TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acidentes Com Animais Peconhentos

Pesquisas Acadêmicas: Acidentes Com Animais Peconhentos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2015  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 2

Acidentes com animais peçonhentos

Diferença entre animais peçonhentos e venenosos

Os animais peçonhentos são aqueles que injetam veneno com facilidade e de maneira de ativa por meio de aparelho inoculador, como serpentes, aranhas, escorpião, abelhas, vespas, maribondos e arraias. Já os animais venenosos são aqueles que produzem veneno, mas não possuem um aparelho inoculador, provocando envenenamento passivo por contato, por compressão ou por ingestão, como, por exemplo, sapo.

Nos acidentes com animais peçonhentos. É importante saber as características para que o socorrista compreenda as necessidades.

Para melhor compreensão se faz necessário identificar os gêneros desses animais, as ações de seu veneno e suas alterações.

O veneno é uma secreção que funciona para captura e digestão de alimentos e também como defesa de animal contra seus agressores.

Picada de cobras

As venenosas são víboras com depressão entre os olhos e as narinas (cascavéis e trigonocéfalos )e as cobras- corais. As picadas dessas cobras podem resultar envenenamento, que corresponde a um veneno injetado.

Como reconhecer uma cobra venenosa

• As víboras possuem cabeças com formato triangular, pupilas verticais, depressões entre os olhos e as narinas e dentes longos.

• As cobras corais são pequenas, de coloração brilhante, com presas curta e dentes atrás destas, e com uma série de faixas de coloração amarela, vermelha, amarela e preta (nessa ordem).

Alguns sinais e sintomas

• Dor local

• Edema

• Fraqueza

• Queda de pálpebras

• Bradicardia

• Hipotensão

Outros animais peçonhentos

As mordidas de animais produzem, além do dano tecidual local, ás vezes grave, o risco de infecções, sendo a raiva a mais perigosa dentre elas. Os mais freqüente que causam acidentes são: escorpiões, aranhas, centopéias , etc.

Certos fatores como hipersensibilidades individual, local da picada ( próximo ao coração ou ao sistema nervoso central ),quantidade de veneno inoculado e idade (crianças e idosos) podem interferir negativamente na neutralização do veneno circulante.

Escorpiões

O escorpião inocula o veneno na pele do indivíduo através do agulhão da cauda que ele geralmente traz para frente, sobre o corpo. A vítima queixa-se de dor intensa no local da picada, o qual logo fica inchado e avermelhado. A dor aparece imediatamente após a picada e se espalha rapidamente para as regiões vizinhas . É comum a vitima apresentar palidez e sudorese intensa.

Aracnídeos

Os acidentes ocorrem mais freqüente quando as pessoas estão calçando sapatos , fazendo limpezas de jardim, mexendo com legumes e frutas. Acidentes graves só em crianças – choque neurogênico. Após a picada. Há dor intensa no local,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com