TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abertura De Empres Na China

Dissertações: Abertura De Empres Na China. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/1/2014  •  4.166 Palavras (17 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 17

educadores e pesquisadores a desenvolver o método e a filosofia denominada Administração Científica, um grande colaborador em destaque foi Henry Ford (1863-1947), desenvolvendo um modelo de carro para a classe popular da Época (modelo T), construído em linhas de montagem contribuindo para: desenhos de produção; produção em massa;baixos custos de manufatura; linha de montagem mecanizada.Durante o período pós-guerra e ainda hoje, a PO é conhecida, principalmente por suas técnicas quantitativas, como a programação linear, a PERT/CPM e os modelos de previsão. Administração da Produção e Operações no contexto atual (APO) administra o sistema de produção, de modo a transformar os insumos em produtos ou serviços da organização.

Assim com o passar dos anos e com a competitividade aumentando cada vez mais, surgem varias teorias e ferramentas de produção como: O QFD (Quality Function Deployment – Desdobramento da Função Qualidade) é uma das ferramentas da qualidade que foi criada na década de 60 pelo japonês Yoji Akao e que tem como objetivo principal permitir que a equipe de desenvolvimento do produto incorpore as reais necessidades do cliente em seus projetos de melhoria adotando métodos como:

Just-in-time (JIT) - denomina uma filosofia de organização da produção de bens ou serviços que incorpora um conjunto de conceitos e técnicas voltadas para a melhoria de desempenho global dos sistemas produtivos, focado, principalmente na minimização das perdas (tempo e material). Incluindo o planejamento, a programação, a preparação e o controle das atividades do chão de fábrica, destaca-se a minimização dos estoques, a diminuição das perdas de tempo em trocas (setup) ou preparação de máquinas, melhoria no ritmo da produção e na sincronização das operações.

Engenharia Simultânea – É a participação de todas as áreas funcionais da empresa no desenvolvimento do projeto do produto, tanto os clientes como os fornecedores são envolvidos com o objetivo de reduzir prazos, custos e qualquer problema na fabricação e comercialização do produto.

Tecnologia de Grupo - Possui dentre outras pretensões, encontrar o agrupamento dos produtos a serem processados na fábrica em família de produtos (FP). Esta técnica pretende criar um conjunto de produtos que utilizam um mesmo grupo de máquinas para serem manufaturados e as máquinas em células de máquinas (CM), visando com isso à utilização de uma célula de máquinas por cada família de produtos, tornando a ordenação das máquinas mais adequada de forma a aumentar a velocidade de manufatura. O resultado deste agrupamento pode ser representado de forma física ou lógica das máquinas.

Consórcio modular - Mais do que um projeto inovador em termos de tecnologia e de respeito ao colaborador e ao meio-ambiente, a fábrica da Volkswagen Caminhões e Ônibus em Resende adotou um modelo inovador de gestão e que, ao longo dos anos provou ser um sucesso. Busca redução nos custos de produção, investimentos, estoques, tempo de produção e principalmente, agilidade na produção de seus veículos.

Funciona assim: oito parceiros fazem a montagem de conjuntos completos de peças. São eles a Maxion (que cuida da montagem do chassi), a Arvin Meritor (eixos e suspensão), a Remon (rodas e pneus), a Powertrain (motores), a AKC (armação da cabina), a Carese (pintura) e a Continental (pneus). O controle de qualidade do produto é de total responsabilidade da Volkswagen, essa estratégia aumenta a produtividade e torna a montagem mais eficiente e flexível, do lucro final dos produtos.

Célula de Produção - O departamento de produção de uma empresa apresentar-se dividido em setores que recebem diferentes nomes: setor de corte, setor deprensa, setor de roscas, setor de zincagem etc. Cada setor executa um tipo de trabalho, o arranjo físico em células de produção consiste em reagrupar as máquinas ou postos de trabalho de forma que cada grupo (célula) fabrique os produtos totalmente (do início até o fim). O produto pode ser uma peça ou uma família de peças que apresentam semelhança quanto à forma e à maneira de fabricar.

Desdobramento da função qualidade - É uma das ferramentas da qualidade que foi criada na década de 60 pelo japonês Yoji Akao e o objetivo principal permitir que a equipe de desenvolvimento do produto incorpore as reais necessidades do cliente em seus projetos de melhoria. Possibilita ouvir a voz do cliente e ordená-las de modo à análise de suas necessidades.

Comakership - É a forma mais desenvolvida de relacionamento entre clientes e fornecedores. Estabelece-se uma parceria entre eles de forma a gerenciar os produtos, processos, qualidade, pesquisas e desenvolvimentos. O objetivo é obter uma vantagem competitiva através de um fornecimento sincronizado e qualidade assegurada.

Sistemas Flexíveis de Manufatura - Possui certa flexibilidade para reagir a mudanças esperadas ou inesperadas no processo de fabricação, esta flexibilidade enquadrada em duas categorias, mas contem inúmeras categorias. A primeira categoria, "machine flexibility", se refere à habilidade do sistema de mudar para produzir novos produtos, e a habilidade de mudar a ordem de operações executadas. A segunda e a "routing flexibility" consiste na habilidade de usar múltiplas maquinas para fazer a mesma operação, também habilidade de absorver grandes volumes, capacidade ou capabilidade.

Manufatura Integrada por Computador - Apresenta ao futuro engenheiro a possibilidade de estudo e visualização de um sistema de produção automatizado, desde a entrada da matéria prima, a passagem pelas diversas estações de usinagem, até o controle dimensional do produto e armazenagem final. Baseado em um sistema de robôs, esteiras transportadoras e controles numéricos das máquinas, controlados por um sistema de computadores integrados, permite ao aluno elaborar todo um programa de produção de determinada peça sem qualquer contato manual com o material e equipamentos.

Benchmarking – É sistemático que permite a comparação das performances das organizações e respectivas funções ou processos face ao que é considerado o melhor nível, visando não apenas a equiparação dos níveis de desempenho.

Produção Customizada - O alvo principal da customização é produzir grandes variedades de produtos ou serviços de forma que quase todos encontram exatamente o que querem a um preço razoável. Customizada vem do inglês "Custtomers" significa cliente ou freguês. Então produção customizada é qualquer produto que é personalizado para o cliente. Os principais aspectos que caracterizam a produção customizada é a existência de mercados fragmentados, com nichos heterogêneos e demanda instável. Podemos observar a produção customizada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com