TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO ESTRUTURADA INTEGRADORA

Exames: AVALIAÇÃO ESTRUTURADA INTEGRADORA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2013  •  853 Palavras (4 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 4

AVALIAÇÃO ESTRUTURADA INTEGRADORA

2010/2 

Introdução

A idéia básica da computação ubíqua é que a computação move-se para fora das estações de trabalho e computadores pessoais e torna-se pervasiva na nossa vida quotidiana. Mark Weiser, considerado o pai da computação ubíqua, previu há uma década atrás que no futuro, os computadores habitarão nos mais triviais objetos: etiquetas de roupas, chávenas de café, interruptores de luz, canetas, etc. De forma invisível para o utilizador. Neste mundo de Weiser, devemos aprender a conviver com os computadores, e não apenas interagir com eles.

São utilizados dois cenários para ilustrar o conceito de computação ubíqua, as tecnologias envolvidas e os desafios a ser vencidos. O primeiro cenário descreve o potencial da computação ubíqua para aumentar as capacidades dos profissionais. O segundo cenário ilustra as diferentes visões que se pode ter de uma mesma aplicação na dimensão da computação ubíqua. A apresentação destes diferentes cenários demonstra algumas das questões envolvidas nesta desafiadora área emergente de pesquisa.

A computação ubíqua requer computadores pequenos, baratos e tecnologias de ligação com ou sem fios a computadores de maior dimensão. Por exemplo uma casa controlada por dispositivos de computação ubíqua deverá ter controlo remoto da iluminação da casa, sistema de extinção de incêndios, sistemas de entretenimento integrados, sistemas para monitorizar a saúde dos ocupantes da casa, e um frigorífico que avise os ocupantes da casa dos produtos estragados ou fora da validade.

Computação Ubíqua

A Computação Ubíqua promove a idéia de que os computadores estarão em todos os lugares e em todos os momentos auxiliando o ser humando sem que ele tenha consciência disso.

Os computadores serão imperceptíveis, não devido ao seu tamanho, mas devido a sua imperceptível forma de computador.

Essa é a visão mais distribuída que a área de Sistemas de Informação Distribuídos (SID) poderia imaginar. A informação distribuída sem limites físicos nem temporais. A informação disponível imperceptivelmente e até mesmo disponível quando descessária no momento, mas participando ativamente de forma construtiva e se auto alimentando para disponibilizar com maior qualidade quando necessária.

Princípios

Pelo menos três princípios são identificados na Computação Ubíqua:

Diversidade

Descentralização

Conectividade

Para esses três princípios nota-se a necessidade de padronização dos dados e protocolos de comunicação para atingir a conectividade e interoperabilidade desejada.

Diversidade

Ao contrário do PC, que é um dispositivo de propósito geral que atende várias necessidades distintas do usuário, os dispositivos ubíquos acenam com uma nova visão da funcionalidade do computador, que é a de propósito específico, que atende necessidades específicas de usuários particulares e de outros dispositivos.

Descentralização

As responsabilidades são distribuídas entre vários dispositivos pequenos e grandes que assumem e executam certas tarefas e funções. Estes dispositivos cooperam entre si para construir a inteligência no ambiente, que é refletida nas aplicações. Para isso uma rede dinâmica de relações é formada caracterizando um sistema distribuído.

Conectividade

Conectividade sem fronteiras. Os dispositivos e as aplicações que executam neles movem-se juntamente com o usuário, de forma transparente, entre diversas redes heterogêneas, tais como as redes sem fio de longa distância e de redes de média e curta distância.

Diversidade

Diversidade dos Dispositivos

Existem diversos tipos de dispositivos que constituem a Computação Ubíqua. Desde sensores até Mainframe.

Cada dispositivo possui um tamanho e capacidade tecnológica específica devido a sua funcionalidade final e vice-versa.

Cada dispositivo possui um meio de comunicação, uma forma de receber, interpretar, armazenar e enviar os dados.

A existência de múltiplos dispositivos constitui-se em um dos desafios da Computação Ubíqua.

No quadro a seguir são exibidos dispositivos de pequeno e médio porte que constituem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com