TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagem Comunicativa na Aquisição da língua

Por:   •  8/9/2019  •  Resenha  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  9 Visualizações

Página 1 de 3

Bibliografia – PORTELA, C. A. Abordagem comunicativa na aquisição de língua estrangeira. UNIMEO-CTESOP – Assis Chateaubriand – Pr. 2006.

Resumo por Poliana Lopes da Silva, acadêmico do 7º Período do curso de Letras Espanhol da Universidade Federal de Rondônia.

Abordagem comunicativa na aquisição de língua estrangeira

 A abordagem comunicativa visa a aprendizagem voltada ao aluno não somente em relação aos conteúdos, porém de formas diferentes que pode ser usada em sala de aula, o professor deixa o aluno ser o protagonista do seu conhecimento, mas devendo orientar às necessidades básicas de aprendizagem dos alunos, conduzindo-os a participação e aceitando sugestões. O aluno torna-se responsável pelo seu próprio aprendizado e as estratégias de trabalhos, e que seu desenvolvimento em grupo seja motivador para que tenha uma maior troca de conhecimentos entre os alunos sem a participação direta do professor.

Os métodos comunicativos têm o foco no sentido da oralidade, na influência premeditada entre indivíduos na língua estrangeira. Esse ensino se organiza com cinco características:

- uma ênfase no aprender a comunicar-se através da interação com a língua-alvo;

- a introdução de textos autênticos na situação da aprendizagem;

- a provisão de oportunidades para os alunos, não somente na linguagem, mas também no processo se sua aprendizagem;

- uma intensificação das próprias experiências pessoais do aluno como elementos importantes na contribuição para aprendizagem em sala de aula;

- uma tentativa de ligar a aprendizagem da linguagem em sala de aula com ativação da linguagem fora da sala de aula.

A abordagem comunicativa tem como objetivo alguns métodos que ajuda na aquisição e aprendizagem do aluno. Segundo Portela (apud Krashen 1981) “diz que há três variáveis que influencia na aquisição de linguagem: a auto-estima, motivação e o nível de ansiedade”. Entende-se que o aluno com autoestima e motivado tem a capacidade de aprender e controlar sua ansiedade, pois, o aluno se concentra em compreende o assunto e evidencia mais na forma do que na comunicação.

Para a compreensão da abordagem comunicativa na aquisição de uma nova língua, é necessário trabalhar as quatro competências: gramatical, sociolinguística, discursiva e estratégica. Então, o professor de LE, também tem sua responsabilidade nesse processo de preparar o aluno a desenvolver suas habilidades num contexto global como cidadão. A motivação é fundamental no processo de aquisição de uma nova língua, e existe dois conceitos de motivação: a motivação mutua define pelas ações positivas em relação ao grupo de falantes da língua alvo. Já a motivação instrumental caracteriza-se por uma vontade de obter conhecimento através de uma língua estrangeira, um reconhecimento social ou benefícios para vida profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (84.2 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com