TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Integrada Da Aprendizagem Trata Da Interdisciplinaridade

Artigo: A Atividade Integrada Da Aprendizagem Trata Da Interdisciplinaridade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  621 Visualizações

Página 1 de 5

1. SÍNTESE REFLEXIVA

A Atividade Integrada da Aprendizagem trata da interdisciplinaridade e a variedade de conexões entre diversos tipos aprendizagem, que contribuem para a formação das crianças como seres pensantes e ricos em conhecimento, então através dos conceitos de ciência de atividades integradas na educação infantil como: matemática, música, atividades artísticas, pensamento criativo, experiência com alimentos são muito importantes para a aprendizagem e retenção de conceitos pelas crianças.

As atividades de matemática promovem o raciocínio quanto aos números, as de música evocam as sensações positivas através da melodia, os elos com a literatura ampliam os conceitos à linguagem e imagens vividas, encorajam as crianças a contarem suas próprias histórias, as atividades artísticas sugerem formas de estimular as expressões intuitivas e criativas das idéias infantis e tantas outras que contribuem para o desenvolvimento psicomotor das crianças.

O texto “As tranças de Bintou” nos ajuda a trabalhar com as atividades integradas, pois o mesmo trata de uma criança negra em algum lugar da áfrica que um dia descobre que é diferente das demais pessoas e começa a se questionar e questionar as pessoas ao seu redor o porquê da diferença, mas como hoje temos que ter estratégia como a vovó de Bintou que com muita sabedoria mostrou a neta que mesmo sendo diferente ela poderia ser bela como as outras pessoas, então a partir daí o texto incentiva as crianças a gostarem da sua cor, de como são e como enfrentar o preconceito racial. O texto é rico não só pela questão racial, mas também pela diversidade cultura, belezas naturais, cores e nos ensina a ser feliz por quem somos e pela nossa família é claro que lutando contra a desigualdade social e racial.

No Brasil, pretende-se erradicar o preconceito racial ou racismo com leis. Só a educação poderá esclarecer a todos, sobretudo aos brancos, o que representou para a raça negra o que lhe foi imposto pelo tráfico escravista. A Igreja se julgava com o direito de catequizar aqueles que nada sabiam da religião católica.O Governo nada fez, depois da Abolição, para dar aos ex-escravos condições de estudar e conquistar um lugar na sociedade. O Brasil está muito longe de ser um país onde todos sejam iguais. O espaço e a visibilidade que o negro tem em nossa sociedade, não permitem que ele sirva de referência. Estudos realizados pelo IBGE mostram que no Brasil os brancos recebem salários superiores, cerca de 50%, aos recebidos pelos negros no desempenho das mesmas funções, e que o índice de desemprego desses também é maior. No campo da educação, o analfabetismo, a repetência, a evasão escolar são consideravelmente mais acentuados para os negros.

Podemos utilizar o texto para trabalhar as atividades integradas e sensibilizar os alunos acerca do tema, uma das atividades sugeridas é ler o texto e propor uma brincadeira de observar e dizer as semelhanças e as diferenças entre eles, peça às crianças que formem dois círculos - um interno e outro externo -, de modo que um aluno fique de frente para o outro, formando assim, a primeira dupla da brincadeira. O professor poderá participar desta atividade, caso o número de alunos seja ímpar.

A brincadeira começa quando o professor dá o sinal combinado, podendo ser uma palma, o soar de um apito ou de um sino. Nesse momento, um aluno da dupla terá trinta segundos para observar e dizer o maior número possível de características comuns e diferentes entre ele e o colega, como por exemplo: "Nós dois temos cabelos pretos, temos olhos castanhos... eu sou gordo você é magro, eu sou baixo você é alto..." Ao sinal do professor, o aluno passa a vez para o outro colega da dupla, que deverá estar atento à seguinte regra: “Não vale repetir o que já foi dito pelo colega”.

A um novo sinal do professor, os círculos se movimentam, novas duplas se formam e a brincadeira continua até que a primeira dupla se encontre novamente ou enquanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com