TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AULA-TEMA 03 Atividade De Auto Desnvolvimento

Trabalho Universitário: AULA-TEMA 03 Atividade De Auto Desnvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  1.027 Palavras (5 Páginas)  •  706 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade da Aula-Tema 03, Passos1, 2, 3

2013

FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS GOIÁS

CURSO DE PEDAGOGIA 4º SEMESTRE

NOME DO ALUNO:

RA:

ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO DA AULA-TEMA 3

Atividade de autodesenvolvimento apresentada a Profª Esp. Denise Aparecida Soares Cesar na disciplina de Projeto Multidisciplinar II referente à nota do primeiro bimestre

Anápolis-Go/2013

Aula Tema 3:Brinquedoteca- visão histórica, definições, tipos e objetivos.

PASSO 1: Em no máximo 15 linhas, caracterize o espaço e os objetivos de uma brinquedoteca instalada em uma escola de educação infantil.

R= A brinquedoteca é um ambiente amplo, criativo que faz parte do reino infantil, onde estão inseridos vários tipos de brinquedos pedagógicos, decorações específicas como cartazes com personagens clássicas do conhecimento delas, para que elas sintam –se a vontade e acolhidas na hora de brincar; são as crianças que independente da idade aprende a viver numa ordem social, num mundo simbólico, onde não acontece somente atividades lúdicas individuais e coletivas, mas permite também a percepção maior das crianças nas escolhas dos brinquedos e das brincadeiras em que querem participar. “É um “ambiente para o seu desenvolvimento e sua aprendizagem, citamos como ex, o cantinho da leitura”, onde elas contam historias, fazem sua “Pseudo leitura” (inventam sua própria história) no que vê, entre outros.

Os objetivos da brinquedoteca é o de estimular a criança a brincar espontaneamente sem que ela se sinta forçada a praticar este ato , se socializando, criando e inventando o que vem na sua imaginação, dando importância quando usa o brinquedo e jogos para o seu processo de desenvolvimento, pois as brincadeiras e os jogos são atividades lúdicas e educativas enriquecendo assim a sua aprendizagem. A utilização da brinquedoteca funciona também como espaço preventivo de problemas, terapia para crianças que estão com dificuldades escolares, auxiliando na aprendizagem, no desenvolvimento social, emocional, cognitivo e na construção do pensamento.

PASSO 2: Caracterize, em no máximo 15 linhas, acrescentando ao que foi escrito no Passo 1, o espaço e os objetivos de uma brinquedoteca instalada em uma faculdade ou universidade.

R: uma brinquedoteca de educação infantil instalada em uma universidade, tem pouca diferença de uma instalada em escola, o ambiente é mais organizado, contém materiais didáticos e brinquedos pedagógicos, voltados para o aperfeiçoamento na formação de professores em atividades lúdicas, desenvolvendo métodos educacionais para atender às necessidades principalmente na educação infantil nos dias de hoje.

PASSO 3: Acrescentando ao que já foi escrito nos Passos 1 e 2, caracterize, em no máximo 15 linhas, o espaço e os objetivos de uma brinquedoteca instalada em um hospital.

R= Temos que levar em consideração a realidade de cada criança, para definir qual o tipo de brinquedoteca pode ser criada nesses ambientes, que tipo de brinquedos poderão ser usados. Assim como as brinquedotecas de escolas de educação infantil e universitárias que evidenciam o jogo e o brinquedo são recursos poderosos para a construção do conhecimento, pelos inúmeros desafios proporcionados pelo lúdico, as hospitalares têm a função de levar para essas crianças atividades que auxiliam no tratamento delas, amenizando traumas da internação, atuando como terapias; ex: entreterimento com músicas, brincadeiras, brinquedos, dependendo é claro das suas condições clínicas. As crianças vão sentir se respeitadas, valorizadas por serem lembradas e saberem que não estão esquecidas.

PASSO 4: Finalize sua atividade acrescentando ao que já escreveu um texto, com no máximo 15 linhas, no qual comente o que Azevedo quis dizer na página 59, quando menciona que a brinquedoteca “propõe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com