TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AUDITORIA, NORMATIZAÇÃO E CERTIFICAÇÕES

Dissertações: AUDITORIA, NORMATIZAÇÃO E CERTIFICAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 3

1) Os objetivos das auditorias são: determinação da extensão da conformidade do sistema de gestão do auditado, ou partes dele, com o critério de auditoria; avaliação da capacidade do sistema de gestão para assegurar a concordância com requisitos estatutários, regulamentares e contratuais; avaliação da eficácia do sistema de gestão em atingir seus objetivos especificados; identificação de áreas do sistema de gestão para potencial melhoria. São realizadas auditorias para monitorar e verificar a eficácia da implementação da política da qualidade e/ou ambiental de uma organização. Auditorias também são uma parte essencial das atividades de avaliação da conformidade. O planejamento da auditoria devem conter: a definição do o líder da equipe da auditoria, definir objetivos, escopo e critério da auditoria, determinar a viabilidade da auditoria, selecionar a equipe da auditoria. Estabelecer contato inicial com o auditado.

2) A NBR ISO 10011-1 estabelece princípios básicos, critérios e práticas de uma auditoria e fornece diretrizes para instituir, planejar, executar e documentar as auditorias de sistemas da qualidade, enquanto a norma NRB ISO 10011-2 fornece orientações sobre os critérios para qualificação de auditores. E norma NBR ISO 10011-3 fornece as diretrizes básicas para gerenciar os programas de auditoria de sistema da qualidade.

3) Conforma a norma NBR ISO 19011 a auditoria é definida como um processo sistemático, documentado e independente para obter evidências de auditoria e avaliá-las objetivamente para determinar a extensão na qual os critérios da auditoria são atendidos.

4) Os princípios são: conduta ética; apresentação justa; devido cuidado profissional, independência, abordagem baseada em evidência.

5) Os principais procedimentos do programa de auditoria são: planejar e programar auditorias; assegurar a competência de auditores e líderes de equipe de auditoria; selecionar equipes de auditoria apropriadas e designar suas funções e responsabilidades; realizar auditorias; realizar ações de acompanhamento de auditoria, se aplicável; manter registros do programa de auditoria; monitorar o desempenho e eficácia do programa de auditoria; informar para a Alta Direção as realizações globais do programa de auditoria.

6) Não-conformidade maior é quando um processo não atende inteiramente um requisito da norma ou quando o mesmo processo recebe várias não-conformidades menores, comprometendo o sistema de gestão. Como um exemplo é a falta de registros de comprovem que o colaborador é apto para exercer a função, registro de competências, isso é uma não-conformidade menor, mas na empresa foram realizadas três auditorias, sendo duas internas e uma externa onde foi evidenciado essa falha três vezes, na quarta auditoria a falha continuava pois não foi corrigida, e foi classificado como não-conformidade maior. Trabalho na empresa Açovisa Ind. e Com. de Aços Especiais, pertence ao ramo de distribuição de produtos siderúrgico, que distribui barras de ferro e aço paras vários ramos.

7) Não-conformidade menor é quando existe uma falha no processo que não compromete o sistema de gestão. A falta de registros de competências de funcionários é uma não-conformidade menor. Trabalho na empresa Açovisa Ind. e Com. de Aços Especiais, pertence ao ramo de distribuição de produtos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com