TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acidentes De Trabalho Na Construção Civil

Ensaios: Acidentes De Trabalho Na Construção Civil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  1.396 Palavras (6 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 6

Trabalho de

Proteção e Segurança

no Trabalho

Aluno: Afrânio Ramos Ferreira Filho

Curso: Técnico de Edificação

Disciplina: Proteção e Segurança do Trabalho

Acidente de trabalho

Acidente de trabalho é aquele ocorrido no exercício do labor a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação que cause a morte, a perda ou a redução da capacidade para o trabalho.

É de suma importância que os trabalhadores tenham as suas carteiras de trabalho devidamente assinadas pelo seu empregador; que participem de treinamento antes de iniciarem as suas atividades; que recebam os Equipamentos de Proteção Individual em perfeito estado e adequados ao uso; e que recebam os seus salários dentro do prazo estabelecido em lei ou em instrumento coletivo de trabalho.

Um canteiro de obra onde os direitos trabalhistas são desrespeitados estará mais propenso à ocorrência de acidentes de trabalho.

Na indústria da construção civil são freqüentes os riscos de queda em diferença de nível, choques elétricos e soterramentos.

O direito civil brasileiro contempla o instituto da responsabilidade civil, segundo o qual, aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, cometem ato ilícito ficando obrigado a repará-lo.

A construção civil é atividade de alto risco, de acordo com a classificação do CNAE – Código Nacional de Atividade Econômica, da Previdência Social Brasileira. Sendo assim, um acidente de trabalho ocorrido em qualquer canteiro de obra estará sob o pálio da chamada teoria da responsabilidade objetiva, segundo a qual, a vítima não precisará provar que houve a culpa do seu patrão ou do dono da obra, para receber uma indenização a título de reparação do dano, pois os critérios objetivos da responsabilidade são: a) a existência do ato ou omissão violadora do direito de outrem; b) o resultado danoso para a vítima; e c) o nexo causal entre o ato ou omissão e o resultado, não se discutindo a existência ou não do agente provocador. Assim, basta que o dono da obra ou o empregador descumpra qualquer das normas de segurança e saúde estabelecidas no ordenamento jurídico, para que seja o responsável pelo dano ocorrido.

Quando ocorrido o acidente, a primeira obrigação da empresa é prestar os primeiros socorros ao acidentado e, se o tipo de lesões o exigirem, organizar a transferência do acidentado com a maior rapidez ao Centro Hospitalar mais próximo, preenchendo a declaração de acidente. Depois de prestar a assistência médica ou os primeiros socorros ao acidentado, será necessário proceder à investigação do acidente para conhecer o que aconteceu e porque é que aconteceu, para obter as causas imediatas e as causas básicas do acidente que nos permitam estabelecer as medidas corretoras adequadas que, depois de aplicadas, impeçam no futuro a repetição do mesmo.

Os acidentes, por muito inesperados, surpreendentes ou indesejados que sejam não surgem por geração espontânea nem por acaso; correspondem sem dúvida à materialização dos riscos com os quais convivemos diariamente.

A investigação de acidentes é fundamental em qualquer ação preventiva desenvolvida na empresa, porque se trata de encontrar e analisar as causas que geraram os mesmos e, em conseqüência, adaptar as medidas necessárias para evitar a sua repetição.

Riscos específicos principais

1. Quedas de pessoas a diferentes níveis

2. Queda de objetos por desmoronamento ou derrubamento

3. Pisadas sobre objetos

4. Choques contra objetos imóveis

5. Cortes por máquinas ou ferramentas

Meios de evitar acidentes

.Como se evitar uma queda:

• Através da proteção perimetral das plataformas de trabalho trepadoras ou fixas.

• Através da proteção horizontal à base de redes e tabuleiros nos espaços interiores dos pilares e cofragens trepadores.

• Com proteção vertical à base de corrimões nos espaços exteriores dos pilares e plataformas dos andaimes.

• Seguindo sempre as instruções do Fabricante na montagem, desmontagem e utilização do andaime.

• Instalando acessos seguros e protegidos.

Como proteger-se:

• Utilizando arnês de segurança anti-queda em todas aquelas operações nas quais a proteção coletiva não seja eficaz ou suficiente, ancorado a um ponto fixo e resistente ou linha de vida instalada de antemão.

Como evitar um desmoronamento:

• Evitar recargas estáticas ou dinâmicas exercidas sobre o terreno e muros, não contempladas no cálculo de antemão.

• Dispor de meios mecânicos de apoio, fixação e elevação dos painéis da cofragem.

Como proteger-se:

• Utilizando capacete protetor da cabeça e seguindo as instruções de montagem.

• Utilizando calçado antiderrapante e de segurança.

• Utilizando luvas de proteção contra agressões mecânicas

3. Pisadas

Como evitar acidentes pisando em objetos:

.• Mantendo a ordem e limpeza nos caminhos principais da obra e nos acessos às máquinas.

• Delimitando, demarcando e assinalando as vias de passagem.

• Instalando passarelas e plataformas de distribuição sobre as armações das lajes.

• Retirando o material a eliminar e eliminando as pontas das tábuas.

Como proteger-se:

• Utilizando calçado de segurança com base metálica incorporada.

• Utilizando luvas de proteção contra ações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com