TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria interna e externa

Artigo: Auditoria interna e externa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  Artigo  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 3

Diferentemente da evasão fiscal (onde ocorre o fato gerador do tributo e o contribuinte não paga uma obrigação legal) na elisão fiscal, através do planejamento, evita-se a ocorrência do fato gerador. E por não ocorrer o fato gerador, o tributo não é devido. Dessa forma, o planejamento não caracteriza ilegalidade, apenas usa-se das regras vigentes para evitar o surgimento de uma obrigação fiscal.

"A elisão fiscal é reconhecida como tal, quando um contribuinte recorre a uma combinação engenhosa ou que ele efetua uma operação particular se baseando sobre uma convenção não atingida pela legislação fiscal em vigor. Ele usa o texto legal sem o violar: ele sabe utilizar habilmente uma brecha do arsenal fiscal" (André Margairaz in La Fraude Fiscale et Ses Sucédanés)."

2.7 AUDITORIA INTERNA E EXTERNA

O trabalho executado pela Auditoria interna é idêntico aquele executado pela auditoria externa. Ambas realizam seus trabalhos utilizando-se das mesmas técnicas de auditoria; ambas têm sua atenção voltada para o controle interno como ponto de partida de seu exame e formulam sugestões de melhorias para as deficiências encontradas, ambas modificam a extensão de seu trabalho de acordo com as suas observações e a eficiência dos sistemas contábeis e de controles internos existentes.

A Auditoria interna é realizada por um funcionário da empresa. O objetivo principal é atender as necessidades da administração no cumprimento de politicas e normas, sem estar restrito aos assuntos financeiros.

Auditoria externa é realizada através da contratação de um profissional independente, que por sua vez emitem um parecer sobre as demonstrações contábeis verificando se estas refletem a posição patrimonial da empresa, o resultado das operações e as origens e aplicações dos recursos da empresa examinada.

É importante frisar que a existência de auditoria externa não elimina a necessidade da auditoria interna e tampouco a reciproca é verdadeira, já que suas funções e objetivo são diferentes. Entretanto, um trabalho conjugado entre as auditorias pode ser por ambas utilizadas para se evitar a duplicidade do trabalho,. Uma integração eficiente entre auditoria interna e externa possibilitará ganhos significativos para a entidade,

2.8 A IMPORTÂNCIA DOS CONTROLES INTERNOS

O controle interno a cada momento cresce em relevância para a gestão empresarial. Esse aspecto é determinado pela crescente demanda informativa dos agentes decisórios que acabam por criar um vetor cada vez mais gerencial para a estrutura de controle interno: atender reestruturações societárias, avaliações empresariais, capacidade de geração de caixa, entre outros.

Esta informação já nos permite inferir, de forma exploratória e comparada, que no tanto em diferentes ambientes há um vínculo informativo relevante do controle interno para a gestão empresarial. Tal vínculo pode ser considerado tão forte que, em última análise, pode estar relacionado em alguns eventos de descontinuidade empresarial. O gestor munido de um bom controle interno possui maior probabilidade de acertar continuamente o processo decisório e atingir a eficácia almejada da empresa: seja sob lucro ou sobrevivência empresarial com agregação de valor ao negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com