TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acidentes Com Eletricidade

Exames: Acidentes Com Eletricidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  2.760 Palavras (12 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 12

1. INTRODUÇÃO

O objetivo desse trabalho é discutir algum tema sobre Engenharia, entre os temas abordados poderíamos falar sobre todos os assuntos envolvendo a Engenharia Elétrica. Escolhemos falar sobre os acidentes com eletricidade, uma forma de mostrar o perigo envolvido se não for bem instalado.

A eletricidade permite que realizemos de forma eficiente diversas atividades. Infelizmente, esta tecnologia não está livre de acidentes, sendo por isso importante tomar medidas preventivas para reduzir os riscos.

Nesse trabalho está abordado vários métodos de segurança em diversas situações envolvendo a eletricidade em residências, quais são os eletrodomésticos mais perigosos em riscos de acidentes e como se dar os primeiros socorros nesses casos.

Um trabalho para alertar aos futuros Engenheiros Eletricistas como é importante a segurança ao projetar uma instalação elétrica, nesse caso a de residências.

2. ELETRICIDADE

A eletricidade permite que possamos realizar de forma mais eficiente diversas atividades, pondo ao nosso dispor vários equipamentos que nos auxiliam em diversas tarefas profissionais. É vital na vida moderna e necessário ressaltar sua importância, que propicia conforto aos nossos lares, também atuando como insumo nos diversos segmentos da economia. Infelizmente, esta tecnologia não está livre de acidentes, exigindo do consumidor a aplicação de algumas precauções em virtude do risco que a eletricidade representa, muitos não sabem, desconhecem ou desconsideram este risco.

Os acidentes ocorridos com eletricidade, no lar e no trabalho, são os que ocorrem com maior frequência e comprovadamente os que trazem as mais graves consequências. As normas de segurança estabelecem que pessoas devem ser informadas sobre os riscos a que se expõem, assim como conhecer os seus efeitos e as medidas de segurança aplicáveis.

3. RISCOS DA ELETRICIDADE

Os manuseios com eletricidade apresentam riscos a seus usuários, como choque elétrico, incêndios e explosões. Habitualmente, seja no lar ou na indústria a maior preocupação sem dúvida é com o choque elétrico, visto que este é o tipo de acidente que ocorre com maior frequência. Incêndios e explosões causados pela eletricidade são os que ocorre com menor frequência.

O maior risco no trabalho com a eletricidade é o contato direto, que pode ser definido como o ocorrido quando uma pessoa tem acesso a alguma parte energizada de uma instalação, provocando uma passagem de corrente através do corpo, uma vez que este é condutor e fecha um curto-circuito entre a massa e a terra. O que torna a eletricidade mais perigosa do que outros riscos físicos como o calor, o frio e o ruído é que ela só é sentida pelo organismo quando o mesmo está sob sua ação.

É importante alertar que os riscos do choque elétrico e os seus efeitos estão diretamente ligados aos valores das tensões (Voltagens) da instalação, e é bom lembrar que apenas altas tensões provocam grandes lesões. Mas por um outro lado existem mais pessoas expostas à baixa tensão do que às altas tensões e que leigos normalmente não se expõem às altas, proporcionalmente podemos considerar que as baixas tensões são as mais perigosas.

Dados estatísticos representam as seguintes porcentagens:

43% dos acidentes ocorrem na residência – que se qualifica nos descuidos no dia-a-dia

30% nas empresas - Profissões que envolvem o contato com correntes elétricas de média e alta tensão, trabalhos em obras de construção e escavação são apenas alguns dos exemplos das áreas mais expostas aos riscos de acidentes de trabalho relacionados com a eletricidade. Por outro lado, os trabalhos de escritório, onde a eletricidade é utilizada através de aparelhos de baixa tensão e em ambientes seguros, são considerados de risco reduzido.

27% não foram especificados - tarefas desempenhadas e pouco expostas aos perigos

Segundo a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), em 2008 foi feito uma pesquisa baseada em noticias divulgadas pela imprensa, que apontou 218 registros de morte por eletrocussão , 186 incêndios gerados por curto-circuito, 28 choques elétricos que não acabaram em óbito e 61 curto-circuito que não foi considerado grave. Em 2013, a entidade registrou 592 mortes. Além desse dado, 173 choques elétricos resultaram em grave sequela; ocorreram 234 curtos-circuitos, sendo 200 acabando em incêndios de grandes proporções. Registrando um total de 1038 acidentes envolvendo eletricidade.

4. INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE (NR – 10)

O Diário Oficial da União publicou em dezembro de 2004 a Portaria No. 598 de 07/12/04, assinada pelo Ministro do Trabalho, alterando a NR-10 Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade. A nova Norma estabelece procedimentos regulamentares relacionados à segurança, saúde e condições gerais para os trabalhadores que atuam com energia elétrica em todos os ambientes de trabalho, abrangendo desde a construção civil, atividades comerciais, industriais, rurais e até mesmo domésticas.

As intervenções em instalações elétricas com tensão igual ou superior a 50 volts (em corrente alternada) ou superior a 120 volts (em corrente contínua), somente podem ser realizadas por trabalhador qualificado (que tenha concluído curso específico na área elétrica reconhecido pelo Sistema Oficial de Ensino). As operações simples como ligar e desligar circuitos elétricos, realizadas em baixa tensão e com materiais e equipamentos elétricos em perfeito estado de conservação poder ser realizadas por qualquer pessoa não advertida.

A norma ABNT NBR 5410 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão, foi implementada para garantir a segurança de pessoas e animais, o funcionamento adequado da instalação e a conversão de bens.

A regra para a instalação dos condutores nas linhas elétricas é que os condutores providos unicamente de isolamento devam ser instalados dentro de condutos fechados, por exemplo, os eletrodutos, as eletrocalhas, os perfilados com tampa, as canaletas com tampas, etc.

É proibida a ligação simultânea de mais de um aparelho à mesma tomada de corrente (benjamin), salvo se a instalação foi projetada com essa finalidade.

Todo motor elétrico deve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com