TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AV. 8 (ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM)

Artigo: AV. 8 (ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  1.186 Palavras (5 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 5

RESPOSTAS QUESTIONÁRIO

I.Identificação do Empreendedor

a) Nome

Elisa Furian Dias e Paula Eça Almeida Sardeiro

b) Papel do Empreendedor (Empreendedor; Empresário; Executivo; Empregado)

Empreendedor Sócio

c) Qual a experiência do empreendedor nesse setor (tempo e tipo de experiência).

Paula é Arquiteta e Urbanista pela UFBA, Designer de Interiores pela EBADE, Lightdesigner pela primeira turma formada em Salvador do IPOG e especialista em cor pelo Universo da Cor em São Paulo. Ela já estagiou em 4 escritórios sendo 3 de arquitetura e interiores e 1 de urbanismo. Além disso estagiou na área de ensino no início da formação acadêmica. Ao concluir o curso técnico em design de interiores em 2008 iniciou seu escritório com Elisa ambas concluintes em Arquitetura. Em paralelo trabalhou num escritório do mesmo ramo por 8 meses e numa construtora por 5 meses em seguida. Após a saída da construtora continuou com o escritório e voltou a área acadêmica lecionando na Escola Baiana de Decoração (EBADE). Hoje além dessas duas atividades, cursa Engenharia Civil na Unifacs para ampliar seus horizontes na área de projeto.

Elisa Furian é Arquiteta e Urbanista pela UFBA e está se pós graduando em Hospitality na Unifacs. Tem formação em Feng Chui e cursou 1 ano de intercâmbio de arquitetura na Universidade de La Coruña. Atualmente reside em Feira de Santana e ampliou o atendimento do escritório para duas cidades. Em paralelo é concursada na prefeitura de Feira de Santana e trabalha um turno em cinco dias da semana.

d) Qual a dedicação do tempo para o empreendimento. (tempo parcial ou integral)?

A dedicação de ambas é parcial.

II. Identificação do Empreendimento

a) Nome da Empresa

Surgiu como Furian Eça por uma questão de falta tempo e investimento para a marca. No final de 2013 contrataram uma empresa de marketing para criar a programação visual da empresa e foi sugerido o nome ‘Invento’ que inicialmente agradou, mas posteriormente causou polêmica ao ser identificado em vários escritórios do mesmo ramo no país (mesmo que não fossem baianos). As arquitetas repensaram a seriedade da empresa contratada para a programação visual e marketing e ainda estão em fase de decisão. Em virtude disso, o facebook e o website estão em construção com nomes distintos.

b) Localização

A base atual é o home Office de Paula, pois a empresa já teve um escritório num edifício comercial, mas o feedback do cliente não foi legal. Para o nosso público era mais interessante que atendêssemos a domicilio nas primeiras reuniões e as reuniões posteriores costumam ser na obra mesmo.

c) Ramo ou segmento do empreendimento

Fazemos projeto de arquitetura de porte médio e pequeno, design de interiores, consultorias e luminotécnicos. Não trabalhamos com obras.

d) Qual a forma de obtenção do capital

O capital provém dos projetos e eventualmente de parecerias com lojas, o que no nosso escritório excepcionalmente não é comum.

III. Análise Ambiental

3.1. Identificar as oportunidade e ameaças do mercado

O mercado de arquitetura e de design de interiores é muito amplo. São diversos os profissionais, mas também os serviços. A tendência de crescimento apontava para a área de reforma e interiores em virtude da grande área urbana já ocupada e construída. O tamanho reduzido dos espaços nessas cidades também estimulam a contratação dos profissionais de interiores. Há uma semana saiu uma noticia revigorante para os arquitetos: para que haja qualquer tipo reforma em qualquer espaço será necessário o acompanhamento comprovado de um profissional de arquitetura ou engenharia. Esse último fato trouxe ânimo aos profissionais da área. Esse mercado é muito amplo e existe, mas a grande parcela da população ainda acredita que o custo beneficio da nossa contratação é negativo, esse mito ainda é uma constante ameaça de mercado e a competitividade pela quantidade de profissionais que tem ingressado nele também é alta. Quando nós entramos na faculdade só existiam mais duas na Bahia que ofereciam esse mesmo curso e tinham somente uma turma formada. Hoje temos uma infinidade de universidades no ramo.

3.2 Identificar quais os pontos fortes e os pontos fracos (ambiente interno) do Empreendimento

O nosso escritório tem uma grande preocupação com a identidade e o respeito ao cliente. Nós o escutamos e nos entregamos ao projeto adotando o sonho dele como nosso, porem com a qualidade técnica e a informação necessária para realizá-lo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com