TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO DA DISTÂNCIA

Tese: AVALIAÇÃO DA DISTÂNCIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/1/2015  •  Tese  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 3

AD 1 – AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA

Disciplina: Gestão de Empreendimentos Turísticos II

Conteúdo: Aulas 1, 2, 3 e 4

Conforme as aulas 1, 2, 3 e 4 e a partir do texto a seguir, referente ao legado da Copa do Mundo no Brasil, redija um texto de 20 a 30 linhas apresentando, em linhas gerais, os impactos positivos e negativos que esse evento trouxe para o país nas diferentes capitais.

Texto 1:

O governo brasileiro comemora os resultados da Copa do Mundo de Futebol de 2014. Segundo dados do Ministério do Turismo, cerca de 1 milhão de turistas estrangeiros, de 202 países, visitaram o Brasil durante o evento. O número supera a expectativa inicial do governo, que era de 600 mil. E de acordo com o Banco Central, os visitantes internacionais deixaram no Brasil US$ 1,406 bilhões, se somados os meses de junho completo e julho até o último dia 23. Mas quais foram os reflexos deste evento para a hotelaria nacional?

A Copa do Mundo é um dos eventos do tipo Megaevento que reúne milhões de pessoas, quiçá, bilhões, de variadas classes, e que faz parte de nossa existência, não interessando a classe social, cultural ou religiosa. É um momento especial e único, um acontecimento vivido por todos nós seres humanos. É um conjunto de atividades turísticas decorrente dos encontros de vários interesses, dentre eles profissional, esportivo, lazer etc., por isso, deve ser previamente planejado, e bem planejado, pois gera impactos tanto positivos quanto negativos, e no Brasil não seria diferente dos outros países. Muito trabalho, discussões, contradições e participação de vários profissionais de diversas áreas para que o evento pudesse acontecer.

Quanto aos impactos positivos, é inquestionável a recepção dos brasileiros no evento, em todas as cidades sedes, o espírito de hospitalidade reinou sobre os visitantes por parte dos anfitriões. Quanto à rede hoteleira, a ocupação das UHs superou a expectativa, mesmo tendo as tarifas surreais, os hotéis tiveram um índice excelente. O maior índice de ocupação, de quase 100% na cidade do Rio de Janeiro e o menor ficou em torno de 60% a 80% nas demais cidades. E quanto aos impactos negativos, é claro que esses não ficaram escondidos, nem tanto para a rede hoteleira, mas numa visão geral, por exemplo, a falta de estrutura em atrativos turísticos, como no Corcovado onde as pessoas tiveram que esperar por mais de quatro horas por um transporte, segurança precária nos estádios, ocasionando as invasões de torcedores chilenos e argentinos no Maracanã, taxistas cobrando tarifas exorbitantes e fora do taxímetro, transito lento, falte de sinalização etc., no mais, os impactos positivos foram tão expressivos que, sobrepuseram aos negativos. Mas é preciso rever todos os acontecimentos da Copa, para que, em 2016 os impactos positivos possam ser repetidos e os negativos reparados e que não voltem a acontecer, além do que, o próximo evento, que será as Olimpíadas, um evento de grande proporção tanto quanto à Copa do Mundo, e que terá uma única cidade sede, e o mundo estará voltado para esta, que será a cidade do Rio de Janeiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com