TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO DE CONFORTO NO ALMOXARIFADO DE UMA METALÚRGICA

Pesquisas Acadêmicas: AVALIAÇÃO DE CONFORTO NO ALMOXARIFADO DE UMA METALÚRGICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  2.479 Palavras (10 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 10

AVALIAÇÃO DE CONFORTO NO ALMOXARIFADO DE UMA METALÚRGICA

Daiane de Oliveira Costa* - daiane_oliveirac @hotmail.com

* Graduanda do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal Rural do Semi-Árido

1. INTRODUÇÃO

O conforto térmico é uma das condições essenciais para a saúde e segurança dos trabalhados, podendo afetar também a sua produtividade. Um local de trabalho seja ele industrial, rural, comercial, entre outros, deve ser sadio e confortável para os trabalhadores que nele exercem suas atividades. Essas pessoas devem encontrar, no local do seu exercício, um ambiente seguro e satisfatório.

No conforto ambiental estão inseridos o conforto térmico, visual, acústico e a qualidade do ar. Esse conjunto de variáveis encontradas no posto de trabalho influencia o organismo do trabalhador, constituindo-se assim de importantes fatores que intervém de forma direta ou indireta na saúde e bem estar do mesmo, bem como na realização das tarefas que lhe estão atribuídas. Os estudos de conforto térmico buscam avaliar um ambiente, através de métodos previamente estabelecidos, para que ele seja adequado às atividades desenvolvidas, tendo como princípios básicos a busca da satisfação térmica do homem e o aumento da sua produtividade.

O objeto de estudo do presente trabalho trata-se do almoxarifado de uma metalúrgica de pequeno porte, situado na cidade de Mossoró, Rio Grande do Norte. A empresa em questão atua no setor metal-mecânico, localizada na cidade de Mossoró, Rio Grande do Norte, fundada em 1986. Os principais produtos realizados pela mesma são: armários metálicos, suporte para ar-condicionado, porta- palettes, rack para servidor, montagem de painel elétrico e acionamento de motores. A estrutura física possui uma área de 1000 m², sendo constituída por três galpões, destinados aos processos produtivos. Integrado a estes, estão os escritórios, salas de treinamento, serviço de banheiros e o almoxarifado. Neste último, que como já dito, é o objeto desse estudo, localizam-se os produtos de pequeno porte a serem utilizados nos processos de fabricação.

A função do almoxarife é receber o pedido oriundo da produção, entender, identificar, localizar e entregar o material solicitado. A organização e disposição dos itens também são de sua responsabilidade. Esse posto de trabalho é composto por várias estantes de madeira sustentadas por estruturas metálicas, onde estas mesmas delimitam o espaço, havendo apenas uma parede de alvenaria ao fundo. Estas estantes estão divididas por ruas com números de 1 a 19, conforme a figura 1.

Figura 1 – Layout do Almoxarifado

Fonte: Autoria Própria

Lopes, Souza e Moraes (2006) destacam que o almoxarifado é o local responsável pelo recebimento, armazenagem, expedição e distribuição dos materiais. Diante desse conceito pode-se perceber a importância de tal setor dentro de uma empresa, podendo este, ser enxergado como um ponto estratégico e merecedor de altos investimentos para melhorias. As necessidades do trabalhador que irá operar no determinado posto de trabalho devem ser primordiais.

Segundo Iida (2005), as grandes empresas têm se esforçado cada vez mais para melhorar as condições de trabalho, visando os possíveis encargos e punições que as leis trabalhistas podem ocasionar em caso do não cumprimento das normas da legislação em vigor. No entanto, essa realidade não se aplica de forma tão abrangente às pequenas e médias empresas. A falta de estrutura organizacional e um número não tão expressivo de funcionários são fatores que contribuem para este quadro. Portanto, a proposta deste estudo é observar o setor de almoxarifado da empresa, identificar os principais problemas relacionados a ele e propor alterações que o tornem mais confortável para a execução das tarefas do operário que nele trabalha.

De uma maneira mais específica, o trabalho objetiva a realização dos seguintes pontos:

 Analisar o fluxo produtivo do almoxarifado, para o melhor entendimento das tarefas realizadas no mesmo;

 Avaliar as condições sob as quais essas tarefas são executadas, verificando se existem recursos para torna-las mais satisfatórias;

 Avaliar os riscos ambientais existentes nesse posto de trabalho;

 Sugerir medidas preventivas para os riscos identificados;

 Propor um novo layout para o almoxarifado, a fim de facilitar a realização das tarefas com um menor esforço e em um espaço mais confortável.

2. METODOLOGIA

Minayo (1994, p. 16) entende por metodologia uma forma de mapa para orientar o caminho que o pesquisador deve percorrer para concretizar o seu projeto. A definição de pesquisa é citada por Gil (2002) como sendo o procedimento racional e sistemático que objetiva proporcionar respostas aos problemas que são propostos. A autora acrescenta ainda que a pesquisa é requerida quando não se dispõe de informação suficiente para responder ao problema, ou então quando a informação disponível se encontra em tal estado de desordem que não possa ser adequadamente relacionada ao problema.

Uma vez conceituado esse termos, há agora a necessidade de descrever as técnicas a serem utilizadas no trabalho.

Foi realizada uma pesquisa na empresa metalúrgica em questão, tendo como foco de estudo o posto de trabalho do almoxarife, a fim de propor melhorias que tornem o ambiente mais confortável e satisfatório. Para tal, considerou-se importante fazer primeiramente um levantamento das tarefas exercidas pelo funcionário desse posto. A visita iniciou-se as 13 horas (horário de início do segundo turno do trabalhador). As tarefas foram então observadas e descritas a seguir:

Tarefa 1 – Recepção dos materiais: após a chegada do material, o funcionário dirige-se até o local da carga recebida, já retirada do caminhão de entrega por outro funcionário, escolhido de forma aleatória. Logo após, faz o transporte da carga, manualmente, para dentro do almoxarifado, e a dispõe sobre o piso, onde se dará início a próxima tarefa.

Tarefa 2 – Separação: após dispostos os materiais sobre o piso do almoxarifado, o trabalhador inicia o processo de separação, o qual consiste em identificar os materiais recebidos e separá-los de acordo com o seu gênero, para facilitar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com