TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AUTOCRÁTICA, DEMOCRÁTICA, LIBERAL, CONTINGENCIAL

Por:   •  11/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.909 Palavras (8 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 8

 LIDERANÇA

Liderança

Existem muitos estilos de liderança diferentes e eles influenciam diretamente a eficiência, a qualidade, resultados obtidos, dinâmicas e o relacionamento entre os funcionários.

Todos os profissionais que assumem uma posição de liderança dentro de uma empresa tiveram essa delegação de poder para representar os interesses da empresa, e comandam toda a operação necessária. Existem diversas formas de liderança entre elas estão: AUTOCRÁTICA, DEMOCRÁTICA, LIBERAL, CONTINGENCIAL, Autoritária, Coaching, Exigente, Motivadora, Visionária, E outras.

Um Líder deve ser capaz de influenciar os funcionários a executarem suas tarefas da melhor forma possível, incentivar os trabalhadores a agirem em prol de um objetivo, para que a empresa possa crescer como o resultado dos esforços de todos. O líder e aquele que comanda, orienta e incentiva um grupo de trabalho buscando uma meta e um objetivo, e para ter uma liderança eficaz o líder deve levar o grupo a conquistar os objetivos propostos.

A liderança pode aparecer naturalmente, ou ser dada através de cargos, processos seletivos, eleições e outros. Durante nossa vida podemos ver o aparecimento diverso lideres.

O líder tem o papel do Garantir a harmonia, a boa comunicação do grupo; Delegar as funções da melhor maneira possível; motivar e inspirar os funcionários; Organizar as metas e prazos; Determinar a melhor forma de obter os resultados. Algumas características do líder são:

Carisma, clareza na comunicação, liderança, Respeito, empatia, Paciência, Pensamento estratégico, Rápida tomada de decisões, capacidade, motivação, inspiração, Disciplina, organização, Pró – atividade, compromisso, responsabilidade, autoridade, influência, controle, comando, orientação.

Liderança autocrática

A liderança autocrática estilo de liderança que tem como principais características a centralização do poder em um líder na qual e responsável por todas as decisões, e controlar as regras; isso obriga os funcionários a se contentar em receber ordens eles não têm nenhuma participação nas decisões. A comunicação não ocorre nos níveis mais baixos; Durante a execução das tarefas eles não sentem satisfação e só trabalham na presença do líder. Na liderança autocrática, o líder tem o controle de tudo e muitas vezes trabalham de uma forma autoritária e desmotivadora.

Características da Liderança autocrática

Liderança firme;

Centralização do poder;

Subordinados sem opinião;

O líder toma as decisões em nome do grupo;

Os líderes têm o controle das informações, métodos e processos;

O líder que premia ou castiga os funcionários;

O líder não delega decisões aos membros do grupo;

É temido pelos funcionários;

Emite ordens e conta com a obediência

Determina as regras e a forma como elas serão executadas

Vantagens

A liderança autocrática coloca um controle absoluto e autoritário sobre os funcionários mais pode trazer algumas vantagens, e benefícios quase de imediato, para a uma empresa como: Decisões tomadas rapidamente, diminuição do estresse entre os membros da equipe, Obtenção de resultados rápidos, Redução da burocracia, Influência na produtividade dos colaboradores.

Desvantagens

Ser um líder autocrático pode trazer algumas desvantagens. Como exemplo: se o líder abusar do poder os funcionários vão o chamar de ditador, tirano, e controlador, e podem ficar desconfia dos com a forma que ele lida com as situações; pode haver também a diminuição da motivação e moral dos trabalhadores por não poderem contribuir nas decisões do desenvolvimento do trabalho; pode ocorrer falta de soluções criativas para os problemas que surgirem; aumento do estresse para o líder pelo acumulo de responsabilidade; se o líder não estiver presente pode ocorrer a perda de produtividade. Neste etilo os funcionários vão temer o líder, e não respeitá-lo.

Líder democrático

O líder democrático é aquele que divide as tarefas com seus funcionários, incentivando-os a darem sugestões e opiniões. Nesta forma de liderança o líder deve ser participativo, ouvindo, oferecendo dicas e ideias, esclarecendo dúvidas, dando respostas claras, e auxiliando o grupo a se desenvolver e melhorar resultados, Sabendo dividir suas responsabilidades o líder consegue melhor o rendimento e produtividade, Quando trabalha em equipe o líder democrático se coloca como condutor da equipe. Ele incentiva todos da equipe a participar de todas as discussões ate que cheguem a um consenso. Ao longo do processo ele coordena as atividades e sugere ideias que possam ajudar a equipe na resolução dos problemas.

Características:

Administração participativa;

Líder como incentivador;

Decisões repartidas;

Boa comunicação;

Entrosamento com a equipe;

Saber delegar as funções;

Capacidade para ouvir e considerar as opiniões;

Incentivar a comunicação entre todos;

Ser flexível para as mudanças de mercado e de novas tecnologias;

Incentivar a colaboração entre a equipe;

Ser um membro da equipe, sem superioridade;

Ser proativo;

Manter a produtividade dos funcionários e o bem-estar no ambiente de trabalho;

Manter o bem-estar no ambiente de trabalho.

Vantagens

Nesse processo de liderança os funcionários se sentem valorizados quando são envolvidos nas decisões, as equipes ficam mais unidas e os funcionários passam a admiram o lide em vez de temê-lo. Quando Os funcionários trabalham com esse tipo de liderança eles tem maior rendimento e produtividade, e se comprometem mais com o trabalho e os resultados. Uma boa liderança motiva e inspira Os funcionários que sentem a maior participação na empresa e se esforçam para que ela cresça. Então é importante que, além de dar espaço e ouvir as equipes, o líder democrático deve valorizar e recompensar os esforços de todos do grupo.

Desvantagens desse tipo de liderança

É preciso tomar cuidado com esse tipo de líder para que ele não transfira todo as funções e perca o controle. O líder democrático deve saber separar o pessoal do profissional, o líder deve tomar cuidado com as relações entre os funcionários Para não haver discórdias entre a equipe, é fundamental que ele faça uma conciliação em prováveis discussões, ele deve ser imparcial para resolver a questão da melhor forma possível, ele também deve ser imparcial quando for fazer críticas ou elogios, em caso de críticas não deve fazer em um tom agressivo e essa conversa de ser reservada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (89.2 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com