TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO DE FORMAÇÕES

Exames: AVALIAÇÃO DE FORMAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  1.380 Palavras (6 Páginas)  •  884 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE IGUAÇU – UNIG CAMPUS V

ENGENHARIA DE PETRÓLEO – 8° PERÍODO

AVALIAÇÃO DE FORMAÇÕES

ITAPERUNA – 2013

UNIVERSIDADE IGUAÇU – UNIG CAMPUS V

ENGENHARIA DE PETRÓLEO – 8° PERÍODO

AVALIAÇÃO DE FORMAÇÕES

ALUNO: Diogo Valinho

Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Tecnologia da Soldagem, do curso de Engenharia de Petróleo, turno noturno, da Universidade de Iguaçu Campus V, ministrado pelo professor Fagner Nascimento de Souza.

ITAPERUNA - 2013

RESUMO

A avaliação de formações permite obter informações sobre a sua composição e propriedades físicas, bem como sobre a natureza e quantidade de fluidos contidos nos respectivos reservatórios. Esta avaliação é realizada através de informações obtidas nos estudos geológicos, geofísicos e durante a perfuração do poço perfilagem a poço aberto, isto é, sem revestimento, testes de pressão e de perfilagem de produção.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO: 5

2. TIPOS DE TESTE: 5

2.1.Drill Stem Test (DST): 5

2.2.Teste de Formação a Poço Aberto 5

2.3.Teste de Formação a Poço Revestido: 5

2.4.RFT (Repeat Formation Tester): 6

2.5.Teste de Formação: 6

2.6.Teste de Produção: 6

2.6.1 Perfilagem de Produção: 7

2.7.Testes de Pressão: 7

2.7.1 Registro de Pressão: 8

2.8.Operações Especiais: 9

3. BIBLIOGRAFIA: 9

1. INTRODUÇÃO:

Avaliação de Formação é um ramo da engenharia que realiza estudos e atividades visando avaliar qualitativa e quantitativamente o potencial de uma jazida petrolífera, ou seja, a sua capacidade produtiva e a valoração das suas reservas de óleo e gás, baseando-se principalmente na perfilagem a poço aberto, no teste de formação a poço aberto, nos testes de pressão a poço revestido e na perfilagem de produção.

2. TIPOS DE TESTE:

Os testes de formação e produção são as principais operações de avaliação, utilizadas para obter as informações necessárias ao desenvolvimento e acompanhamento de campos de petróleo. Teremos aqui uma descrição dessas operações e de algumas outras que também fornecem dados importantes para o gerenciamento de reservatórios de óleo e gás.

2.1. Drill Stem Test (DST):

Corresponde a uma completação provisória do poço com o objetivo de identificar os fluidos, determinar os parâmetros de reservatório associados à produtividade e avaliar a extensão da jazida.

2.2. Teste de Formação a Poço Aberto

Realizado a poço aberto durante a perfuração antes da descida do revestimento de produção, ou durante a completação de um poço aberto à formação. É semelhante ao Teste de Formação a Poço Revestido (TFR), em sua estrutura e etapas.

Devido à circulação reversa, sua aplicação não é recomendada pelas normas de segurança em zonas de perda de circulação, com risco de desmoronamento do poço e perdas materiais

2.3. Teste de Formação a Poço Revestido:

Teste realizado a poço revestido que deve estar conectado à formação para fluxo. O teste consiste de duas etapas: um Período de Fluxo, onde há chegada de fluídos na superfície, e outro período de fechamento de válvula, chamado de Período de Estática, ou de Crescimento de Pressão, onde o reservatório alimenta e pressuriza os fluidos no fundo do poço.

2.4. RFT (Repeat Formation Tester):

É um teste de coleta de pressões na subsuperfície executado durante a operação de Perfuração, ao término da última fase, antes da descida do revestimento (operação a poço aberto). Consiste na descida de um cabo com uma ferramenta de pequeno raio de investigação em sua extremidade, que através de válvulas e câmaras, coleta amostras de fluido para a superfície e registra dados de pressão estática da formação a diferentes profundidades.

O gradiente de pressão (Pressão x Profundidade) do poço é determinado, e a partir daí os contatos entre os fluídos podem ser estimados (contatos gás-óleo e óleo-água).

2.5. Teste de Formação:

É utilizado para identificar o potencial da jazida e os fluidos nela contidos, auxiliando a determinação da viabilidade da produção comercial de um poço.

Consiste, basicamente, no isolamento do intervalo a ser testado através do assentamento de um ou vários obturadores e o controle de abertura e fechamento do poço é feito através de uma válvula de fundo.

Durante os períodos de fluxo são feitas medições das vazões de óleo, gás e água e coletadas amostras representativas dos fluidos presentes no reservatório. A pressão e temperatura do fundo do poço são registradas ao longo do tempo através de sensores.

2.6. Teste de Produção:

É um teste sem válvula de fundo. O controle do poço (abertura e fechamento) é feito na superfície. A coluna de teste pode ser descida da mesma maneira que em um teste de formação, com registradores acoplados,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com