TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acessoria Financeira - Meta Soluções Em Móveis Planejados.

Pesquisas Acadêmicas: Acessoria Financeira - Meta Soluções Em Móveis Planejados.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  1.412 Palavras (6 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

Nos dias de hoje, muitos desejam abrir seus próprios negócios; deixar de ser empregados para ser patrão. Dentre os milhares de desafios encontrados na constituição do negócio próprio, o principal deles, o coração da empresa é o financeiro.

Abrir uma empresa sem um planejamento financeiro tem grandes possibilidades de não ter um futuro longo. Tudo dever ser minuciosamente planejado e calculado: gastos com funcionários, maquinários, pró-labore, mercadoria... Tudo dever ter um planejamento inicial, para evitar problemas como inadimplência com os fornecedores ou atraso de pagamento de funcionários, por exemplo.

Neste trabalho, desenvolvi uma espécie de assessoria para a empresa Meta Soluções em Móveis Planejados LTDA, fazendo um planejamento de fluxo de caixa para os próximos seis meses.

Por se tratar de uma empresa recentemente constituída, conforme citado anteriormente, o planejamento financeiro é essencial e, além disso, outros tópicos importantes são citados para sanar possíveis dúvidas.

2 FLUXO DE CAIXA

Com o avanço tecnológico e com as oscilações da economia, as empresas em todos os segmentos passam por um momento de dificuldades e incertezas, e a estabilidade financeira depende de um alto grau, de uma boa gestão financeira.

O fluxo de caixa é uma ferramenta na gestão financeira capaz de identificar a necessidade da empresa em gerar receitas suficientes para honrar seus compromissos e responsabilidades em um determinado tempo. Com um capital de mais de 20 mil reais disponíveis, optou-se por captar o menor valor possível, somente para suprir a necessidade. É possível visualizar o futuro da empresa por meio de previsões, como a feita abaixo, para os próximos seis meses:

2.1 PAYBACK DESCONTADO

É o período de tempo necessário para a empresa recuperar o investimento inicial de um projeto, avaliando-se os fluxos de caixa descontados, ou seja, considerando-se o valor do dinheiro no tempo. Do ponto de vista da matemática financeira R$ 1.000,00 hoje não são iguais à R$ 1.000,00 em qualquer outra data, pois o dinheiro cresce no tempo ao longo dos períodos, devido a taxa de juros por período.

Antes de calcularmos o payback descontado, primeiro descontamos seu fluxo de caixa; reduz os pagamentos futuros pelo seu custo de capital.

Por que?

Porque é dinheiro que você vai ganhar no futuro, e terá menos valor que o dinheiro de hoje. O payback descontado ou elaborado utiliza uma taxa de desconto para verificar o número exato de períodos, em que o empreendimento recupera o valor inicial investido. Normalmente, essa taxa de desconto utilizada é a TMA, a qual é determinada pelo próprio investidor como parâmetro para remuneração de seu capital. Se o período de payback descontado representar um tempo aceitável pelo investidor, o projeto será selecionado.

2.2 CUSTO DE OPORTUNIDADE

O custo de oportunidade é representado pelo valor das oportunidades sacrificadas (não escolhidas). Diferentes dos custos contábeis que são escriturados na contabilidade de uma empresa, o custo de oportunidade é um custo implícito, que não aparece na contabilidade de uma empresa, porém é bastante utilizado pelos economistas para determinar a viabilidade de projetos empresariais.

2.3 ORÇAMENTOS EMPRESARIAIS E SUA IMPORTÂNCIA.

O orçamento é uma ferramenta muito importante para o sucesso de qualquer organização, em especial as indústrias. Ele tem seu início nos objetivos que a organização almeja alcançar, passando pela análise dos pontos fortes e das limitações deste tipo de empresa, sempre buscando alocar da maneira mais eficiente os recursos para aproveitar as oportunidades identificadas no meio ambiente, trazendo um retorno satisfatório para os recursos empregados pela empresa.

Caberá ao administrador financeiro da empresa verificar as diferenças entre o orçado e o planejado, com o intuito de implementar as mudanças necessárias, quando o orçado ficar abaixo do real e a manutenção dos resultados, e de manter os resultados, quando estes forem superiores aos orçados.

Os orçamentos dividem-se em: a) orçamento de vendas, b) orçamento de produção, c) orçamento de custos da produção, d) orçamento de custos administrativos e com vendas, e) orçamento de outros itens DR (demonstrativo de resultados), f) orçamento de capital e g) orçamento de caixa.

Uma das desvantagens do orçamento empresarial é a geração de custos em todas as suas etapas e, por isso, é necessário que a organização tenha clareza dos seus objetivos e envolvimento, desde a alta direção até a área operacional, para a geração de um retorno maior que estes custos.

Ressalta-se que para que o orçamento possa ser bem acompanhado, necessário se faz que os dados sejam constantemente atualizados e comentados, exigindo, consequentemente, mais esforço dos colaboradores, o que por sua vez pode gerar indiferença para aqueles que não compreendem a sua importância.

2.4 DIFERENÇAS ENTRE IMPOSTOS, TAXAS E CONTRIBUIÇÕES.

É muito comum ocorrer confusão entre o que é imposto, taxa ou contribuição. Todos eles são tributos cobrados por entes públicos (município, estado ou união), e servem para custear toda a máquina pública. Impostos, taxas e contribuições são diferentes e explicarei o que significa cada um deles.

Imposto – Não há uma destinação específica para os recursos obtidos por meio do recolhimento dos impostos. Em geral, é utilizado para o financiamento de serviços universais, como educação e segurança. Eles podem incidir sobre o patrimônio, como o IPTU e o IPVA, renda (Imposto de Renda) e consumo, como o IPI que é cobrado dos produtores e o ICMS que é pago pelo consumidor.

Taxa – Esse tributo está vinculado a um serviço público específico prestado ao contribuinte e prestado pelo poder público, como a taxa de lixo urbano ou a taxa para a confecção de passaporte, por exemplo.

Contribuição – Elas são divididas em dois grupos: de melhoria e especiais. No primeiro caso estão as contribuições cobradas em uma situação que representa benefício ao contribuinte, como uma obra pública que valorizou seu imóvel. Já as contribuições especiais são cobradas quando há uma destinação específica para um determinado grupo, como o PIS (Programa de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com