TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aborto

Resenha: Aborto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  Resenha  •  202 Palavras (1 Páginas)  •  210 Visualizações

O aborto é algo que sempre existiu e sempre vai existir como mostra no texto, segundo Durkheim isso pode ser considerado um fenômeno normal pelo fato de que a existência de um individuo ou não existência não o afeta.

Outro ponto da teoria de Durkheim e a parte das sanções legais são leis impostas que se não cumpridas haverá punições e sanções espontâneas que são leis impostas pela sociedade e o descumprimento delas pode gerar rejeição pelos demais. No texto podemos observar que na antiguidade já havia sanções espontâneas sobre o aborto alguns achavam certos e outros achavam errado, após a igreja católica definir como pecado esse ato, as sançãos espontâneas passam a ser consideradas erradas após algum tempo essas sanções passam a ser legais previstas em leis que foram evoluindo com o passar do tempo e tornaram-se um crime com uma punição maior do que a imposta antigamente.

Outro ponto que não é citado no texto, mas deve ter ocorrido é a solidariedade orgânica de Durkheim onde o individuo por livre e espontânea vontade se adequa aos sistemas da sociedade para conseguir sobreviver nela. Quando o aborto passa a ser visto como lei os indivíduos não podem mais praticá-los para não sofrerem punições.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com