultados da auditoria interna para tanto. Dessa forma, estas duas áreas devem buscar unir seus trabalhos para que não existam repetições na execução das tarefas.

De forma global, o trabalho executado pela Auditoria Interna é idêntico aquele executado pela Auditoria externa. Ambas realizam seus trabalhos utilizando-se das mesmas técnicas de auditoria; ambas têm sua atenção voltada para o controle interno como ponto de partida de seu exame e formulam sugestões de melhorias para as deficiências encontradas, ambas modificam a extensão de seu trabalho de acordo com as suas observações e a eficiência dos sistemas contábeis e de controles internos existentes.

Entretanto, os trabalhos executados pela Auditoria Interna e Externa têm suas diferenças básicas caracterizadas por:

Auditoria Interna

Auditoria Externa

. A auditoria é realizada por um funcionário da empresa

. A auditoria é realizada através de contratação de um profissional independente

. O objetivo principal é atender as necessidades da administração

. O objetivo principal é atender as necessidades de terceiros no que diz respeito à fidedignidade das informações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com