TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DE FORNECEDORES

Trabalho Universitário: AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DE FORNECEDORES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2014  •  1.641 Palavras (7 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 7

PROCESSO DE AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DE FORNECEDORES

Santo André

Abril/2014

Nome Matrícula

Amanda Patrícia Araújo 713411

Brena Bueno Carvalho 713134

Caroline Pereira dos Santos 713371

Danielle Morgon de Oliveira 713195

Fernanda Alves da Motta Bossolani 713207

Karina Alexandre Silva 714252

Lucas Matheus Elias Cunha 713170

PROCESSO DE AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DE FORNECEDORES

Trabalho de pesquisa na matéria de administração de recursos materiais e patrimoniais, apresentado ao 2º Ano – Turma A do curso de Administração.

Orientado pelo professor Waldemar Wysocki.

SANTO ANDRÉ

ABRIL/2014

SUMÁRIO

Introdução 03

O que é um fornecedor? 04

Porque executar a avaliação dos fornecedores? 04

A realização de pesquisas de fornecedores potenciais 05

Estabelecer critérios de avaliação de fornecedores 05

Quadro para avaliação de fornecedores 07

Qualificação de Fornecedores 08

Qualidade Assegurada 09

Conclusão 10

Referências Bibliográficas 11

INTRODUÇÃO

Nenhum sistema produtivo pode fabricar produtos ou prestar serviços com qualidade se os materiais utilizados, ou serviços adquiridos, não estiverem dentro das especificações adequadas. No mínimo, serão necessários retrabalhos por parte da empresa compradora, o que certamente aumentará seus custos ou comprometerá prazos e a qualidade do produto final.

Assim, adquirir matérias e serviços de empresas que possam comprovar a eficácia de seu sistema de garantia de qualidade é essencial para a empresa moderna, ou seja, ela deve ser impedida, de alguma forma, de comprar itens de fornecedores não qualificados, que eventualmente possam onerar o seu produto final das cotações feitas pelo fornecedor.

Procurar e providenciar a entrega de materiais, na qualidade, especificada, no prazo, a um preço justo é a função do responsável por compras da empresa. É importante que o comprador certifique-se que o material comprado está de acordo com que foi solicitado, além de fechar os negócios o comprador deve desenvolver o sentido técnico com o objetivo de detectar possíveis defeitos nos produtos ou erros na cotação.

A NBR ISSO 9001:1994, em seu requisito 4.6.3, estabelece que “o fornecedor deve avaliar e selecionar subcontratados (fornecedores) com base na capacidade deste para atender aos requisitos de subcontratação, incluindo requisitos específicos de garantia de qualidade do fornecedor”.

1. O QUE É FORNECEDOR?

A palavra fornecedor é derivada do francês fournisseur, do verbo founir, que em português significa abastecer, fornecer e prover. O fornecedor é aquele que fornece mercadorias ou serviços ao consumidor. Porém em termos contábeis, um fornecedor é um credor enquanto o cliente passar a ser um devedor.

Temos três figuras básicas que se enquadram no conceito de fornecedor:

• Fornecedor real: É a pessoa física ou jurídica que sob sua responsabilidade participa do processo de fabricação ou da produção do produto já acabado, de um componente ou de uma matéria prima.

• Fornecedor: É aquele que não participou no processo de fabricação, no entanto apresenta-se como tal pela colocação de seu nome ou marca;

• Fornecedor Presumido: Resume-se naquele que importa o produto ou vende produtos sem identificação clara de seus fabricantes que assuma a responsabilidade.

2. POR QUE EXECUTAR A AVALIAÇÃO DOS FORNECEDORES?

A avaliação dos fornecedores é a ponte que irá estabelecer ou não a

confiança necessária de que o produto ou serviço prestado que irá ser adquirido, será executado sem quaisquer erros, atendendo de acordo com as condições estabelecidas (técnicas, comerciais e de prazo) ao longo do tempo.

A partir do momento que um fornecedor é considerado qualificado, o termo “qualificação” torna-se um pré-requisito similar a um status, pois baseado nessa qualificação a empresa contratante terá uma previsão do impacto do produto subcontratado na qualidade do produto final. A princípio podemos ter três status:

• Qualificado;

• Qualificado condicional;

• Não qualificado.

3. A REALIZAÇÃO DE PESQUISA DE FORNECEDORES POTENCIAIS

Várias formas de pesquisar de fornecedores podem ser utilizadas pela empresa:

• Sindicatos e associações;

• Publicações especializadas;

• Internet;

• Consultoria com especialistas;

• Arquivos do departamento de compras;

• Feiras e exposições;

• Listas telefônicas.

4. ESTABELECER CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES

O maior objetivo da empresa para avaliação de fornecedores é ter a certeza da capacidade da qualidade dos produtos que a empresa utiliza, ou seja, ter um sistema de garantia de qualidade adequado. Essa avaliação pode ser feita atingindo os seguintes requisitos:

• Competências essenciais: são os diferenciais de cada fornecedor, onde seus pontos forte e estratégicos são levados em consideração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com