TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Atividade é Considerada Uma Boa Situação De Aprendizagem Quando: 1. Os Alunos Precisam pôr Em Jogo Tudo O Que Sabem E Pensam Sobre O Conteúdo Em Torno Do Qual O Professor Organizou A Tarefa. 2. Os Alunos têm Problemas A Resolver E Decisões A

Artigo: Uma Atividade é Considerada Uma Boa Situação De Aprendizagem Quando: 1. Os Alunos Precisam pôr Em Jogo Tudo O Que Sabem E Pensam Sobre O Conteúdo Em Torno Do Qual O Professor Organizou A Tarefa. 2. Os Alunos têm Problemas A Resolver E Decisões A. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  1.981 Visualizações

Página 1 de 2

Decodificar na educação tem um conceito mais amplo, tanto para a palavra decodificar como para os termos ler, escrever, autonomamente, aprendizagem e conhecimento. Os conceitos no dicionário não exploram tudo o que elas significam dentro do campo educacional. Na educação temos um processo muito importante chamado alfabetização em seu sentido próprio e especifico que é o processo de aquisição do código escrito, das habilidades de escrita e leitura.

O letramento vai muito além do domínio do código, colocando-se em prática social, de uso do código escrito, em várias situações da vida do individuo. No processo de alfabetização e letramento, é indispensável que o professor tenha claro, os objetivos e os caminhos que precisa percorrer, para favorecer a adaptação da leitura e da escrita por seus alunos. Assim sendo, é importante, na fase de alfabetização, estimular a criança a ter contato com diferentes materiais escritos, favorecendo o processo de apropriação da linguagem escrita, possibilitando a representação gráfica do pensamento.

Alfabetizar significa apenas obter a habilidade de codificar a língua oral em língua escrita e de codificar a língua escrita em língua oral, é necessário dar sentido ao ato de ler e escrever, transformar a alfabetização em um processo de compreensão.

O professor, por exemplo, deve propor atividades que levem a criança a refletir da criança sobre a escrita, pois é pensando, que aprende, e ao aprender a ler e escrever, é como se reinventasse o processo, sendo capaz de descobrir como se lêem ou se escrevem palavras que ainda não foram treinadas, nem praticadas em sala de aula, num processo contínuo de letramento. Embora tenhamos clareza de que a criança é um seu único, muitas vezes é trabalhado na sala de aula como se fossem todos iguais. Por conseqüência, acabam facilitando a apropriação de conteúdos para alguns alunos e dificultando para outros.

Sabendo-se que cada criança tem um momento próprio de aprender e quando se nota uma carência de estímulos, ou uma grande cobrança, no momento da alfabetização, pode ocorrer um descompasso no aprendizado, o que pode ser confundido com dificuldade de aprendizagem, É ai, que podemos perceber claramente a importância e a função da mediação pedagógica na sala de aula, buscando estimular e preparar a criança continuamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com