TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acidente Fatal

Casos: Acidente Fatal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/1/2015  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 3

Em qual cidade voce gostaria de morar? Se voce respondeu A, estará dentro da grande maioria, que acha “normal“ morrerem 1.000 pessoas por ano em acidentes de transito, mas não admitem. Na cidade B, um acidente unico pode gerar 10.000 mortes, mesmo que sua probabilidade seja baixa.

Defronte a situação da cidade A e da cidade B, nota-se que estatisticamente, as duas possuem o mesmo risco de acidente fatal, uma relacionada devido ao trânsito e a outra em acidente tipo terremoto, embora à primeira e rápida análise a pessoa pode analisar somente um dos fatores (no caso, a probabilidade de ocorrência de acidente ou a gravidade do acidente) e tirar sua conclusão erroneamente . Como é o caso da maioria das pessoas tenderem a escolher a cidade A como mais segura, pois devido à elevada gravidade da cidade B quando há algum acidente atrair muito mais a atenção do público que os pequenos e frequentes acidentes.

Os fatores não devem ser analisados isoladamente, mas sim pela combinação desses fatores (no caso, frequência de acidente x consequência do acidente em relação à morte), assim, a escolha da cidade A ou B, deve ser analisada pelo conjunto dos fatores que venham a contribuir para as ocorrências desses acidentes.

O acidente de trânsito é um risco voluntário, e em minha opinião, poderia ser amenizado e diminuir a frequência que ocorre, com maiores cuidados ao volante, maior cautela e atenção tanto pra si como para os outros motoristas, mudar as atitudes e comportamentos imprudentes humanos e haver rígidas e severas fiscalizações no trânsito da cidade A, para “treinar” o bom comportamento dos motoristas dali. Já o terremoto (cidade B), é um risco involuntário que é um desastre ambiental provocado pela força da natureza e o ser humano não pode fazer nada para impedir ou evitar que o fato ocorra (porém, pode amenizar, agir e reduzir os riscos e danos ao mínimo possível e para isso, é importante a participação, o preparo e a conscientização de cada um no cotidiano. A prefeitura também pode se empenhar para realizar treinamentos de prevenção contra acidentes, e com a devida preparação e manutenção de materiais e equipamentos necessários para enfrentar uma possível situação de calamidade, além das devidas manutenções dos moradores em suas propriedades, como é o caso do Japão, que já estão acostumados aos tremores e a prevenção já vem “de berço”).

No meu caso, eu escolheria a cidade B para morar visto que os acidentes não são frequentes e existem programas que podem amenizar a gravidade deles e as consequências para a população e a cidade não serem tão catastróficas, enquanto na cidade A, muitos dos acidentes não são fatais, mas as pessoas podem sofrer sérias consequências atrapalhando sua vida por um determinado tempo (fraturas, cortes, problemas à saúde, mudança do cotidiano, perca do emprego por demasiado afastamento e atestados, traumas, estresse, problemas financeiros para arrumar o veículo, entre outros), além do que eu acho difícil conseguir conscientizar a maioria dos humanos a terem maior prudência no trânsito, pois estes já estão muito mal acostumados e isto tem sido uma “luta” de vários anos com multas, propagandas... e eu Denise, acredito que além da alta probabilidade de ocorrer um acidente de trânsito, a gravidade do acidente tenderá a aumentar com o passar dos anos caso o comportamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com