TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acidentes De Trajeto

Artigo: Acidentes De Trajeto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/2/2014  •  1.055 Palavras (5 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 5

ESTATISTICAS DE ACIDENTES DE TRAJETO, E COMO LIDAR COM ESSA FATALIDADE.

A preocupação com a saúde e segurança dos trabalhadores constitui um dos problemas mais importantes e atuais. Este assunto provoca interesse nos mais diversos atores sociais, como empregadores, trabalhadores, agentes do governo e principalmente aqueles envolvidos com a saúde e o trabalho, a previdência e a segurança social. Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma analise de dados de acidentes de trajeto no Brasil. Acidentes de trajeto, não ocorrem no local do desenvolvimento do trabalho, e sim no percurso entre a residência e o local de trabalho e vice- versa. Os registros mostram que os acidentes de trajeto é um problema que deve ser enfrentado com seriedade, apontando a necessidade de uma maior atenção destinada ao setor de trabalho e previdência e assistência social.

1 INTRODUÇÃO

Acidente de trajeto acontece no caminho entre casa do trabalhador e a empresa ou vice e versa, indiferente de qual meio de transporte o trabalhador esteja o usando o mesmo é considerado acidente de trabalho.

Pelo fato de ser um tema amplo, e que infelizmente está presente todos os dias no Brasil. O mesmo se torna um assunto de fácil “acesso”. Porém, que necessita de uma maior atenção do governo, pois os números destes só tem aumentado nos últimos tempos.

2 DISCUSSÕES E RESULTADOS

Acidente de trajeto pode acontecer na utilização de transportes públicos, transportes cedidos pela empresa, ou transportes particulares sejam eles: carro, moto, bicicleta entre outros.

Com base nos dados do INSS, os grandes números de acidentes de trajeto estão representados em forma de gráfico.

Gráfico 1 – Estatísticas de acidentes de trajeto (1970-1982)

Fonte: Dados do INSS.

Gráfico 2 – Estatísticas de acidentes de trajeto (1983-1996)

Fonte: Dados do INSS.

Gráfico 3 – Estatística de acidente de trajeto (1997-2011)

Fonte: Dados do INSS.

Como representa o gráfico, entre 1970 e 2011 foram totalizados 2.150.975 acidentes de trajeto no Brasil. Com base nesse numero tão grande com certeza a opinião da grande maioria dos brasileiros se iguala a de Luciano Torres (Gerente de Segurança do trabalho) que relata;

“...É uma tristeza saber que todos os dias, pais de família não chegam à suas residências por terem sofrido acidente indo para o trabalho prover seu sustento ou voltando depois de um longo e desgastante dia de correria e responsabilidades, no caso de empresas isso é um grande desfalque e prejuízo, pois um funcionário afastado gera custos que poderiam ser evitados ou ao menos reduzir esses números que são assustadores, para isso é necessário que as empresas treine seus funcionários quanto a direção defensiva e segura além dos módulos básicos de segurança, assim esses colaboradores vão para suas casas mais conscientes e tentar diminuir aquela sangria desatada de voltar rapidamente para casa e colocando-se em situação de risco desnecessária, além disso deve haver mais trabalhos de instrução apoiadas pelo governo e também a intensificação do policiamento de agentes de transito e claro o próprio trabalhador deve valorizar a sua vida e a de outras pessoas que convive na sociedade e também tem família...”

3 DIREITOS DAS VÍTIMAS DE ACIDENTE DE TRAJETO

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com