TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO DE CARGOS

Monografias: AVALIAÇÃO DE CARGOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2013  •  226 Palavras (1 Páginas)  •  734 Visualizações

Conceito de desenvolvimento humano: Conforme Marras (2002, p. 173) “É o ato ou efeito de cumprir ou executar missão ou meta previamente traçada. É diretamente proporcional a duas condições do ser humano: o ’querer fazer’, que explicita o desejo endógeno de realizar (motivação), e o ‘saber fazer’, isto é, a condição cognitiva e experiencial que possibilita o indivíduo realizar com eficiência e eficácia alguma coisa”.

Chiavenato (1999, p. 195), que “avaliar o desenvolvimento e o desempenho de um grande número de pessoas dentro das organizações utilizando critérios de equidade e de justiça e, ao mesmo tempo, estimulando as pessoas não é tarefa fácil.”

Avaliação de desempenho: Segundo (CHIAVENATO, 1999, p.186) "A avaliação de desempenho é uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa no cargo e no seu potencial de desenvolvimento futuro. Toda avaliação é um processo para estimular ou julgar o valor, excelência, as qualidades de alguma pessoa."

Conforme (Marras, 2002, p.173) “A avaliação de desempenho é um instrumento gerencial que permite ao ministrador mensurar os resultados, obtidos por um empregado ou por um grupo oi período específico.”

Objetivos da avaliação do desempenho: Segundo Chiavenatto (1998, p.110) – São:

– Adequação do indivíduo ao cargo;

– Treinamento; promoções; incentivo salarial ao bom desempenho;

– Melhoria das relações humanas entre superior e subordinado;

– Auto-aperfeiçoamentos do empregado; etc.

Vulnerabilidade da Avaliação de Desempenho:

Principais problemas de um Sistema de Avaliação

Atitudes Conscientes

Atitudes Inconscientes

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com