TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAIS

Trabalho Universitário: AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAIS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2014  •  2.627 Palavras (11 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 11

AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS

1) Dê o conceito de Meio Ambiente? Segundo a legislação CONAMA 6938 é o conjunto de condições, leis influências e interações de ordem física, química e biológica considerando fatores bióticos, abióticos e natural. que abriga e rege a vida em suas múltiplas formas.

2) O que é poluição? É qualquer alteração das propriedades físicas, químicas ou biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante de atividade humanas que direta ou indiretamente seja nociva ou ofensiva á saúde, à segurança e ao bem–estar das populações, crie condições inadequadas de uso do meio ambiente, para fins domésticos, agropecuários, industriais, públicos, comerciais, recreativos e estéticos, ocasione danos à fauna, à flora, ao equilíbrio ecológico e às propriedades, não esteja em harmonia com os arredores naturais.

3) Defina o que seja um impacto positivo? É aquele que não está ligado a algo nocivo, onde o homem intervém na natureza melhorando as condições humanas vem sempre como medidas compensatória.

4) O que é degradação ambiental? Perturbação ao meio ambiente causada por ação antrópica, com efeito de alteração negativa ao equilíbrio do sistema.

5) Quais os efeitos da degradação ambiental? Reversível: exemplo poluição moderada na Baía de Guanabara ou Irreversível: exemplo um lago que vira pântano.

6) O que é Resiliência? É a capacidade do meio ambiente se recuperar de uma perturbação causada por um fator externo (ação antrópica ou natural).

7) O que é Aspecto Ambiental? Elemento das atividades, produtos ou serviços que pode interagir com o meio ambiente. Exemplo: posto de gasolina (ação humana) – gasolina (aspecto ambiental) – geração de poluição atmosférica (impacto ambiental).

8) O que são processos ambientais? São fluxos de energia e matéria, teias de relações intra e interespecíficas, ou seja, os processos que ocorrem na natureza. São importantes no estudo de impactos ambientais, é necessário conhecer como ocorre a dinâmica dos sistemas. Exemplo: o uso de um determinado pesticida pode reduzir a população de gafanhotos e atingir toda a cadeia alimentar, diminuindo a população de aves até mesmo possibilitando o surgimento de outras espécies consideradas pragas.

9) O que é necessário para se atingir um desenvolvimento sustentável? Temos que prever, medir a poluição e estabelecer padrões ambientais, devemos avaliar os impactos ambientais das atividades visando reduzir as conseqüências negativas das ações antrópicas.

10) O que pode ser a Ação do Homem? Atividades realizadas, produtos e serviços.

11) O que é impacto Ambiental? Qualquer alteração no meio ambiente em um ou mais de seus componentes provocada por uma ação induzida pelo homem. É o resultado da perturbação ao meio ambiente, o efeito sobre o ecossistema induzido pelo homem.

12) Por quê toda a atividade do homem gera impacto negativo? Porque toda e qualquer matéria prima que o homem necessita para a sua sobrevivência é extraído do meio ambiente.

13) Qual a diferença de impacto ambiental e degradação ambiental?

14) Em que pode afetar um impacto ambiental? na saúde, segurança bem-estar da população, nas atividades sociais e econômicas, nas condições estéticas e sanitárias do meio ambiente, na qualidade dos recursos ambientais.

15) Descreva as variações dos impactos ambientais? Valor = positivo ou negativo Ordem = diretos ou indiretos Dinâmica = temporário (acontece, corrige e acaba o problema), cíclico (gerados por atividades humanas que pode aparecer de tempos em tempos) ou permanente ( ex. usinas nucleares, mas dependendo da tecnologia usada numa indústria poderá deixar de ser permanente.) Espaço = local regional, global Horizonte Temporal = curto (ex: compra de um veículo e uso imediato), médio ou longo prazo ( ex: contaminação por mercúrio também pode ser médio prazo) Plástica = reversível ou irreversível

16) Explique um impacto direto e indireto? Direto = reação instantânea exemplo construção de rodovia afeta fauna e flora ou navios em exploração de petróleo que afeta os peixes Indireto = reação a logo prazo (horizonte temporal) exemplo: poluição do ar pelo fluxo de veículos ou o tratamento do petróleo em terra como refino do petróleo.

17) Qual o propósito da AIA? Avaliar as conseqüências de algumas ações que possa haver a prevenção da qualidade de determinado ambiente. Planejamento de ações e medidas mitigadoras e potencializadoras que tratam-se de medidas a serem adotadas na redução dos impactos negativos e aumentar os impactos positivos.

18) O que é Recuperação do Meio Ambiente? É um termo que designa a aplicação de técnicas de manejo visando tornar um ambiente degradado apto para um uso produtivo, desde que sustentável deixando em condições existentes antes da degradação. Para recuperação de uma área perturbada pelo homem podemos utilizar de medidas corretivas ou abandonar a área.

19) Quais as modalidades de recuperação? Remediação = utilização de plantas (replantação), uso de fungos, bactérias, casca de frutas Reabilitação = Reabilitar a área (retirar e depois recolocar animais, plantas, pessoas, etc Restauração = Tornar a área igual a antes da ação do homem. Revitalização = Fazer melhorias no local degradado ex: campo de futebol – dar vida ao local e em caso de simples abandono da área degradada existem duas situações que podem ocorrer: recuperação espontânea (lenta ou gradual) ou a continuidade da degradação.

20) Histórico do AIA – origem legislação federal dos USA – primeiro pais a adotar foram Canadá 1973, conferência de Estocolmo/72 foi o primeiro evento a dar inicio em caráter internacional ao movimento ecológico atual - criação da 1ª Lei de AIA, aderência do modelo por países desenvolvidos pela melhoria do M.A. sustentável, a difusão no meio internacional ocorreu com a conferência das nações unidas sobre o M.A. (CNUMAD) a ECO-92 2ª conferência mundial do M.A onde desenvolveram o conceito de desenvolvimento sustentável e foi discutido o que ocorreu desde 1972 inclusive propostas, protocolos assinados, resultou em uma série de acordos, convenções e protocolos visando a preservação do planeta terra para as gerações futuras.

21) Protocolo de Kyoto - ocorreu no Japão, teve como resultado um protocolo sobre emissão de gases que contribuem para aumentar efeito estufa, 84 países se comprometeram em reduzir em 5% suas emissões até o período 2008-2010, o Brasil assinou mas na época não poluía muito, não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com