TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tabela com as principais características da auditoria interna e externa

Seminário: Tabela com as principais características da auditoria interna e externa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2013  •  Seminário  •  2.348 Palavras (10 Páginas)  •  1.072 Visualizações

Página 1 de 10

Tabela com características básicas da Auditoria Interna e Externa

Auditoria Interna

Auditoria Externa

A auditoria é realizada por um funcionário da empresa.

A auditoria é realizada através de contratação de um profissional independente.

O objetivo principal é atender as necessidades da administração.

O objetivo principal é atender as necessidades de terceiros no que diz respeito à fidedignidade das informações financeiras.

A revisão das operações e do controle interno é principalmente realizado para desenvolver aperfeiçoamento e para induzir ao cumprimento de políticas e normas, sem estar restrito aos assuntos financeiros.

A revisão das operações e do controle interno é principalmente realizado para determinar a extensão do exame e a fidedignidade das demonstrações financeiras.

O trabalho é subdividido em relação às áreas operacionais e às linhas de responsabilidade administrativa.

O trabalho é subdividido em relação às contas do balanço patrimonial e da demonstração do resultado.

O auditor diretamente se preocupa com a detecção e prevenção de fraude.

O auditor incidentalmente se preocupa com a detecção e prevenção fraudes, a não ser que haja possibilidade de substancialmente afetar as demonstrações financeiras.

O auditor deve ser independente em relação às pessoas cujo trabalho ele examina, porém subordinado às necessidades e desejos da alta administração.

O auditor deve ser independente em relação à administração, de fato e de atitude mental.

A revisão das atividades da empresa é contínua.

O exame das informações comprobatórias das demonstrações financeiras é periódica, geralmente semestral ou anual.

PROCEDIMENTOS E SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE AUDITORIA CONTÁBIL

1º) Exame Físico: consiste na verificação "in loco", permitindo ao auditor formar opinião quanto à existência física do objeto ou item a ser examinado. Este exame deve possuir as seguintes características:

• existência física: comprovação visual da existência do item;

• autenticidade: discernimento da fidedignidade do item;

• quantidade: apuração adequada da quantidade real física; e

• qualidade: comprovação visual ou laboratorial de que o objeto examinado permanece em perfeitas condições de uso.

É importante, a comprovação física serve para determinar se os registros estão corretos e os valores são adequados em função da qualidade do item examinado.

2º) Circularização: A circularização (ou pedido de confirmação) é o procedimento de auditoria que consiste em fazer com que a entidade auditada expeça cartas dirigidas a empresas ou a pessoas com as quais mantem relações de negócios, solicitando que confirmem, por meio de carta dirigida diretamente ao auditor, a situação desses negócios em data determinada. Consiste na obtenção declaração formal de pessoas não ligadas à entidade auditada, de fatos relativos a operações realizadas pela entidade. O fato de as pessoas de quem as declarações são obtidas não serem ligadas, isto é, não terem interesses a proteger perante a entidade auditada, permite que as informações sejam fornecidas com isenção e possibilitem, portanto, um maior grau de confiança.

3º) Documentos originais: O exame da Documentação Original trata-se de procedimento voltado para a comprovação das transações que por exigências legais, comerciais ou de controle são evidenciadas por documentos comprobatórios destas transações. O exame realizado pelo auditor, sobre tais documentos, deve atender às seguintes condições:

• Autenticidade: constatar se a documentação é fidedigna e merece crédito;

• Normalidade: constatar que a transação refere-se à operação normal e de acordo com os objetivos da empresa;

• Aprovação: verificação de que a operação e os documentos foram aprovados por pessoa autorizada; e

• Registro: comprovar que o registro das operações foi adequado, a documentação é hábil e houve correspondência contábil, fiscal etc.

4º) Cálculos: O procedimento técnico de cálculo consiste na conferência aritmética de documentos comprobatórios, registros e demonstrações contábeis e outras circunstâncias. Por meio do procedimento de cálculo, o auditor revisa as operações aritméticas realizadas na elaboração dos registros contábeis. São exemplos a revisão dos cálculos de provisões, depreciação, amortização, apuração de estoques.

5º) Escrituração: É a técnica de auditoria utilizada para a constatação da veracidade das informações contábeis. Este é o procedimento de auditoria usado para o levantamento de análises, composições de saldo, conciliações...

6º) Investigação: O procedimento técnico de investigação e confirmação consiste na obtenção de informações com pessoas ou entidades conhecedoras da transação, dentro ou fora da entidade, tais como empregados, administradores, fornecedores, clientes e bancos. A informação de fonte externa tende a ser mais confiável do que a obtida na entidade auditada. Normalmente, quando esse procedimento é aplicado a pessoas conhecedoras da transação dentro da entidade auditada, o auditor realiza entrevistas. Caso deseje entender melhor como funcionam os controles internos previstos no manual de normas de controles internos da entidade, o auditor pode, por exemplo, fazer entrevistas com empregados e administradores da entidade, solicitando esclarecimentos.

7º) Inquérito: O inquérito consiste na formulação de perguntas e na obtenção de respostas satisfatórias. É um dos procedimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com